Você sabe o que é hérnia de disco? Este problema pode ser muito grave, principalmente em caso de hérnia de disco cervical, por isso vamos mostrar quais as causas da hérnia de disco, além de explicar como prevenir e tratar corretamente a hérnia.

O que é Hérnia de disco?

A hérnia de disco é caracterizada pela alteração do disco intervertebral, que pode ser o aumento, a degeneração ou o deslocamento do disco. Caso você não saiba, o disco intervertebral é uma estrutura fibrocartilaginosa que tem a função de evitar o contato direto entre as vértebras, além de ser um importante componente na absorção de impactos.

Quando a pessoa tem hérnia de disco, os sintomas mais comuns são dores intensas nas costas. Na sequência do artigo vamos explicar melhor todos os outros sintomas da hérnia de disco.

O que é hérnia de disco?

Conheça a forma mais eficaz de prevenção da hérnia de disco!

Hérnia de disco: Classificação

A hérnia de disco é classificada de acordo com a região da coluna que foi afetada. Esta classificação é fundamental para o tratamento e os cuidados que devem ser tomados. Sendo assim, a hérnia de disco pode ser classificada como:

  • Hérnia de disco cervical – Na região do pescoço
  • Hérnia de disco torácica – Na região do meio das costas
  • Hérnia de disco lombar – Na região mais baixa das costas

Tipos de hérnia de disco

Quando o quadro de hérnia de disco é confirmado, significa que o disco perdeu o seu formato original, podendo ser subdivido em 3 tipos de hérnia de disco, que são:

  • Hérnia de disco protrusa – Sem dúvidas, este é o tipo mais comum e neste tipo de hérnia de disco, o núcleo do disco permanece intacto, porém, ele perde o seu formato oval.
  • Hérnia de disco extrusa – Neste tipo de hérnia de disco, existe deformação no núcleo do disco, caracterizando o formato que os especialistas chamam de gota.
  • Hérnia de disco sequestrada – Neste tipo de hérnia de disco, o núcleo está extremamente danificado e em alguns casos, ele pode chegar a se dividir em duas partes.

Sintomas de hérnia de disco

Os sintomas podem variar de acordo como tipo de hérnia, e principalmente de acordo com o grau da alteração no disco intervertebral. O principal sintoma de qualquer tipo de hérnia de disco é sem dúvidas uma dor muito forte, podendo irradiar para as regiões próximas do local afetado.

Sintomas da hérnia de disco cervical

  • Dor forte no pescoço, principalmente na região da nuca
  • Dificuldade ou incapacidade de movimentar o pescoço
  • Dificuldade ou incapacidade de movimentar os braços
  • Sensação de fraqueza, formigueiro ou dormência nos braços
  • Sensação de fraqueza, formigueiro ou dormência nas mãos
  • Sensação de fraqueza, formigueiro ou dormência nos dedos

Sintomas da hérnia de disco lombar

  • Dor forte na região mais baixa das costas
  • Dificuldade ou incapacidade de abaixar
  • Dificuldade ou incapacidade de levantar
  • Dificuldade ou incapacidade de virar
  • Sensação de dormência nos glúteos
  • Sensação de dormência nas pernas
  • Sensação de queimação que vai da coluna até os pés

Hérnia de disco: Causas

A causa principal da hérnia de disco é sem dúvidas a má postura, principalmente ao levantar peso. Outra causa comum é o excesso de atividades de impacto, neste grupo estão as pessoas que praticam esportes com grandes quantidades de saltos.

Hérnia de disco: Tratamentos

Quando a pessoa segue corretamente o tratamento, os sintomas tendem a desaparecer em aproximadamente 4 meses, lembrando que cada pessoa responde ao tratamento de maneira diferente por causa da individualidade biológica.

O tratamento deve ser exatamente o prescrito pelo médico, ou seja, ele só vai indicar o que fazer depois de avaliar qual o tipo de hérnia de disco e o grau de intensidade do problema.

O tratamento de hérnia de disco pode ser com uso de analgésicos e anti-inflamatórios receitados pelo médico. Também podem ser prescritas sessões de fisioterapia, em alguns casos o tratamento é com osteopatia e por fim, existem casos em que a cirurgia é a melhor opção!

Os especialistas orientam que durante o tratamento, a pessoa deve se afastar dos exercícios físicos e outras atividades, principalmente aquelas com grande índice de impacto.

Cirurgia de hérnia de disco

A cirurgia de hérnia de disco só é feita quando a condição oferece riscos graves para pessoa, ou seja, quando existe risco de lesões permanentes, principalmente por afetar a medula.

Hérnia de disco na gestação

As mulheres precisam tomar cuidado durante a gravidez, porque o aumento de peso na gestação pode ser um fator de risco para favorecer a má postura. Portanto, a mulher que já tem hérnia de disco, deve ter cuidado redobrado durante a gravidez.

É importante compreender que um efeito natural da gravidez é o aumento da frouxidão dos ligamentos do corpo, e como os ligamentos da coluna vertebral ficam mais elásticos, existe um deslocamento maior das vértebras podendo originar ou agravar a hérnia de disco.

Os problemas na coluna são extremamente graves! Então, ao menor sinal de dor, dormência ou formigamento, o mais indicado é buscar a ajuda médica imediatamente para analisar o problema e iniciar o tratamento se for necessário.

Se tiver ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responder. Convido para continuar lendo o Buscar Saúde, porque temos artigos sobre alimentação, atividade física e hábitos saudáveis.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)