A modalidade mais praticada na Educação Física escolar é sem dúvidas o Futsal! E com isso os professores tem um grande desafio, como criar um plano de aula de Educação Física que seja tão divertido e tão produtivo ao mesmo tempo? Neste artigo vamos apresentar ótimas atividades para trabalhar o Tiro Lateral de formas técnicas e lúdicas.

Plano de aula Educação Física

As atividades propostas neste plano de aula foram elaboradas para o ensino médio, mas de acordo com a necessidade e criatividade do professor, as regras e atividades podem ser adaptadas para que este mesmo plano possa ser usado em aulas do ensino fundamental.

Para as atividades deste plano de aula nós usamos duas metodologias, a primeira é o IEU/Escola da Bola e a segunda é o Conceito Recreativo do Jogo Esportivo. O objetivo geral desta aula é vivenciar o Tiro Lateral rasteiro a curta e média distância.

Como fazer um plano de aula de Futsal

Dicas de atividades para o plano de aula de Educação Física!

Futsal: Passe/Recepção

Esta primeira atividade tem duração de 15 minutos! Nesta atividade os alunos vão vivenciar o Tiro Lateral rasteiro com a parte interna e externa do pé dominante e não dominante.

Os alunos deverão formar duplas e cada dupla deve estar de posse de uma bola. O aluno da dupla que estiver com a posse de bola deve ficar na linha lateral da quadra de futsal, voltado para o outro aluno da dupla que deve ficar na linha lateral mais próxima da quadra de basquete.

Ao sinal do professor, o aluno com a posse de bola deve iniciar a atividade executando o Tiro Lateral rasteiro a curta distância com a parte interna do pé dominante para o seu companheiro de dupla, que deverá recepcioná-la com os pés livremente. Em seguida ele deve repetir a tarefa. Durante as execuções o professor pode efetuar correções e observações caso seja necessário. Você pode usar estas variações a seguir:

  • Executar o tiro lateral rasteiro a curta distância com a parte interna do pé não dominante.
  • Executar o tiro lateral rasteiro a curta distância com a parte externa do pé dominante
  • Executar o tiro lateral rasteiro a curta distância com a parte externa do pé não dominante.
  • Executar o tiro lateral rasteiro a média distância com a parte interna do pé dominante.
  • Executar o tiro lateral rasteiro a média distância com a parte interna do pé não dominante.
  • Executar o tiro lateral rasteiro a média distância com a parte externa do pé dominante.
  • Executar o tiro lateral rasteiro a média distância com a parte externa do pé não dominante.

Futsal: Tudo é Lateral

A segunda atividade tem duração de 20 minutos! Nesta atividade o objetivo é executar o tiro lateral de forma livre quanto à execução, distância e trajetória através de um jogo.

O professor distribuirá coletes dividindo a turma em duas equipes, equipe amarela e equipe vermelha. O professor irá escolher um aluno de cada equipe para tirar par ou ímpar e definir quem começa com a posse de bola.

O jogo ocorrerá na quadra de futsal e cada vez que a equipe fizer um gol, a mesma somará um ponto. Todas as faltas, tiros de meta, tiros de canto e saídas de bola após um gol, além do Tiro Lateral serão cobrados como Tiro Lateral.

Portanto, a cobrança de Tiro Lateral que substitui o tiro de meta e tiro de canto deverão ser cobrados na linha lateral mais próxima de onde a bola saiu. A cobrança de Tiro Lateral que substitui uma falta, deve ser cobrada na linha lateral mais próxima de onde a falta foi marcada. A cobrança de Tiro Lateral que substitui a saída de bola após um gol deve acontecer na linha lateral direita ou esquerda, mas no ponto de intercessão com a linha central da quadra.

Cada Tiro Lateral deve ser cobrado por um integrante diferente da equipe favorecida, só podendo haver repetição quando todos tiverem cobrado pelo menos uma vez. No momento de todas as cobranças, o professor irá observar se a execução está dentro das regras ensinadas, caso contrário, o Tiro Lateral será revertido.

Se alguma equipe cobrar faltas, tiro de meta, tiro de canto e saídas de bola após um gol da maneira convencional ou houver repetição do cobrador do Tiro Lateral antes que todos da sua equipe vivenciem a cobrança, a mesma perderá a posse de bola e a equipe adversária ganhará um ponto. Vence a equipe que somar mais pontos ao final do tempo determinado.

Os objetivos desta aula serão alcançados se os alunos conseguirem realizar o Tiro Lateral pelo menos uma vez durante a aula. Aqui no site já fizemos vários outro planos de aula de Educação Física escolar, vale muito a pena essa leitura complementar.

Se tiver ficado alguma dúvida, ou tenha alguma sugestão, deixe nos comentários pois assim podemos melhorar ainda mais o conteúdo do Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)