Como melhorar a postura corporal? Como corrigir a má postura? Dor na coluna por causa da má postura, como evitar? Neste artigo mostrar alguns exercícios bem simples para corrigir a sua postura e ajudar a reduzir as dores e problemas de coluna.

Dor na coluna, o que pode ser?

Durante o dia realizamos diversos movimento que flexionam e estendem o nosso corpo, e durante os movimentos principalmente de flexão é onde estão os maios problemas, visto que quase ninguém adota a postura correta da coluna na hora de pegar algum objeto ou realizar alguma atividade abaixo da linha da cintura. O erro que quase todo mundo comente é que ao invés de dobrar os joelhos e manter a coluna ereta, as pessoas acabam arqueando a coluna.

E não é só isso que pode provocar dor na coluna porque se você observar bem, quando está sentado raramente se preocupa com a postura, quando está usando celulares e computadores quase sempre está com o pescoço flexionado e olhando para baixo e assim, provoca um esforço e aumento da tensão na região da coluna que com passar do tempo vai só piorando.

Saiba como melhorar a postura corporal

Dicas e exercícios para corrigir a sua postura corporal.

Problemas de coluna, como prevenir?

Se todos estes vícios e posturas corretas incorretas não forem tratados o quanto antes, essa má postura certamente poderá evoluir para dores crônicas ou problemas mais graves como hérnia de disco ou outras doenças ósseas. Sendo assim, é fundamental pensar na prevenção e redução destes riscos e para isso você deve pensar em exercícios para corrigir a postura incorreta.

Como melhorar a postura: alongamentos

O fortalecimento da musculatura debilitada é importante para oferecer o equilíbrio muscular, mas tão importante quanto o fortalecimento é a flexibilidade. Então os exercícios de alongamento para a coluna são fundamentais, assim como trabalhar os músculos do tórax, músculos do ombro e músculos flexores do quadril são indispensáveis para melhorar a postura corporal.

A primeira coisa que você precisa entender antes de iniciar qualquer exercício para corrigir postura, é que não adianta você fazer o movimento no sentido contrário ao que causa a dor. Por exemplo, se você sente dor na região cervical quando está usando computador ou celular, não adianta você simplesmente forçar a cabeça pra cima, porque isso a longo prazo pode trazer problemas ao estender o pescoço.

Então o que você deve fazer é pensar sempre em adotar a postura correta e manter as curvaturas naturais da coluna. Se você já sabe que ficar muito tempo com o pescoço flexionado causa tensão e dor, evite fazer isso e como pode mudar isso? Coloque o computador sempre na altura dos seus olhos e não fique muito tempo seguido usando o celular.

Essa dica vale para todas as regiões com dores, não adianta compensar forçando no sentido contrário, o certo é ir melhorando a postura gradativamente e com isso, além de acabar com as dores, você irá se acostumar a ficar sempre na postura adequada, indiferente da situação.

Postura corporal, quais os melhores exercícios?

Estes exercícios promovem um fortalecimento muscular, redução da tensão e aumento na flexibilidade, mas para isso você deve realizar os exercícios adequadamente e sempre respeitando os limites do seu corpo. Trouxemos uma lista com os melhores exercícios e alongamentos para melhorar a postura, são eles:

Como melhorar a postura: Exercício em pé

Este primeiro exercício é muito simples, você deve apenas permanecer parado nesta posição que mostra na imagem abaixo durante 2 minutos, em seguida você deve relaxar e fazer novamente. O indicado é que você faça isso entre 10 e 15 vezes por dia. Não se esqueça que é fundamental que a cabeça, as costas e os braços estejam totalmente alinhados e encostados na parede.

Como melhorar a postura corporal

Dica de exercício em pé para melhorar a postura corporal

Como melhorar a postura: Exercício de 4 apoios

Este segundo exercício é um pouco mais complexo, mas com poucas tentativas a pessoa consegue se adaptar. Você deve ficar na posição de 4 apoios, ou seja, com as mãos e os joelhos no chão. O próximo passo é estender um dos braço até a altura do ombro e ao mesmo tempo também estender a perna contrária até à altura do quadril, assim como mostra a imagem abaixo. Você deve ficar nesta posição durante 1 minuto e depois trocar os braços e pernas elevados. Repita este exercício diariamente pelo menos 10 vezes para cada posição.

Como melhorar a postura corporal

Dica de exercício em 4 apoios para melhorar a postura

Como melhorar a postura: Exercício deitado

Este terceiro exercício também é bem simples e ele conta com 3 variações bem interessantes. Você deve ficar deitado de barriga para cima com um travesseiro não muito alto posicionado debaixo das costas e durante o exercício, você deve pressionar os joelhos na direção do chão, os braços devem estar estendidos ao lado do corpo e cabeça deve estar voltada para o teto, assim como mostra na imagem abaixo. Você deve permanecer nesta posição por 2 minutos e em seguida relaxar o corpo por uns 20 segundos antes de repetir o procedimento. Faça 10 repetições diárias deste exercício.

Como corrigir a má postura

Dica de exercício deitado para corrigir a postura

Como foi dito, existem algumas variações deste exercício e elas são bem simples. A primeira é manter a posição anterior mudando apenas os braços que devem estar estendidos acima da cabeça, é como se você estivesse com os braços para o alto se estivesse de pé.

A segunda variação também muda apenas a posição dos braços, mas neste caso, eles devem estar estendidos lateralmente na altura do ombro, semelhante à posição do cristo redentor.

A terceira variação tem mais mudanças. Ainda deitado no chão, mas sem o travesseiro debaixo das costas, você deve flexionar os joelhos trazendo as pernas para cima do seu corpo e com os braços você deve abraçar as pernas, assim como mostra a imagem abaixo.

Como melhorar a postura corporal

Outro exercício deitado para corrigir postura

Para todas as variações o número de repetições e o tempo do exercício é o mesmo, inclusive é indicado que você faça todos estes exercícios diariamente, para aumentar os benefícios, mas caso não tenha tempo para fazer todos, faça a maior quantidade deles possível.

Neste vídeo abaixo você pode ver como podemos trabalhar a boa postura durante todo o dia. A fisioterapeuta mostra, como uma simples mudança na posição da cabeça ou do quadril pode te livrar de muitas dores, vale a pena conferir!

Vale lembrar que em caso de dores intensas e constantes, o médico deve ser procurado para avaliar melhor o caso e iniciar o tratamento adequado. E assim finalizamos mais um artigo no site Buscar Saúde e caso tenha ficado alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários que teremos o maior prazer em responder!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

6 comentários para “Como melhorar a postura? Exercícios para corrigir a postura!”

  1. Maria Luiza

    Tenho 81 anos de idade, esses exercícios eu posso fazê-lo?

    Responder
    • Bruno

      Com acompanhamento de um Educador Físico ou Fisioterapeuta sim. Principalmente para evitar possíveis erros nos movimentos que poderiam te colocar em risco!

      Responder
  2. Romero

    Importante vou fazer

    Responder
    • Bruno

      Faça mesmo, vai ser importante para melhorar a sua qualidade de vida!

      Responder
  3. Ariela

    Tenho uma mal postura, sempre tem algem falando fica reta.sempre esqueço e não fico reta.

    Responder
    • Bruno

      Olá Ariela, este tipo de costume não é fácil, temos que ir melhorando pouco a pouco, mesmo que você esqueça a maior parte do tempo, sempre que lembrar já é um tempo a menos que você está se prejudicando. Uma dica é colocar um bilhete próximo aos locais onde costuma ficar sentada, assim você vai olhar pra ele várias vezes e pode retomar a postura correta.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)