Plano de aula Educação Física! Coordenação motora

Escrito na categoria "Plano de aula" por Bruno Almeida.

Aqui no Buscar Saúde estamos fazendo vários artigos para enriquecer a Educação Física escolar, oferecendo opções variadas de atividades voltadas para o desenvolvimento motor dos alunos.  No artigo de hoje vamos montar um plano de aula de Educação Física escolar com atividades voltadas para trabalhar a coordenação motora e a tomada de decisão.

Plano de aula Educação Física

Para criar este plano de aula, escolhemos atividades baseadas em alunos do fundamental, mas o professor pode adaptar as regras e as atividades para deixar este mesmo plano utilizável em uma aula do ensino médio. É claro que a definição fica por conta dos professores que conhecem melhor a capacidade das suas turmas!

Para montar as atividades deste plano usamos apenas uma metodologia, que é Escola da Bola IEU. O objetivo geral desta aula é estimular o desenvolvimento da coordenação motora.

Como montar um plano de aula de educação física

Dicas de atividades para educação física escolar!

Educação Física escolar: Habilidade

Nesta primeira atividade a duração é de 10 minutos! O objetivo desta atividade é trabalhar a regulação da aplicação da força.

Os alunos A e B devem ficar à uma distância entre 5 a 7 metros um do outro. Cada dupla deve estar de posse de uma bola, onde a tarefa consiste em trocar passes rasteiros com um dos pés, livremente.

Para estimular a aula e deixar os exercícios mais desafiadores, você pode usar uma ou mais das variações abaixo:

Educação Física escolar: Capacidade coordenativa

Nesta segunda atividade a duração é de 12 minutos! O objetivo desta atividade é trabalhar a pressão de variabilidade e pressão de precisão.

Os alunos devem focar filas. O primeiro aluno deve iniciar a tarefa saltando os cones pequenos que estarão à 1m do ponto inicial da fila. Em seguida deve passar por debaixo da uma corda que estará à 2m dos cones, depois deve saltar dentro dos aros que estarão posicionados no chão à 2m da corda e por fim, deve correr até a bola que estará na marca penal, e chutá-la na baliza de gol livremente.

Assim que finalizar todas as ações, este aluno deve colocar a bola novamente na marca penal e retornar por fora do trajeto até o final da fila. O aluno seguinte deve repetir a tarefa, e assim sucessivamente até que todos tenham realizado a atividade.

Para estimular a aula e deixar os exercícios mais desafiadores, você pode usar uma ou mais das variações a seguir:

Educação Física escolar: Estrutura 1×1+1

Nesta segunda atividade a duração é de 12 minutos! O objetivo desta atividade é trabalhar a situação real de jogo.

Os alunos devem ficar em trios, formando uma fila que deve ficar a uma distância de 10m da baliza de gol. Para essa atividade não vamos usar goleiros! No trio cada aluno terá uma função, ou seja, teremos 1 atacante, 1 defensor e 1 curinga.

Ao sinal do professor, o atacante iniciará a tarefa conduzindo a bola livremente com os pés, tendo como objetivo fazer o gol! Porém, para isso ele deve passar pela a marcação do defensor, podendo contar ou não com a ajuda do curinga.

Assim que o ataque concluir a finalização ou o defensor fizer o desarme, o trio deve voltar para a fila mudando de função. Com isso, o atacante passa para o lugar do curinga, o curinga passa para o lugar do defensor, o defensor passa para o lugar do atacante.

Um novo trio realiza a atividade e o processo se repete, mantenha o rodizio até que todos os alunos tenham vivenciado todas as posições da atividade. Nesta atividade pode ter variações com goleiro, com mais atacantes, com mais defensores, use e abuse das possibilidades!

Para continuar aprendendo sobre a iniciação esportiva, deixamos este ótimo vídeo abaixo que pode enriquecer a sua capacitação, vale muito a pena conferir!

Finalizamos outro artigo sobre plano de aula! Deixe o seu comentário e sugestão para ajudar outros professores. Por falar nisso, nos ajude compartilhando este plano de aula nos seus grupos escolares.

Sobre o autor

Autor Bruno Almeida

Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.

Deixe um comentário