A grande maioria dos jovens ama as aulas de Educação Física! Bom, pelo menos até alguns anos atrás esta era uma verdade quase que absoluta, mas infelizmente com a introdução da tecnologia na rotina das crianças e jovens, o tempo dedicado às atividades físicas vem reduzindo cada vez mais.

No artigo de hoje vamos falar sobre a importância da Educação Física escolar no processo de ensino e aprendizagem. As aulas trabalham capacidades físicas importantes como a força, agilidade, equilíbrio, velocidade, mas será que é apenas isso? Entenda quais são os benefícios das aulas de Educação Física tanto para o lado motor, social e para a saúde.

Qual a importância das aulas de Educação Física?

Através desta disciplina as crianças e os jovens aprendem e desenvolvem o seu repertório motor, além de estimular experiências que serão importantes para o lado social. De uma forma geral, existem 4 pilares que dão base ao processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Educação Física, são eles: o ser, o conviver, o conhecer e o fazer.

As pessoas geralmente assimilam as aulas de Educação Física apenas ao lado corporal, apesar de ter papel importantíssimo no estimulo e desenvolvimento das capacidades físicas, sem dúvidas, o aprendizado nas aulas de Educação Física vão muito além das atividades corporais.

Se o aluno contar com uma orientação de um bom professor, ele irá desenvolver competências, capacidades e habilidades associadas ao lado afetivo, cognitivo, social, psicomotor e principalmente, ele irá internalizar valores importantíssimos.

Qual a importância da Educação Física escolar?

Porque não faltar das aulas de Educação Física?

Como acontece o aprendizado na Educação Física?

Durante as atividades, o aluno irá aprender a dividir tarefas e objetos, encontrar soluções para um determinado problema individualmente e coletivamente, aprender a lidar com as derrotas e uma das descobertas mais importantes, vai conhecer o valor de uma amizade.

A participação nas diversas atividades individuais e coletivas servirão para fazer que este aluno aprenda a pensar num todo e não apenas em si mesmo. Ao desenvolver este raciocínio, ele conseguirá contribuir para o bem-estar comum, pensando mais no próximo. Se houver uma orientação bem planejada, tudo isso irá acontecer de uma forma bem natural.

Quais os riscos de não participar da Educação Física?

O número de alunos inativos é cada vez maior. Infelizmente o descaso pela educação fez com que a distância entre os alunos e as aulas de Educação Física aumentasse absurdamente. As crianças e jovens que crescem longe desta disciplina, estão condenadas a ter uma vida muito menos saudável, além de apresentar uma limitação motora e intelectual muito grande.

É fundamental reconhecer o valor da educação física dentro da escola. Estudos foram realizados por diversos anos visando avaliar e analisar este processo de aprendizagem. Os resultados apontam que as aulas de educação física, assim como as demais disciplinas, tem igual importância no desenvolvimento dos alunos. Sendo assim, ela se tornou uma importante aliada para trabalhar e estimular as potencialidades das crianças e jovens.

Não podemos deixar de citar que os diversos problemas sociais, políticos e econômicos também prejudicam neste processo. Infelizmente o número de professores sem espaço físico e/ou material adequado é muito grande. Este aspecto é ainda mais agravado quando analisamos as aulas onde o professor precisa ministrar para até 50 crianças.

Mesmo com todas as condições adversas citadas, ainda é possível encontrar diversos professores que trabalham e acreditam nas potencialidades dos alunos. O professor deve sempre trabalhar evitando os rótulos, mediando a busca e obtenção pelo conhecimento.

Além de todos os aspectos discutidos ao longo do artigo, a Educação Física escolar trabalha resgatando e desenvolvendo a autonomia e autoestima dos alunos, também tendo uma função primordial na vida das crianças e jovens portadores de necessidades especiais.

Além de todos os benefícios citados, as aulas de Educação Física também são importantes para melhorar a qualidade de vida dessas crianças e jovens, atuando na prevenção de diversas doenças como, por exemplo, a obesidade, a diabetes e a depressão.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

2 comentários para “Aulas de Educação Física, qual a importância?”

  1. Jéssica Costa

    Saudades das aulas de educação física…rsrs

    Mas é uma pena, porque ficava na maioria das vezes sem fazer nada. =/ Falta incentivo aos professores também!

    Responder
    • Bruno

      Infelizmente pra se oferecer uma Educação Física de qualidade, o professor precisa se superar e cumprir o papel de muitos que não fazem a sua parte. Falta incentivo, reconhecimento, valorização, mas nada disso deve nos impedir de tentar passar o que é o melhor para os alunos, apesar de não ser tão simples na prática!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)