Para a aula de Educação Física ser motivadora e agradar a maior quantidade possível de alunos, é necessário aliar os objetivos da atividade com o lado lúdico. Neste artigo vamos apresentar um excelente e divertido plano de aula de handebol, com atividades voltadas para os principais fundamentos!

Plano de aula Educação Física

Este plano de aula foi elaborado para alunos do ensino médio, mas também pode ser usado para o ensino fundamental. Para isso, basta adaptar a dificuldade e as regras das atividades. A escolha da mudança ou não deve ficar por conta do professor que conhece melhor a capacidade das turmas que ele dá aula!

Nas atividades desta aula usamos apenas uma metodologia, que é o Conceito Recreativo do Jogo Esportivo. O objetivo geral desta aula é vivenciar os movimentos e as técnicas do handebol.

Como fazer plano de aula?

Atividades para um plano de aula de handebol.

Handebol: Descolamento

A primeira atividade tem duração de 5 minutos! Nesta atividade os alunos vão vivenciar o deslocamento e o arremesso em suspensão do handebol em ambiente competição.

Os alunos serão divididos em duas equipes que deverão ficar posicionadas em fila no local estipulado. Ao sinal do professor, o primeiro aluno de cada fila deve realizar o trajeto proposto, saltando os cones que estão no chão e realizando um arremesso para a baliza de gol ainda no ar.

Em cada baliza de gol estarão posicionados 2 garrafas pets sobre a linha e ao realizar o arremesso, o aluno deverá acertar alguma delas para somar um ponto. Após o arremesso o aluno deve pegar a sua bola, retornar e bater na mão do próximo companheiro e ir para o final da fila.

O próximo aluno da equipe repete a tarefa e assim sucessivamente. Vence quem somar mais pontos ao final do tempo proposto. Para enriquecer ainda mais a atividade, o professor pode fazer variações simples como por exemplo, fazer o arremesso com a mão não dominante!

Handebol: Jogo dos Passes

A segunda atividade tem duração de 8 minutos! Nesta atividade os alunos vão vivenciar o passe e recepção de diversas posições e distâncias em ambiente competição.

Vários círculos serão demarcados com giz no chão da quadra. Dentro de cada círculo deverá ficar posicionado um aluno da equipe. Ao sinal do professor, o aluno do primeiro círculo deverá pegar a bola e realizar um passe para o aluno do próximo círculo, este aluno deve recepcionar o passe e em seguida realizar o passe para o próximo, assim sucessivamente até que a bola chegue até o aluno do último círculo.

Ao chegar no aluno do último círculo, ele deverá correr com a bola na mão até o primeiro círculo e iniciar novamente a atividade. Assim que o aluno sair do último círculo em direção ao primeiro, todos os alunos de sua equipe devem deslocar-se para o círculo seguinte. Vence a equipe que realizar o rodízio mais vezes durante o tempo proposto.

A atividade tem duas regras básicas. A primeira é que não é permitido que o aluno saia do círculo para recepcionar o passe, caso isso aconteça a bola deve retornar para o aluno que realizou o passe anterior. A segunda regra é que não é permitido que a bola caia no chão antes ou após a recepção do passe, caso isso aconteça a bola deve retornar para o aluno que realizou o passe anterior.

Handebol: Derrubar Garrafas

A terceira atividade tem duração de 10 minutos! Nesta atividade os alunos vão vivenciar o arremesso do handebol visando um alvo em ambiente de competição.

Serão espalhados na metade da quadra de handebol 10 garrafas pets em diferentes posições e distâncias. Os alunos serão divididos em duas equipes e cada aluno terá direito a fazer apenas 1 arremesso por rodada.

Apenas uma equipe realizará a atividade por vez. Os alunos da equipe que não estarão arremessando, devem pegar as bolas assim que a equipe arremessadora realizar as suas tentativas.

Ao sinal do professor, os alunos da equipe que vai arremessar deverão partir em trios até a metade da quadra e realizar o arremesso visando derrubar as garrafas pets. Os alunos que ultrapassarem a metade da quadra para a arremessar terão seus arremessos anulados.

Depois que os alunos fizerem os arremessos, eles devem trocar de lugar com a outra equipe que deverá realizar os arremessos seguindo as mesmas regras. Vence a equipe que derrubar mais garrafas ao final de cada rodada.

Com essas divertidas atividades, a aula de handebol pode ser muito prazerosa e o professor pode usar a sua criatividade para aplicar variações nas atividades propostas. Caso tenha gostado deste artigo, deixe nos comentários a sua opinião e compartilhe o plano de aula com os professores que você conhece! Tem outros artigos aqui no site com planos de aula para outras modalidades.

Se tiver ficado alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários que iremos responder com maior prazer. Continue sempre acessando os artigos do Buscar Saúde, pois temos várias novidades durante a semana!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)