O futebol ou futsal é uma das modalidades mais praticadas e desejadas nas aulas de Educação Física. O grande desafio é fazer com que a aula continue sendo motivadora, mas sem deixar de lado a questão proposta em cada atividade. Neste plano de aula vamos apresentar ótimas atividades para trabalhar os movimentos de defesa do goleiro!

Plano de aula Educação Física

Este plano de aula foi elaborado para alunos do ensino médio, mas é possível adaptar a dificuldade das atividades e regras. Sendo assim, esta adaptação fica por conta do professor que conhece melhor a capacidade das turmas que ele dá aula!

Para as atividades desta aula usamos duas metodologias, a primeira é o Conceito Recreativo do Jogo Esportivo, a segunda é o IEU/Escola da Bola. O objetivo geral desta aula é vivenciar os movimentos de defesa do goleiro de futebol ou futsal.

Como fazer um plano de aula?

Sugestão de atividades para o plano de aula de futsal.

Futebol ou futsal: Defesa rasteira e à meia altura

A primeira atividade tem duração de 7 minutos! Nesta atividade os alunos vão vivenciar as defesas de bola rasteira e à meia altura através do pilar pressão De Precisão das Capacidades Coordenativas.

Os alunos deverão formar duplas e posicionar aleatoriamente pelo campo de jogo. Os alunos devem estar posicionados um de frente para o outro à uma distância de 5 metros. O aluno A de posse de uma bola deve lançá-la com as mãos de forma rasteira para o aluno B, que deverá recebê-la encaixando como um goleiro. Em seguida o aluno B repete o procedimento e assim sucessivamente.

Para enriquecer ainda mais esta atividade, o professor pode acrescentar algumas variações. Deixo algumas sugestões!

  • Realizar a defesa lateral, espalmando.
  • Realizar a defesa lateral, segurando.
  • Realizar a defesa à meia altura, espalmando.
  • Realizar a defesa à meia altura, segurando.

Futebol ou futsal: Mano a mano!

A segunda atividade tem duração de 10 minutos! Nesta atividade os alunos vão vivenciar a saída do gol em situação real de jogo através da estrutura funcional 1×0 do Método Cognitivo Situacional.

Os alunos com posse de uma bola cada um, serão divididos em quatro filas que devem ficar posicionadas atrás dos pratinhos indicados pelo professor. Cada fila estará à aproximadamente 8 metros da baliza de gol que pode ser adapta com cones, ou qualquer outro material que simule as traves. A área do goleiro pode ser marcada com pratinhos ou com giz.

Como fazer um bom plano de aula de educação física?

Veja como trabalhar os movimentos de defesa do goleiro na aula de educação física!

O primeiro aluno de cada fila será o goleiro e o segundo da fila será o atacante. Os alunos que estão na fila devem conduzir a bola até a área de pratinhos e tentar fazer o gol. Em contrapartida, o goleiro deve sair do gol podendo ir até o limite da área, visando evitar que o realize a sua ação ofensiva.

Depois de cada tentativa, o atacante vira goleiro, o goleiro vai para o final da fila e assim sucessivamente.

Futebol ou Futsal: Defesa de pênalti

A terceira atividade tem duração de 10 minutos! Nesta atividade os alunos vão vivenciar as ações defensivas do goleiro na cobrança de pênalti.

Os alunos serão divididos em duas equipes A e B, e deverão se posicionar em fila indiana no local determinado pelo professor. Nesta atividade a distância determinada foi de 9 metros da baliza de gol, mas ela pode ser adaptada de acordo com a necessidade e capacidade de cada turma. Ao lado da área determinada estarão as bolas para as cobranças dos pênaltis.

Como fazer um bom plano de aula de educação física?

Atividade de futebol ou futsal para a aula de Educação Física!

As cobranças serão realizadas, primeiramente, por todos os jogadores da equipe A, e em seguida por todos os jogadores da equipe B, lembrando que a cada cobrança o goleiro deve ser trocado para que todos vivenciem a posição de goleiro.

Cada aluno terá direito à uma cobrança por rodada. A pontuação será da seguinte maneira: pênalti defendido vale 3 pontos e cobrança para fora ou na trave contará 1 ponto para a equipe defensora, pois assim impossibilita a tentativa de defesa. Vence a equipe que somar mais pontos ao final de cada rodada.

No vídeo abaixo deixamos de sugestão uma divertida brincadeira que estimula as ações de defesa do goleiro. Esta atividade do vídeo pode ser uma ótima atividade para servir de aquecimento.

O goleiro é um jogador especial e desempenha uma função importante no time de futebol! O seu principal objetivo na partida é impedir as investidas ou ações ofensivas do time adversário defendendo sua meta, sendo considerado o último obstáculo entre a equipe atacante e o gol.

Trabalhar e estimular as atividades do goleiro pode ser uma ótima alternativa para encontrar alunos que gostem desta posição, e que geralmente não são habilidosos nas outras posições. Nesta condição muitos alunos se afastam da modalidade, ou seja, é fundamental estimular e vivenciar todas as possibilidades para evitar este tipo de frustração!

Encerramos mais este artigo com um plano de aula de educação Física, se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários que iremos responder com maior prazer.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)