A água é sem dúvidas um dos principais componentes do nosso organismo. Uma pessoa consegue sobreviver muito menos tempo sem ingerir água do que sem consumir alimentos. Neste artigo vamos falar da importância da água para nosso corpo e qual a quantidade ideal de água que devemos consumir por dia.

A composição de água nos ossos é de aproximadamente 22%, esse número chega a aproximadamente 75% no cérebro e nos músculos e a incríveis 83% no sangue. A água é importante para regular a temperatura corporal, umedecer e proteger os órgãos, auxiliar na remoção de toxinas e lubrificação das articulações, além de facilitar a absorção e transporte de nutrientes.

Com tantas funções importantes, ficar sem beber água certamente poderá te causar graves problemas! Portanto, evitar a desidratação é fundamental para a manutenção do bom funcionamento do nosso organismo. Vejam a forma correta de se hidratar!

O que é desidratação?

Este é o nome dado à redução drástica do volume de água no organismo. A desidratação ocorre quando o corpo perde muita água e ela não é reposta. Isso provoca um desequilíbrio nos níveis de sais e os açúcares no sangue e afetam a maneira com que o corpo funciona. A desidratação pode provocar sérios problemas à saúde e até mesmo levar a morte.

A desidratação afeta intensamente as células e os tecidos corporais. Geralmente, quando uma pessoa perde 3 litros de água corporal, ela perde aproximadamente 2 litros nas células, 800 ml nos tecidos e 200 ml no sangue. Sendo assim, quando a pessoa começa a apresentar uma queda relevante da pressão arterial decorrente da desidratação, os tecidos e células já estão sendo afetados com muito mais intensidade.

Quantos litros de água devemos beber por dia?

Diversas fontes de informações relacionadas ao assunto indicam que a ingestão diária de água deva ser de 2 a 3 litros de água, porém não existe uma quantidade exata de litros que as pessoas devem beber, principalmente quando pensamos na individualidade biológica e diversos fatores externos que podem fazer com que uma pessoa precise beber mais ou menos água naquele dia.

Na continuação de nosso artigo, vamos te apresentar todos os fatores que podem alterar a quantidade diária de hidratação necessária, além de explicar se beber água em excesso pode ser muito perigoso.

Quanto de água beber por dia?

Beber muita água faz bem ou mal?

Fatores que influenciam a quantidade de água que devemos beber?

A idade da pessoa é um fator que pode influenciar, as crianças naturalmente possuem uma quantidade maior de água no organismo do que os adultos, que por sua vez possuem mais água quando comparados aos idosos. Quando fazemos esta comparação observando a diferença entre os gêneros, os homens possuem mais água que mulheres.

As pessoas muito acima do peso, musculosas e/ou bem altas possuem uma quantidade de água bem diferente daquelas pessoas magras e/ou baixinhas. Estas características já seriam suficientes para explicar porque não existe uma quantidade exata que sirva para todas as pessoas, mas ainda existem outros fatores que podem influenciar.

Quantidade de água nos alimentos

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a água que consumimos não vem apenas dos líquidos, praticamente todos os alimentos possuem uma porcentagem de água, sendo que ela é maior em alguns e menor em outros. Aproximadamente 0,5 a 1 litro de água por dia são ingeridos através de alimentos como a sopa, iogurte, sorvete, gelatina ou melancia, por exemplo.

Sendo assim, podemos frisar que as necessidades de ingestão de água variam não apenas de acordo com a pessoa, sua idade e/ou características físicas, mas também conforme à sua alimentação e a maneira como seu corpo elimina água.

Como o corpo elimina água?

A quantidade de água perdida durante o dia também é um dos fatores! A água é eliminada pelo nosso corpo de 4 formas diferentes, são elas:

  • Eliminação pela urina – O volume de água diário eliminado pela urina é de 1 a 2 litros.
  • Eliminação pelo suor e evaporação pela pele – O volume de água eliminado pela evaporação e pelo suor é de aproximadamente 300 a 500 ml por dia.
  • Eliminação pela evaporação ao respirar – O volume de água eliminado ao respirar é de aproximadamente 200 a 400 ml por dia.
  • Eliminação pelas fezes – O volume de água eliminado pelas fezes é de aproximadamente 100 a 200 ml de água por dia.

Como foi dito, os valores descritos acima são apenas aproximações, estes números podem sofrer alterações de acordo com o clima, por exemplo, em dias mais quentes a perda de água pela pele é muito maior do que em dias frios. Outro fator que pode alterar a quantidade de água eliminada é a pratica de atividade física. As perdas de água pela evaporação da pele e na respiração também se elevam muito durante os exercícios.

Alguns problemas de saúde também pode influenciar na eliminação de água, isso acontece com a pessoa que está com diarreia ou vômitos, nestes casos a perda de água pode chegar facilmente a 1 litro de água diário. Também podemos citar as pessoas que estão com febre, ela perde muito mais água pela pele que o habitual.

Beber água demais faz mal?

Tudo em excesso é ruim! Até mesmo a água que é tão vital para nosso organismo pode fazer muito mal se for ingerida em quantidades exageradas. Quando a pessoa bebe muito mais água do que devia, ela sofre uma intoxicação por água, que é um quadro muito mais comum do que a maioria imagina.

Este problema ocorre quando a quantidade de água consumida é muito grande e em um curto espaço de tempo, isso faz com que haja uma diluição do sangue, fazendo com que a concentração de sódio sanguíneo sofra uma queda aguda atingindo níveis perigosos.

No ano de 2007 uma vítima fatal desta intoxicação fez com que este problema fosse muito discutido nos EUA. Esta morte ocorreu em um concurso promovido por uma rádio, que iria premiar a pessoa que bebesse mais água sem urinar. A vítima foi uma mulher de 28 anos, que faleceu horas depois do concurso em sua casa com uma grave intoxicação por água.

Como saber a hora de beber água?

Nosso organismo possui diversos mecanismos de defesa contra a desidratação. Todas as vezes que ele sentir que o volume de água corporal reduziu muito, as células começam a se desidratar e o cérebro lança duas mensagens que são:

  • O surgimento da sensação de sede
  • Liberação de hormônios que estimulam a retenção de água pelos rins

Outra forma de detectar a falta de água no corpo é observando a sua urina, a cor da urina e a seu odor são ótimas referências. Quando a pessoa apresenta uma urina muito amarelada e com cheiro forte, isso indica que os rins estão retendo água. Agora quando a urina está bem clarinha, quase sem cheiro e em grandes volumes, isso significa que os rins estão excretando elevadas quantidades de água do corpo.

Ambos os aspectos citados são extremos e não são as condições ideias para o melhor funcionamento do corpo. De uma forma geral, a urina saudável é aquela que apresenta uma cor amarela bem clarinha. Por fim, a hora correta de beber água é toda vez que você sentir sede.

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