Se você é daquele tipo de pessoa que vive buscando exercícios para ficar com uma barriga bem definida, este artigo pode te ajudar demais neste objetivo! Vamos falar dos principais benefícios da prancha abdominal que é um dos principais exercícios abdominais que tem.

Prancha abdominal: Por que fazer?

Por ser um exercício bem prático e eficiente, a prancha abdominal é um exercício comum na rotina de treino das pessoas do CrossFit, Pilates, Funcional e outros. Caso você não saiba, este exercício também pode ser chamado de prancha isométrica ou prancha frontal.

Prancha abdominal: Quais os benefícios?

Na sequência do artigo vamos apresentar os principais benefícios que este exercício oferece. Certamente você vai terminar este artigo com ótimas dicas e informações para buscar um fortalecimento abdominal!

Como fazer prancha abdominal frontal?

Quais os reais benefícios do exercício prancha abdominal!

Prancha abdominal: Fortalecimento

Este é um dos exercícios que trabalha a região do core! Caso você não saiba, são músculos envolvidos na sustentação e estabilização postural, sendo uma das mais importantes do nosso corpo. Quando a pessoa trabalhar corretamente os músculos do core, os exercícios são para o abdômen, oblíquos, glúteos e lombar.

Aqui no Buscar Saúde tem um artigo completo falando sobre os músculos do core e a importância de fortalecer a musculatura desta região equilibradamente, vale muito a pena conferir!

Prancha abdominal: Metabolismo

Para quem não entende muito sobre os termos técnicos dos exercícios físicos, quando falamos de exercícios isométricos, significa que a pessoa vai permanecer em uma determinada posição por alguns segundos sem gerar movimentos.

A prancha abdominal é um tipo de exercício isométrico e durante à execução, o corpo trabalha intensamente para enviar energia para os músculos que estão atuando na sustentação e estabilização daquela postura.

Prancha abdominal: Prevenção de lesões

Como este exercício é fundamental para o fortalecimento do core, um dos seus principais benefícios é justamente favorecer uma boa postura e equilíbrio corporal que são fatores importantes para afastar problemas graves de coluna como por exemplo, a hérnia de disco.

Prancha abdominal: Postura

As pessoas que têm dificuldade para manter uma boa postura ao sentar ou caminhar, podem encontrar neste exercício uma ótima solução para este problema, visto que a execução correta da prancha abdominal exige um alinhamento da coluna, semelhante a alinhamento que devemos manter ao andar ou sentar.

Quando o fortalecimento dos músculos do core é eficaz e bem equilibrado, a resposta natural do corpo é justamente deixar a postura mais ereta. Isso significa que a sustentação está sendo adequada!

Prancha abdominal: Equilíbrio

Quando pensamos em barriga de tanquinho e músculos definidos, raramente imaginamos que o mesmo exercício pode favorecer também o equilíbrio corporal não é mesmo?

Como falamos ao longo dos outros benefícios, o fortalecimento, a sustentação e o equilíbrio estão relacionados em prol de uma qualidade de vida melhor. Por isso, é tão fundamental focar bem nos exercícios para os músculos do core!

Prancha abdominal: Motivação

Para quem gosta de superar desafios, o exercício prancha abdominal possui diversas variações que vão aumentando o nível de dificuldade de execução. Portanto, existem muitos outros benefícios te esperando além da barriga de tanquinho.

Prancha abdominal: Cuidados importantes

Nem todo mundo consegue realizar o movimento completo nos primeiros dias, isso é um sinal de que a musculatura muito fraca e desequilibrada. Por isso, a pessoa deve ter muita paciência no início, para que a adaptação seja correta evitando erros graves!

Sendo assim, a dica é que nos primeiros dias, a pessoa faça o exercício apoiando os joelhos no chão e com o passar do tempo, ela pode ir aumentando o nível de dificuldade e erguendo o corpo, mas sempre mantendo o bom alinhamento da coluna.

Prancha abdominal: Erros comuns

O erro mais comum é tentar ficar no exercício mais tempo do que é capaz! Nesta condição, a pessoa não consegue manter o alinhamento correto da coluna e passa a concentrar a força em outros grupos musculares. O resultado é uma tensão excessiva no pescoço e na coluna, gerando fortes dores e até leões graves.

A melhor maneira de realizar exercícios de fortalecimento muscular é com a orientação de um profissional de Educação Física, principalmente porque é muito comum cometer erros na execução dos exercícios, algo que pode causar dores pelo corpo e em alguns casos até problemas mais graves!

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