Estamos lançando aqui no Buscar Saúde uma série de artigos sobre aulas de Educação Física com atividades voltadas para incluir pessoas que possuam alguma deficiência. Recentemente fizemos um artigo que trabalhava lateralidade, coordenação motora e noção de espaço.

Neste artigo vamos mostrar um plano de aula com atividades que visa trabalhar a coordenação motora de forma recreativa, trabalhando aspectos cognitivos, motores e sociais. Novamente destacamos que estas atividades podem ser trabalhas simultaneamente por alunos com e sem deficiência.

Plano de aula Educação Física

Para elaborar este plano de aula as atividades escolhidas foram baseadas em turmas do ensino fundamental, mas caso o professor queria, as atividades são facilmente adaptáveis, ou seja, o mesmo plano pode servir para as turmas do ensino médio. Nesta aula a metodologia usada foi o Conceito Recreativo do Jogo Esportivo!

Nesta aula vamos ter apenas uma atividade, mas tem que muitas estações e possibilidade de variação! O objetivo desta atividade é desenvolver a coordenação motora, estimular a percepção de espaço e pessoas no ambiente, estimular a integração e inclusão social, além de estimular o espírito competitivo.

Como fazer um plano de aula?

Sugestões de atividades para a aula de Educação Física incluir alunos com deficiência!

Inclusão esporte: Equipes com deficiência

Se o professor não tiver alunos com as deficiências citadas, ele pode escolher alunos para simular estas condições! São 2 alunos com deficiência visual, que pode ser simulado com o uso de vendas, 2 alunos com deficiência auditiva, que pode ser simulado com fones de ouvido com música alta e 2 alunos deficiência física, que pode ser simulado usando cadeiras de rodas. Portanto, será uma pessoa com cada deficiência em cada equipe.

A atividade consiste em um circuito com 4 estações! Sendo assim, uma equipe realiza todo o circuito primeiro e após completar, a outra equipe também irá realizar o mesmo circuito. O tempo será cronometrado e assim todos os alunos deverão passar por todas as estações, podendo trocar de estação somente depois que todos tiverem realizado a atividade proposta.

Inclusão esporte: Jogo das estações

Estação 1 – Estafeta: Será formado um trajeto retilíneo com 6 cones distantes aproximadamente 2 metros entre si, possibilitando assim a passagem das cadeiras de rodas. Os alunos devem formar uma fila atrás do cone inicial e, ao sinal da professora, o primeiro da fila deverá iniciar o trajeto quicando uma bola de basquete passando entre os cones na ida e na volta. Os cadeirantes também devem quicar a bola, a regra será: a cada 2 movimentos de “embalo” na cadeira de rodas deve-se quicar a bola uma vez. Após isso deverá entregar a bola para o próximo da fila que irá realizar o mesmo, até todos terem realizado a atividade.

Estação 2 – Boliche: Será formado um boliche com garrafas pets a uma distância de aproximadamente 7 metros dos alunos, estes devem utilizar uma bola e tentar derrubar as garrafas, rolando a bola semelhante ao jogo de boliche. Só poderão trocar de estação após todas as garrafas serem derrubadas. Poderá tentar derrubar as garrafas somente um aluno de cada vez, ao arremessar a bola o mesmo aluno deve pegar a bola e entregar para o próximo da fila. OBS: permitir que os alunos que simulam as deficiências que fiquem no início da fila, assim garantindo a vivência dos mesmos nessa atividade.

Estação 3 – Cesta: as cestas serão formadas por balde de lixo e será utilizado bolas de iniciação. Todos os alunos devem tentar acertar a cesta, porém terão no máximo 3 tentativas, quanto mais rápido acertarem melhor na contagem do tempo. Nessa estação terão 3 bolas de iniciação para a realização da atividade. Ao realizar o arremesso o aluno deverá pegar a bola e passar para o próximo da fila, podendo utilizar as 3 bolas nas possíveis 3 tentativas.

Estação 4 – Chute a gol: à frente da baliza de gol, na marca do pênalti será colocada uma bola de futsal. Todos os alunos devem acertar o gol. Para os alunos cadeirantes poderá ser realizado com as mãos. Enquanto todos os alunos não acertarem não para o cronômetro.

Ao final da participação das duas equipes a professora irá revelar o menor tempo gasto em todo o circuito. A equipe com menor tempo vence, podendo ter duas ou mais rodadas. O professor pode usar este mesmo tipo de aula com dezenas de variações, estimulando sempre a interação social entre os alunos.

Espero que tenham gostado deste plano de aula! Aqui no Buscar Saúde já fizemos vários planos de aula para Educação Física escolar, vale muito a pena conferir.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)