Em toda aula de Educação Física onde o tema é futebol ou futsal, o que os alunos mais querem é fazer gol não é mesmo? Então, como preparar um plano de aula para trabalhar o chute a gol, mas sem perder o lado lúdico que é tão motivacional? Neste plano e aula vamos apresentar excelentes atividade para trabalhar o chute a gol!

Plano de aula Educação Física

As atividades propostas neste plano de aula são voltados para o ensino médio, porém é possível adaptar a dificuldade e regras para que este plano também seja apto para o ensino fundamental. Vale frisar que a escolha de alterar ou não o plano fica por conta de cada professor que conhece melhor as suas turmas.

Para as atividades deste plano de aula vamos usar uma metodologia que é a IEU/Escola da Bola. Caso você queira transformar alguma atividade proposta em competição, a metodologia Conceito Recreativo do Jogo Esportivo também pode ser enquadrada. O objetivo geral desta aula é vivenciar o chute a gol de diferentes formas.

Como fazer plano de aula de Educação Física?

Dicas de atividades para plano de aula de Futsal.

Futebol ou futsal: Ataque sem goleiro

A primeira atividade tem duração de 20 minutos! Nesta atividade os alunos vão vivenciar o chute a gol rasteiro e alto com o pé dominante e não dominante.

A tarefa será realizada nas duas metades da quadra de futsal, simultaneamente. Haverá um cone posicionado à 10 metros da linha de meta, onde os alunos estarão dispostos em fila indiana, cada um com posse de uma bola de futsal.

Ao sinal do professor o aluno deve conduzir a bola livremente com os pés e deverá executar um chute a gol com o pé dominante antes de entrar na área de meta do goleiro. Em seguida ele deve pegar a bola e voltar para o final da fila. O professor pode adotar algumas das variações a seguir:

  • Chute a gol somente rasteiro com o pé dominante
  • Chute a gol somente rasteiro com o pé não dominante
  • Chute a gol alto somente com o pé dominante
  • Chute a gol alto somente com o pé não dominante

O professor também pode variar a atividade para a estrutura 2×0, fazendo duas filas no ponto de partida. Ao sinal do professor, o aluno com posse de bola deve realizar um passe a frente para o aluno sem posse de bola correr e finalizar livremente antes que a bola entre na área de meta do goleiro. No próximo rodizio, o aluno que fez o passe vai finalizar para gol e o aluno que finalizou fica responsável pelo passe. As variações podem ser as mesmas:

  • Chute a gol somente rasteiro com o pé dominante
  • Chute a gol somente rasteiro com o pé não dominante
  • Chute a gol alto somente com o pé dominante
  • Chute a gol alto somente com o pé não dominante

Futebol ou futsal: Jogo

A segunda atividade tem duração de 15 minutos! Nesta atividade os alunos vão executar o chute a gol rasteiro com forma de execução e pé livre, através do pilar Jogos situacionais.

O professor deve demarcar em cada metade da quadra um espaço de jogo. Será colocado em nas laterais do espaço de jogo um gol de 2 metros de largura demarcado por duas garrafas pet, ou seja, vão ser 4 mini gols.

Os alunos serão divididos em quatro equipes com o mesmo número de integrantes, preferencialmente. Duas equipes com colete vermelho e duas com colete amarelo. Se o professor não tiver duas bolas, ele pode usar bolas recicladas.

Simultaneamente vai ser realizado um mini jogo de futsal, onde não deve haver goleiros. Durante o jogo, os alunos devem executar o chute a gol apenas com trajetória rasteira, porque o ponto de cada gol só será validado se a trajetória tiver sido rasteira. Vence a equipe que fizer o maior número de gols no tempo estabelecido.

Seguindo as atividades propostas e fazendo pequenas alterações que for imaginando, esta aula pode ser bem divertida e atingir os objetivos propostos. Abuse da criatividade para deixar a aula de Educação Física cada vez mais atrativa.

Espero que este artigo tenha aposentado alguma atividade interessante e caso tenha alguma sugestão, basta deixar nos comentários que vamos responder. Toda crítica construtiva pode ser importante para melhorar o conteúdo do Buscar Saúde.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)