O Handebol é uma modalidade esportiva muito divertida e pode ser bastante estimulada nas aulas de Educação Física. O grande desafio para o professor é criar um plano de aula bem divertido, e que ao mesmo tempo atenda aos objetivos propostos naquela aula. Neste artigo vamos mostrar boas sugestões para uma aula de movimentos básicos do handebol.

Plano de aula Educação Física

As atividades deste plano de aula foram criadas para as turmas do ensino médio, mas com pequenas adaptações nas regras e dificuldade das atividades, o professor pode facilmente usá-las em uma aula para ensino fundamental. Fica à escolha do professor adaptar ou não.

Nesta aula todas as atividades foram montadas usando apenas uma metodologia, que foi o Conceito Recreativo do Jogo Esportivo. O objetivo geral desta aula é vivenciar o controle de corpo do Handebol.

Como fazer plano de aula para Educação Física Escolar

Atividades lúdicas para fazer um plano de aula de handebol!

Handebol: Aquecimento

A primeira atividade tem duração de 5 minutos e os alunos vão vivenciar uma brincadeira com o objetivo de aquecimento corporal.

Os alunos serão divididos em dois grupos e devem ficar lado a lado na metade da quadra. Cada grupo deve estar voltado para o fim da sua quadra, ou seja, eles estarão de costas para a equipe adversária. Uma equipe será nomeada como “galo” e a outra como “gavião”.

O professor dará o comando e quando ele gritar “galo”, os alunos da fileira “gavião” tentarão pegar o seu correspondente da outra fileira antes que ele atravesse a linha determinada como final. Quando o professor chamar “gavião” é o inverso.

Handebol: Estafeta com música

A segunda atividade tem duração de 8 minutos! Nesta atividade os alunos vão vivenciar o controle de corpo do handebol, promovendo a competitividade, trabalho em equipe, atenção e concentração.

Mantendo as duas equipes da atividade anterior, os alunos terão de realizar uma sequência de atividades dadas pelo professor. Primeiro irão se deslocar de um lado para o outro trabalhando a lateralidade. Em cada limite haverá um cone onde os alunos devem tocá-los com a mão.

A próxima atividade é com descolamento para frente e para trás em velocidade. Assim como na atividade anterior haverá cone para limitar as distancias. Novamente os alunos devem deslocar e tocá-los.

Depois de realizar os dois trajetos o aluno deve voltar ao final da fila e bater a mão na do seu colega que deve realizar o mesmo procedimento. Vence a equipe que terminar todo o rodízio primeiro.

Variação: Esta mesma atividade pode ser executada com uma música de fundo, e toda vez que a música parar os alunos devem ficar como estátuas, permanecendo assim até que o professor ligue a música novamente. O time que não permanecer parado deve voltar ao início do trajeto.

Handebol: Rua e Avenida

A terceira atividade tem duração de 10 minutos! Nesta atividade os alunos vão vivenciar o controle de corpo do Handebol, trabalho em equipe, atenção e concentração.

O professor vai definir um pegador e um fugitivo, os demais alunos devem formar filas indianas uma ao lado da outra com diferença de aproximadamente 1 metro entre elas. Quando o professor falar rua, todos os alunos das filas irão ficar de frente para ele de mãos dadas, quando o professor falar avenida todos os alunos irão soltar as mãos dos colegas, irão virar para a direita do professor e darão as mãos para o colega da fila ao lado. Enquanto isso o aluno fugitivo corre do pegador pelos “corredores” que vão se formando conforme os alunos vão se virando e dando as mãos.

OBS: O professor pode abusar das variações. Colocar dois pegadores contra um fugitivo, dois pegadores contra dois fugitivos, deixar um dos fugitivos dar o comando de rua ou avenida e etc.

Neste vídeo abaixo você pode conferir dicas sobre os fundamentos do Handebol que podem ser usadas para planos de aula futuros.

Use o máximo de modalidades esportivas possíveis em suas aulas! O que as crianças e jovens precisam é de um amplo repertório motor. Se você gostou destas atividades ou tem sugestões, comente para nos ajudar a melhorar ainda mais o conteúdo aqui do Buscar Saúde.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)