O que é estafeta? Veja como montar corrida de estafeta!

Escrito na categoria "Treinos e exercícios físicos" por Bruno Almeida.

O professor de Educação Física pode usar e abusar das corridas de estafeta! Se você não sabe o que é estafeta, o Buscar Saúde vai te falar neste artigo qual o significado, além de deixar várias sugestões de atividades de estafeta.

O que é estafeta?

Resumidamente podemos dizer que são atividades que visam desenvolver a percepção de organização, concentração, tomada de decisão e cooperação. A corrida de estafeta pode ser criada para ser executada de forma individual ou com equipe, podendo ter várias estações com atividades diversas.

Então, basicamente estamos falando de um dos maiores clássicos da Educação Física escolar, justamente por se tratar de exercícios que trabalham praticamente todas as capacidades físicas!

A estafeta é fácil de organizar e quase sempre é amada pelos alunos. Sendo assim, podemos dizer que é uma opção quase perfeita, porque são atividades ricas em estímulos e consegue uma grande participação dos alunos.

A estafeta pode ser criada com fácil possibilidade de adaptação! Também pode usar diversos materiais baratos, recicláveis e bem simples de oferecer nas aulas de Educação Física. Inclusive, a criação destes materiais pode ser feita em uma aula específica para isso, podendo ser uma opção a mais para o professor.

Dicas de atividades de estafeta

Aprenda o que é estafeta na Educação Física escolar

Corridas de estafeta

Quando você monta uma atividade de estafeta, você pode buscar um ou mais dos estímulos citados abaixo, são eles:

Agora vamos mostrar algumas sugestões de corridas de estafeta! Como já citamos, elas podem ser feitas separadamente ou na mesma atividade em forma de estações.

Estafeta com bola

Coloque os alunos em duas ou mais filas, sendo que o primeiro aluno de cada fila estará de posse de uma bola. Ao sinal do professor, o aluno com posse de bola deve correr até a cadeira que está na sua frente, deixar a bola em cima dela e voltar para o final da sua fila. O próximo aluno vai até a cadeira, busca a bola e entrega para o próximo aluno da sua fila, que deve repetir a atividade até que todos os alunos tenham realizado o percurso.

Estafeta com arco

No local da cadeira você vai deixar posicionado um arco. Ao sinal do professor, o primeiro aluno de cada fila deve correr até a arco e passá-lo pelo corpo. Em seguida, ele deve deixar o arco no mesmo local e voltar para o final da fila. O próximo aluno deve repetir a atividade e assim sucessivamente, até que todos os alunos tenham realizado o percurso.

Estafeta com corda

No local do arco você vai deixar uma corda esticada horizontalmente. Ao sinal do professor, o primeiro aluno de cada fila deve correr até a corda e contorná-la de um lado ao outro. Em seguida, ele deve voltar para o final da fila e o próximo aluno deve repetir a atividade. O processo é repetido até que todos os alunos tenham realizado o percurso.

Estafeta com jornal

Essa atividade deve ser realizada em duplas. Ao sinal do professor, a primeira dupla de cada fila deve correr até o ponto determinado e depois voltar. Os alunos vão estar segurando uma folha de jornal que não pode ser solta ou rasgada durante o percurso. Se isso acontecer, eles devem pegar uma nova folha de jornal e repetir o percurso. A atividade deve ser realizada por todas as duplas da equipe.

Estafeta com nós

Posicione uma corda com nós no local onde estava a cadeira. Ao sinal do professor, o primeiro aluno de cada fila deve se deslocar até a corda e desatar um dos nós. Em seguida ele deve voltar para o final da fila e o próximo aluno deve repetir a atividade, assim sucessivamente até que todos tenham realizado a atividade.

Abaixo vamos deixar um vídeo com outas dicas de estafetas, assim você pode aprender ainda mais atividades para a sua aula de Educação Física escolar!

Abuse das variações nas atividades para deixar a aula ainda mais divertida, principalmente nas partes de deslocamento até o objetivo foco da atividade. Se tiver gostado do artigo, compartilhe nos seus grupos para que outros professores possam deixar as aulas cada vez mais agradáveis!

Sobre o autor

Autor Bruno Almeida

Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.

Deixe um comentário