Como corrigir a postura? Esta talvez seja a dúvida mais relacionada com a dor na coluna! Muita gente pesquisa sobre corretor postural, querendo saber qual é a melhor cinta para postura, colete para postura, além de outras formas para melhorar a postura.

Será que estes equipamentos são as melhores opções? Existem exercícios físicos para melhorar a postura? Neste artigo, o Buscar Saúde vai te mostrar como corrigir a postura com dicas bem simples!

Qualidade de vida

Sempre que estamos falando de bem-estar e qualidade de vida, a gente cita a importância de manter o corpo saudável. Isso vai muito além de estar magro ou com aparência física atraente, porque um corpo saudável é aquele que tem um bom equilíbrio fisiológico e estrutural.

Aqui no Buscar Saúde falamos bastante sobre alimentação saudável e a importância de praticar exercícios físicos regularmente. E agora temos uma pergunta importante! Você já pensou como está a sua postura corporal? Sabe se ela está interferindo na sua saúde?

Corretor postural funciona mesmo?

Saiba como corrigir a postura com dicas simples

Postura: Como melhorar?

Será que você sabe que é muito importante observar qual é a posição da sua cabeça, pescoço, ombros e coluna quando está deitado, e principalmente quando está sentado? Quanto mais incorreta for a posição, maior será a pressão nos músculos e articulações daquela região.

Quando essa sobrecarga persiste por muito tempo, a pessoa começa a sentir dor no pescoço, dor na coluna, podendo desenvolver graves problemas estruturais como a hérnia de disco por exemplo.

Se isso não for evitado, a pessoa pode desenvolver alterações irreversíveis como a Hipercifose, que faz com que a pessoa fique corcunda. Como as dúvidas sobre postura são bem frequentes, vamos mostrar 5 ótimas dicas para você cuidar melhor da sua postura, protegendo o seu corpo!

Exercícios físicos: Postura

É muito importante se exercitar! Ao fazer atividades físicas regularmente, você consegue trabalhar e fortalecer a musculatura e as articulações, algo que é fundamental para manter a boa postura. O Treino Funcional e o Pilates, são ótimas opções para exercitar os músculos das costas e do abdômen.

Manter o equilíbrio dos músculos dos core é indispensável para quem visa manter a coluna estável e com boa postura. Os alongamentos são ótimos para trabalhar a amplitude de movimento, e a maioria destes exercícios você pode realizar em casa.

Dormir de lado: Postura

Passamos uma boa parte da nossa vida dormindo, ou seja, durante o sono a gente pode oferecer um bom tempo de exposição ao risco pela má postura. Se você acorda com dor na coluna ou dor no pescoço, saiba que você provavelmente está dormindo com uma postura inadequada.

Tem como corrigir a postura durante o sono? Sabemos que muitas pessoas acordam em uma posição totalmente diferente daquela que deitou, e isso é completamente normal. A mudança que podemos fazer é justamente ao deitar, que é quando devemos manter a postura correta.

Os especialistas indicam que as pessoas sempre fiquem deitadas de lado! Outro detalhe importante é quanto ao travesseiro e o colchão, que devem manter a coluna alinhada. O colchão muito duro ou muito macio não favorece uma postura adequada, assim como o travesseiro não pode ser muito baixo ou muito alto.

Se você não consegue dormir de lado, uma boa opção é dormir com a barriga para cima! Se optar por essa posição, você deve colocar um travesseiro embaixo dos joelhos, e o travesseiro da cabeça não pode ser alto.

Consciência corporal: Postura

Quem não conhece o próprio corpo tem uma dificuldade enorme para perceber os sinais corporais. É fundamental investir um tempo da sua vida para estimular o desenvolvimento da sua consciência corporal.

Além do Pilates que já citamos no artigo, outra modalidade muito importante para conhecer o seu corpo é o Yoga. Praticando regularmente essa consciência corporal, você vai começar a notar quando a sua postura está incorreta, evitando complicações mais graves.

Consultar um especialista: Postura

Existem pessoas que estão com dor nas costas ou dor no pescoço faz muitos anos, e mesmo assim nunca buscaram uma forma de melhorar o problema. Várias destas pessoas nem sabem a causa destas dores, e só vão ficar sabendo quando não houver mais solução.

A orientação é buscar uma avaliação médica, podendo ser um médico ortopedista ou um fisioterapeuta. Com poucos exames é possível avaliar desvios na coluna, como a escoliose, hipercifose ou hiperlordose.

Todas estas condições podem ser tratadas se descobertas no início. Porém, se não houver acompanhamento adequado, a pessoa pode ter sérios problemas de saúde, ou até mesmo ficar incapacitada de se mover.

Usar colete para postura ou cinta para postura

Existem vários acessórios para ajudar na correção da postura! O uso de corretores posturais pode ser uma ótima alternativa em vários casos, mas as pessoas precisam tomar muito cuidado, porque tem muita gente usando colete para postura e cinta para postura sem prescrição médica.

Sendo assim, o uso destes acessórios pode ter o efeito reverso. Quer aprender mais sobre boa postura? Deixamos de sugestão abaixo, um vídeo com excelentes dicas, vale muito a pena se informar!

Agora você sabe como corrigir a postura. Tire alguns minutos após esta leitura para repensar os seus hábitos, e comece a mudar imediatamente o que for necessário. Cuidar do seu corpo é cuidar da sua qualidade de vida!

Se tiver gostado deste artigo compartilhe com seus amigos e familiares. Vamos ajudar cada vez mais pessoas a manter uma boa postura.

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