Atividade física, curiosidades importantes sobre praticar!

Escrito na categoria "Hábitos saudáveis" por Bruno.

Você sabia que praticar atividade física regularmente promove um aumento da produção de células do cérebro? Você sabia que a falta da atividade física é a responsável por mais de 10% das mortes entre a população brasileira. Você sabia que atualmente no Brasil mais de 70% das pessoas estão acima do peso ideal?

Vejam quais são os benefícios do exercício físico para a sua saúde! Saiba porque se manter fisicamente ativo é crucial para ter uma qualidade de vida melhor e entenda a importância disso para as crianças, jovens e idosos. Fique atento também aos principais erros envolvendo a atividade física, observe quão grave são os riscos.

Uma pessoa ativa fisicamente gasta aproximadamente 2.200 calorias por semana. Para ser considerado ativo, a pessoa precisa se exercitar pelo menos meia hora por dia. Este valor por variar de acordo com a pessoa, o tipo e a intensidade do exercício, o clima e muitos outros fatores.

A pessoa pode ser influenciada até mesmo pelo local onde vive! Pesquisas apontam que apenas 30% da população que mora em centros urbanos, estão fisicamente ativas.

Os exercícios físicos podem ajudar no combate a depressão, mau humor e ansiedade. Isso ocorre graças a liberação de hormônios relacionados a sensação de bem estar e melhoria no estado de humor.

As pessoas que são ativas fisicamente tendem a sofrer menos com as dores, visto que os exercícios oferecem uma ação analgésica natural. A endorfina liberada durante as atividades físicas tem importante papel nesta função.

Quais os benefícios de uma vida fisicamente ativa?

Qual a importância da atividade física para crianças, jovens, adultos e idosos?

Até aqui listamos razões positivas para buscar uma vida fisicamente ativa, mas existem pessoas que exageram neste ponto e acabam cometendo excessos que podem prejudicar e muito a sua saúde. Na sequência do artigo, vamos apresentar as atitudes que devem ser evitadas.

Agora vamos focar um pouco na importância da atividade física para a vida das crianças e jovens. Vejam como pequenas atitudes podem garantir uma saúde melhor no futuro e prevenir diversas doenças.

Partimos agora para os benefícios da atividade física na terceira idade. Ao contrário do que muitos imaginam, manter os idosos ativos é a melhor forma de aumentar sua qualidade de vida.

Considerações Finais

Ficou bem claro a importância de se manter fisicamente ativo indiferente da sua idade? Esperamos que a resposta tenha sido sim! Sempre alertamos sobre os riscos de se exercitar sem a orientação de um Educador Físico e sem a liberação médica para se exercitar. Portanto, só inicie qualquer atividade física depois de realizar a avaliação e todos os exames necessários.

Sobre o autor

Autor Bruno

Bruno Morgado é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

5 comentários para: “Atividade física, curiosidades importantes sobre praticar!”

  • Aderson Eloi Diniz de Sousa

    Ficou muito massa esse texto

    Responder
    • Bruno

      Agradeço de coração pelo elogio e espero que continue lendo o Buscar Saúde!

      Responder
  • Aderson Eloi Diniz de Sousa

    Ficou um texto sensacional para abrir mais os pensamentos dos alunos sobre educação física

    Responder
    • Bruno

      Obrigado pelo elogio, tenho outro artigo no site que fala da importância da aula de Educação Física, vale a pena dar uma lida nele também!

      Responder
  • Bruno

    Muito obrigado! Avaliação médica e orientação de Educador Físico

    Responder

Deixe um comentário