Estamos continuando a série de artigos sobre Educação Física com atividades voltadas para pessoa com deficiência. Então se você ainda não viu os outros, saiba que tem mais artigos sobre este tema aqui no Buscar Saúde.

Neste artigo vamos montar um plano de aula de Educação Física escolar adaptada com atividades que visa trabalhar a socialização, atenção, concentração e coordenação motora entre os alunos. É importante destacar que as atividades podem ser trabalhas simultaneamente por alunos com e sem deficiência.

Plano de aula Educação Física

Para elaborar este plano de aula as atividades são baseadas em alunos do ensino médio, mas o professor pode adaptar as regras e as atividades para deixar este mesmo plano pode eficiente em uma aula do ensino médio. A decisão fica por conta de cada professor que conhece melhor a capacidade das suas turmas!

Neste plano de aula vamos usar apenas uma metodologia, que é Conceito Recreativo do Jogo Esportivo. O objetivo geral desta aula é vivenciar relações entre brincar, competir e cooperar, sempre trabalho a coordenação motora.

Inclusão pelo esporte, como fazer?

Dicas para fazer um excelente plano de aula para Educação Física escolar!

Educação Física escolar: Passando a bola

Nesta primeira atividade a duração é de 15 minutos! O objetivo desta atividade é estabelecer relações entre brincar, competir e cooperar.

Os alunos estarão em duas filas indianas uma ao lado da outra. O primeiro aluno de cada fila ficará de posse de uma bola e ao sinal da professora, a bola deverá ser passada com as mãos para o colega de trás por cima da cabeça, até o ultimo aluno da fila.

Assim que último aluno apanhar a bola, ele deverá caminhar para aposição inicial da fila, reiniciando a passagem. A brincadeira termina quando o aluno que iniciou a brincadeira voltar a ser o primeiro da fila.

O professor pode usar variações como por exemplo, passar a bola por baixo das pernas, ou também pode fazer com que os alunos utilizem vendas para passar a bola com as mãos por cima da cabeça. Neste caso um dos alunos fica sem a venda para ser o guia dos colegas no deslocamento do final ao início da fila.

Educação Física escolar: Circuito

Nesta segunda atividade a duração é de 15 minutos! O objetivo desta atividade é trabalhar a coordenação motora e o equilíbrio.

Neste circuito os alunos deverão ir alternando nas atividades do circuito. Assim que o professor apitar os alunos trocam para o circuito da sua direita, e quem estiver no último circuito vai para o primeiro, até que todos tenham vivenciado todas as estações!

  • Na estação 1 os alunos devem caminhar sobre a trave de equilíbrio que é uma ripa de madeira no chão. Podemos improvisada com a linha da quadra ou até mesmo desenhada com giz.
  • Na estação 2 os alunos devem saltar sobre os cones que estão deitados no chão. Novamente podemos adaptar, desta vez usando garrafas pet com água.
  • Na estão 3 os alunos devem realizar os deslocamentos em ziguezague entre os cones. Outra vez os cones podem ser substituídos por garrafas pet.
  • Na estação 3 os alunos devem saltar com um pé dentro do bambolê. Podemos improvisar com círculos desenhados com giz.

Em todos os vídeos desta série sobre planos de aula de Educação Física escolar adaptada, estamos trazendo vídeos com dicas e informações da importância deste tipo de trabalho. Nos vídeos vários relatam mostram os efeitos positivos destas atividades adaptadas em uma aula de Educação Física, vale muito a pena conferir!

Encerramos outro artigo sobre plano de aula adaptado! Deixe o seu comentário, sugestão e nos ajude a compartilhar estas atividades com os outros professores de Educação Física escolar. Toda opinião é bem-vinda, vamos responder a todos e o seu comentário pode ajudar a melhorar ainda mais o conteúdo do Buscar Saúde.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)