As pessoas que trabalham praticamente o dia todo podem ter diversos problemas de saúde. Os mais comuns são estresse, ansiedade, alteração na pressão arterial, colesterol alto, insônia, além de apresentar mais riscos de desenvolver câncer. Sabemos que para grande parte deste grupo, esta exaustiva rotina não é opção, mas sim necessidade.

Como agir para combater estes problemas? A resposta desta pergunta é justamente o motivo do artigo de hoje! Saibam como se manter fisicamente ativo mesmo sem muito tempo disponível, e confiram algumas formas de evitar tais danos adotando hábitos mais saudáveis.

Hábitos saudáveis: Beber água regularmente

Com a rotina extremamente exaustiva, diversas pessoas se esquecem de comer e até mesmo de beber água durante o dia. Você sabia que a desidratação pode te deixar com mais fome, irritado e apático? A falta de água no organismo pode interferir até mesmo na sua atenção e concentração durante as atividades realizadas.

Deixe sempre uma garrafa com água ao seu alcance. Acredite ter água próximo de você irá te incentivar a bebê-la durante todo o dia, mantendo a sua hidratação sempre correta. Manter-se hidratado é fundamental para começar a melhorar o seu estado de humor e a sua saúde.

Hábitos saudáveis para quem trabalha muito.

Rotina saudável para quem tem pouco tempo livre.

Hábitos saudáveis: Evite alimentos com muito açúcar e gordura

Outro erro comum de quem tem uma rotina abarrotada de trabalho é quanto a alimentação! Muitas destas pessoas tendem a trocar as refeições principais por lanches rápidos e convenhamos, estes lanches quase sempre são regados de muita gordura e/ou açúcar.

Aqueles docinhos ou salgados ingeridos ao longo do expediente, parecem salvar a pele de quem não pode dedicar um bom tempo ao almoço não é mesmo? Mas saiba que esta atitude pode causar graves consequências em longo prazo.

Esta alimentação pesada e incorreta, deixa a pessoa muito mais exausta, além de aumentar o índice de gordura corporal e aumentar as chances de desenvolvimento de doenças como a diabetes, anemia e até mesmo câncer. Evite isso planejando a sua alimentação com antecedência! Leve consigo, alimentos saudáveis e de fácil consumo.

Jamais pule as principais refeições do dia, ao invés disso, valorize um almoço saudável. Escolha sempre carnes magras e abuse das saladas com bastante legumes e verduras. Como sobremesa, a melhor opção é uma fruta!

Hábitos saudáveis: Caminhada

O local de trabalho para muitas pessoas é a maior contribuição para o seu sedentarismo. A pessoa que fica sentada o dia todo, certamente tem chances maiores de sofrer com a obesidade, hipertensão e outros problemas de saúde.

Sempre que possível, levante da cadeira e caminhe um pouco. Esta simples ação auxilia a circulação sanguínea tão importante para a manutenção da boa saúde. Tente realizar uma caminhada de 20 minutos por dia, isso irá promover uma melhoria enorme para o seu organismo.

Outro benefício é quanto à disposição, você terá mais energia para realizar suas tarefas e principalmente, estará mais relaxado e vai notar uma redução considerável nas dores musculares que são muito frequentes nos indivíduos que permanecem várias horas na mesma posição.

Hábitos saudáveis: Proteja seu pescoço

Você já imaginou quanto tempo uma pessoa passa olhando para baixo mexendo no computador ou no celular? Pense também naquelas pessoas que seguram o telefone contra o ombro para manter suas mãos livres, desempenhando duas ações ao mesmo tempo.  Estas atitudes podem causar uma tensão elevada, aumentando a intensidade das dores e chances de sofre com uma torcicolo.

As ações preventivas são levantar o computador para oferecer uma altura confortável ao usuário, mantendo a tela na altura dos olhos. Evitar a utilização do celular por um longo período e usar um headset para atender o telefone sem agredir a musculatura do seu pescoço.

Sempre que possível, dedique uns minutos do seu dia para alguns exercícios de alongamento. Foque bem na região mais exigida durante o seu trabalho. Existem diversos alongamentos simples de se realizar. Busque a orientação de um profissional de Educação Física.

Hábitos saudáveis: Proteja seus olhos

O tempo elevado na frente da tela do celular e/ou computador pode causar danos para os seus olhos, além de provocar fortes dores de cabeça. Sendo assim, é importante manter a tela destes aparelhos a uma distância de aproximadamente 60 cm.

Controle a claridade do ambiente e também dos aparelhos. Se necessário, aumente o tamanho da fonte, visto que é muito mais saudável reduzir ao máximo o esforço dos olhos durante a atividade realizada.

Hábitos saudáveis: Cuide da sua postura

Este é um grave problema em diversos ambientes de trabalho, mas afeta principalmente as pessoas que trabalham sentadas, visto que a pressão na coluna é maior nesta posição do que quando estamos de pé.

Quanto mais tempo a pessoa passa sentada, maiores são as chances de ela adotar uma postura incorreta. Nem sempre a cadeira está nos padrões ergométricos ideais, nem sempre a pessoa conhece os riscos de manter uma postura inadequada e tudo isso acarreta graves consequências.

A pessoa que mantem uma postura errada tem fortes dores, podendo apresentar inflamações articulares principalmente na região da coluna e em alguns casos específicos, desenvolver problemas graves, necessitando de intervenções cirúrgicas.

Hábitos saudáveis: Valorize suas férias

Grande parte destas pessoas só tem o período de férias para relaxar de verdade, então aproveite ao máximo estes dias de folga. A maioria da população reclama a falta de condição para viajar, mas isso pode ser contornado com um bom planejamento.

Calcule os custos da viagem para o local que gostaria de ir, crie estratégias de economias e acredite, grande parte das viagens são viáveis quando há um bom planejamento. Você precisa se manter livre de estresse!

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