Quando você tem um dia difícil, com uma exaustiva rotina, o seu corpo acumula bastante tensão e a região que mais sofre com isso é a musculatura do pescoço. Apesar de suportar tamanha tensão, esta é uma área bastante sensível, justamente por ser pouco exercitada e muito exigida.

Dor no pescoço: Postura incorreta pode ser a causa

A postura inadequada é sem dúvidas, um dos maiores causadores das dores no pescoço, além é claro do estresse da rotina diária. As pessoas que ficam horas e horas usando o celular ou mexendo no computador, são as mais propensas a sofrer com este problema.

Isso acontece, porque durante essas ações, a pessoa tende a flexionar o pescoço direcionando seu olhar para baixo e manter esta posição durante um longo período. Isso faz com que haja uma sobrecarga excessiva na musculatura do pescoço.

Para agravar este problema, isso é combinado a má posição da coluna quando se senta. Observe bem, que quase 100% das pessoas não mantém uma postura correta ao se sentar. Aquela dor intensa na região da nuca ocorre porque ali estão os principais músculos que sustentam o pescoço.

Como alongar o pescoço e aliviar as dores?

Qual o melhor alongamento para o pescoço?

Dor no pescoço: Alongamento ajuda?

Os especialista indicam que realizar alongamentos específicos para a musculatura do pescoço, é a melhor maneira para aliviar a alta tensão. Neste artigo vamos te apresentar alguns alongamentos simples e eficientes que você pode realizar até mesmo no seu ambiente de trabalho.

Uma das funções do alongamento é o relaxamento muscular e a diminuição da tensão, consequentemente, diminuição da dor. Além dos alongamentos que vamos apresentar, outra atitude bem simples que a pessoa pode adotar é quanto à aplicação de compressa.

Se a pessoa tomar um banho quente ou aplicar uma compressa morna no pescoço antes de realizar os alongamentos que vamos indicar, ela consegue potencializar os benefícios e reduzir ainda mais a tensão e a dor. Isso ocorre porque o calor promove o aumento da circulação sanguínea, favorecendo a flexibilidade e este relaxamento muscular traz também uma sensação de bem estar.

Dor no pescoço: Qual alongamento fazer?

Flexão lateral do pescoço – Este primeiro alongamento é muito simples e muito eficiente. Flexione lateralmente o seu pescoço como se quisesse apoiar a orelha no ombro. Você pode utilizar a mão como apoio, facilitando o movimento de flexão, mas tome cuidado para não forçar demais. Mantenha esta posição durante 30 segundos e depois realize o mesmo exercício flexionando o pescoço para o outro lado. Faça pelo menos 10 repetições para cada lado.

Extensão do pescoço – Neste segundo alongamento, você deve extender o seu pescoço direcionando o olhar para cima, como se fosse olhar para o céu. Você pode utilizar as mãos para apoiar a nuca. Mantenha esta posição por 30 segundos e depois retorne lentamente a posição inicial. Realize pelo menos 10 repetições deste alongamento. Uma observação importante é que este alongamento é o que mais ajuda as pessoas que passam horas olhando para baixo, justamente por trabalhar a musculatura mais exigida.

Flexão do pescoço – Este terceiro alongamento é justamente o movimento contrário do anterior. Nele a pessoa deve flexionar o pescoço com o objetivo de tocar o queixo no seu peito. Mantenha esta posição por 30 segundos e retorne lentamente a posição inicial. Faça 10 repetições deste alongamento. Este é o menos indicado para as pessoas que passam horas olhando para baixo, mas também pode ser trabalho em algumas sessões sem problemas.

Como alongar corretamente?

Os alongamentos são exercícios de relaxamento então, não tem pressa e não esteja ansioso e estressado durante a sua realização. Neste momento é preciso esquecer os problemas, as rotinas e focar na realização correta dos exercícios.

Para obter os benefícios dos alongamentos, as sessões devem durar pelo menos 30 minutos. Varie entre os alongamentos apresentados e respeite sempre os seus limites. Durante o alongamento, a pessoa não deve sentir um grande incômodo, mas apenas uma sensação de estar esticando a musculatura.

O acompanhamento de um profissional de Educação Física é o mais indicado, visto que ele saberá conduzir a realização do alongamento da forma mais correta possível e com isso, aumentam as chances de obter todos os benefícios relacionados àquele exercício.

Considerações finais

Se você notar uma sensação de dor muito intensa ou formigamento na região do pescoço, evite a realização de alongamentos e consulte um médico para avaliar melhor as causas. Jamais faça auto medicação e evite os riscos desnecessários.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

2 comentários para “Melhores alongamentos para o pescoço!”

  1. Jorge Araujo da Silva

    Você Tem algum artigo sobre esporão. Manda pra mim

    Responder
    • Bruno

      Jorge ainda não tenho, vou pesquisar sobre o tema e escrever nessa próxima semana e te envio assim que sair, obrigado pela pergunta!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)