Atualmente a tecnologia oferece muita comodidade e as pessoas estão ficando cada vez mais sedentárias. Se você trabalha sentado ou se você costuma ficar sentado por muito tempo, este artigo é muito importante porque vamos explicar os principais riscos de ficar sentado muito tempo!

Ficar sentado: Risco de sedentarismo

Vários estudos mostram que a nova rotina da sociedade é muito preocupante, porque as pessoas estão passando mais da metade do dia sem nenhum tipo de atividade física. A inatividade física está associada com o risco de vários problemas crônicos.

Dentre os principais problemas o mais recorrente é a dor nas costas que quase sempre está associada à má postura. Se este fosse o único problema seria fácil resolver, mas a realidade pode ser muito pior! A pessoa que permanece muito tempo sentada fica mais propensa a ter vários problemas bem mais graves, como por exemplo:

  • Diabetes
  • Doenças cardiovasculares
  • Obesidade
Dor nas costas, o que pode ser?

Como evitar dor nas costas ao ficar sentado muito tempo?

Na sequência do artigo, vamos mostrar detalhadamente quais são as áreas do corpo mais afetadas quando a pessoa fica muito tempo sentada. Observe atentamente os riscos e complicações e mude rapidamente esta rotina!

Problemas na oxigenação do cérebro

Quando a pessoa está em movimento, acontece uma oxigenação melhor do nosso corpo. Portanto, quando o cérebro recebe a oxigênio de forma mais eficiente, ele consequentemente consegue exercer as suas funções de maneira eficaz.

Problemas no pescoço e nos ombros

O pescoço é uma das regiões mais afetadas quando a pessoa fica muito tempo sentada! Isso acontece porque há uma constante e intensa pressão na região cervical, que ao longo do tempo provoca rigidez muscular, levando a pessoa à adotar uma postura incorreta, fazendo com que as dores irradiem para as costas e os ombros.

Problemas de má postura

Como falamos, a má postura é algo presente na vida de quem fica muito tempo sentado. A coluna é uma região muito sensível e qualquer problema pode prejudicar bastante a qualidade de vida da pessoa.

Estudos mostram que os problemas posturais crônicos, além dos danos nos discos intervertebrais são os problemas recorrentes em pessoas que ficam horas e horas sentadas.

A hérnia de disco é um problema gravíssimo que acontece quando uma parte do disco intervertebral sofre algum dano ou sai do lugar. Quando uma pessoa tem hérnia de disco, há uma notável limitação de movimentos, acompanhada de uma dor intensamente terrível. Aqui no Buscar Saúde tem um artigo completo falando da hérnia de disco, indicamos esta leitura complementar!

Problemas musculares

Quando a pessoa fica inativa com frequência, a musculatura sofre um processo degenerativo, ou seja, a pessoa perde massa muscular, principalmente abdominal e nos glúteos. Caso você não saiba, estes grupos musculares citados estão envolvidos na estabilização e sustentação corporal. O seu enfraquecimento está diretamente relacionado com a má postura.

Problemas circulatórios

A pessoa que fica muito tempo sentada tem mais chances de sofrer alguma doença do coração, algo que está diretamente relacionado ao baixo fluxo sanguíneo para organismo. A circulação adequada é fundamental para favorecer a eliminação dos radicais livres que tem forte poder negativo sobre nosso corpo.

A circulação inadequada afeta bastante as pernas, causando bastante inchaço, varizes e em alguns casos até coágulos. Os ossos das pernas também ficam mais fracos quando a pessoa fica inativa fisicamente, porque os estímulos e estresses ao se exercitar são importantes para mantê-los fortes e densos.

Sedentarismo: Como combater?

A primeira mudança deve partir de você! Busque ficar o menor tempo possível sentado, e caso seja necessário ficar sentado, você precisa manter a boa postura e sempre que possível, levante, faça alongamentos, faça uma caminhada leve para promover a circulação sanguínea.

Se o seu posto de estudo e/ou trabalho permite que você alterne entre a posição sentada e em pé, aproveite essa oportunidade, pois isso será fundamental para manter a boa circulação sanguínea, reduzindo consideravelmente o risco dos vários problemas de saúde citados!

Se você faz parte do grupo que fica muito tempo sentado dentro de casa, o que podemos dizer é que você está correndo riscos desnecessários. O sedentarismo é algo grave e já falamos disso em um artigo aqui no Buscar Saúde!

Se exercitar é importante para todo mundo, mas principalmente para quem precisa ficar sentado por muito tempo. Então, escolha alguma modalidade que te agrade e vá desfrutar dos benefícios que o exercício físico pode oferecer!

Antes de iniciar na atividade física é indispensável passar pelo médico e realizar todos os exames para obter à liberação médica para se exercitar.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)