Em uma conversa informal com meu amigo de graduação Renato Rodrigues surgiu o assunto reflexo e tempo de reação. Vocês sabem o que é reflexo? Vocês sabem o que é tempo de reação? Através desta sugestão, vou te explicar agora qual a diferença entre reflexo e tempo de reação.

O que é tempo de reação?

O ser humano conta com inúmeras células ou terminações nervosas que estão espalhadas pelo corpo formando o sistema sensorial. Este sistema é o responsável por receber os diferentes tipos de estímulos e transmiti-los através de impulsos elétricos até o sistema nervoso central.

Lá, o estímulo é interpretado pelo nosso cérebro que irá enviar uma mensagem para nervos motores gerar uma resposta, ou seja, gerar os movimentos necessários. Apesar de todo este processo citado, o tempo entre o recebimento do estímulo e a resposta gerando o movimento é de alguns milésimos de segundo, ou seja, é muito rápido.

O que é reflexo?

Neste caso, a terminação sensorial que recebeu o estímulo se comunica com a medula espinhal, e ela se comunica com neurônios motores executando uma resposta ao estímulo recebido.

O mecanismo de percepção do estímulo e resposta motora é muito mais rápido no reflexo, mas não há atuação do cérebro no processo de recepção e formação desta ação motora, ou seja, neste processo a pessoa reage de forma instantânea e involuntária.

Reflexo é involuntário, qual a definição correta?

Tudo sobre reflexo e tempo de reação

Em qual situação há o reflexo?

Nesta parte vamos dar exemplos de situações em que a pessoa responde ao estímulo involuntariamente. Você vai perceber facilmente a diferença, principalmente se unir a situação citada à definição do que é o reflexo, dita anteriormente.

Quando um inseto vai bater em seus olhos, automaticamente os olhos se fecham para se proteger. Quando a pessoa toca algum objeto muito quente, imediatamente ela afasta as mãos, também como forma de proteção, assim também acontece quando tocamos algo pontiagudo com as mãos, ou pisamos em um prego, a resposta defensiva é imediata.

O exemplo mais clássico utilizado para demonstrar reflexo, é aquele em que o médico bate com o martelo no joelho da pessoa, e ela realiza um leve movimento de extensão deste joelho. Esta pessoa não quer realizar aquele movimento, ela não processou esta ação, ela acontece de forma involuntária.

Em qual situação há o tempo de reação?

Já neste parte, vamos dar exemplos de situações em que a pessoa responde ao estímulo de forma voluntária. Com estes exemplos e a definição do que é tempo de reação, facilmente você irá compreender a diferença entre eles.

Vamos começar falando do frio ou calor. Nestes casos, o nosso cérebro processa a informação conforme as mensagens enviadas pelos sistema sensorial. Quando pensamos em vestir um agasalho ou colocar uma roupa mais fresca, já estamos gerando a resposta.

Partindo para um exemplo em que o tempo de reação é bem parecido com o reflexo, vamos para as modalidades esportivas como a natação e a corrida, por exemplo. Nestes esportes, o atleta só pode fazer a largada após o disparo do tiro. Este intervalo que este atleta leva para iniciar o movimento depois de ouvir o tiro é o tempo de reação.

Neste intervalo, ele recebe o estímulo que neste caso é auditivo, transmite a informação para o sistema nervoso central, o cérebro recebe a informação e gera a resposta para que ele inicie a ação motora.

Não podemos finalizar este artigo sem citar o exemplo mais clássico de tempo de reação que é classificado por diversos narradores de futebol como reflexo. Este erro grave acontece há anos em diversas transmissões de futebol, estamos falando das ações defensivas do goleiro.

Durante uma partida o time adversário faz um chute a gol, neste momento o goleiro recebe um estimulo que neste caso é visual, transmite a informação para o cérebro que vai processar a melhor resposta motora possível para que ele tente realizar a defesa.

Quando o goleiro faz uma defesa incrível, o narrador faz aquele baita elogio, “que reflexo”! Apesar da boa intenção, ele está cometendo um grave erro de definição, visto que o goleiro não fez uma ação involuntária, ele foi na bola para defender, ele fez a ação visando evitar o gol.

Para te ajudar a compreender melhor este assunto e tirar qualquer dúvida que possa ter ficado, encontramos um vídeo com uma ótima explicação da diferença de reflexo e tempo de reação utilizando o exemplo do goleiro.

Considerações Finais

O tempo de resposta aos estímulos recebidos não é igual para todo mundo, este tempo de reação varia de acordo com diversos fatores, entre eles podemos citar: o estado emocional, a idade, o nível cognitivo, o sexo e a condição física.

O tempo de reação é um dos aspectos mais visados nos treinos de atletas de alto rendimento, principalmente nos casos citados, o goleiro, o nadador e o corredor. Geralmente, depois de um longo processo de treino, os atletas conseguem melhorar o seu tempo de reação em até 15%.

Aqueles milésimos de segundo que separaram o primeiro do segundo lugar na corrida ou na natação, pode estar na capacidade que o vencedor tem de responder e processar o estímulo com mais velocidade. Já o bom goleiro, é aquele que tem um excelente tempo de reação, fazendo com que ele chegue em bolas que outros não chegariam.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

4 comentários para “Reflexo ou tempo de reação? Qual a diferença?”

  1. Jéssica

    Muito bom! Essa do goleiro foi a melhor metáfora explicativa!

    Responder
    • Bruno

      Mas chega a doer os ouvidos quando escuto alguém narrar isso, felizmente vários profissionais desta área da comunicação parecem ter se atualizado e já tem alguns falando a definição correta e até explicando na hora para os telespectadores compreenderem. Obrigado pelo comentário!

      Responder
  2. Alexsandre Almeida Bento

    Boa, Morgado… Metáfora bem colocada… Parabéns e sucesso.

    Responder
    • Bruno

      Obrigado irmão… Sei que já utilizou o seu tempo de reação várias vezes nos jogos do CBD!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)