A boa hidratação corporal é parte fundamental para quem busca manter uma boa saúde. Aqui no Buscar Saúde já fizemos vários artigos sobre a hidratação corporal, inclusive já falamos das frutas ricas em água que podem ajudar nisso. Neste artigo vamos mostrar quais os benefícios de beber água gelada, além de explicar se beber água gelada faz mal para saúde ou não?

Hidratação corporal: Quantos litros beber?

A pessoa que mantém a hidratação adequada tem vários benefícios comprovados cientificamente. De acordo com os especialistas, a ingestão diária de água deve ser aproximadamente 3,7 litros de água. Agora que você já sabe a quantidade de água que deve beber, vamos falar sobre a temperatura da água.

Beber água gelada causa gripe?

Vamos explicar se beber água gelada faz mal para a saúde?

Beber água gelada faz mal?

Várias pessoas pensam que beber água gelada faz mal para a saúde, e isso está relacionado com várias crenças populares bem antigas. Um dos principais argumentos é que beber água gelada sobrecarrega o corpo que precisa trabalhar mais para manter a temperatura corporal interna próxima de 37°C.

Um estudo antigo feito com apenas 15 pessoas no ano de 1978 mostrou que beber água gelada deixa a mucosa nasal mais grossa, atrapalhando um pouco o fluxo natural no trato respiratório. Portanto, se você beber água gelada quando está resfriado ou gripado, pode acabar agravando a congestão.

Porém, é importante saber que a água gelada que nós bebemos não é recebida pelo corpo na mesma temperatura que é ingerida, ou seja, assim como acontece com a comida, a água passa por um processo de aquecimento. Na sequência do artigo vamos falar sobre os principais mitos e verdades envolvendo a ingestão de água gelada.

Beber água gelada: Ajuda emagrecer?

Existem pessoas que dizem que ao beber água gelada você faz o corpo trabalhar mais para manter a temperatura corporal, ou seja, isso vai fazer com que você gaste mais calorias e com isso, é possível emagrecer mais rápido.

É importante compreender que isso não é uma verdade completa! Porque o organismo vai sim trabalhar um pouco mais para regular a temperatura corporal, mas esse aumento não será capaz de causar um gasto calórico significativo para ajudar no emagrecimento.

Beber água gelado: Prejudicar o intestino?

Existem relatos de que beber água gelada atrapalha o trânsito intestinal podendo causar constipação. De acordo com as informações quando a comida entra em contato com a água gelada, ela endurece trazendo dificuldades para evacuar, mas ainda não existe comprovação cientifica para isso.

Beber água gelada: Provoca problemas estomacais?

Para muitas pessoas beber água gelada pode causar dor abdominal e até mesmo náuseas. A explicação é bem simples, as baixas temperaturas causam uma vasoconstrição que é quando os vasos sanguíneos se contraem. Quando isso acontece próximo à região do estômago, ele fica bastante apertado para processar eficientemente os alimentos.

Beber água gelada: Faz mal para garganta?

Durante os dias bem frios, as pessoas podem ficar com o nariz escorrendo e apresentar uma tosse seca bem intensa. Essas condições causam um aumento do atrito dos músculos do trato respiratório, causando uma irritação muito forte.

Para algumas pessoas a ingestão de água gelada pode provocar a irritação das cordas vocais, deixando a pessoa com rouquidão ou em alguns casos até perda temporária da voz. Isso é muito prejudicial para os professores, palestrantes e também os cantores.

Nestas condições beber água gelada pode favorecer o aumento da irritação, mas em condições naturais, beber água gelada não oferece maleficio algum para a garganta. A hidratação corporal adequada também é importante para reduzir a tosse constante.

Beber água gelada: Provoca gripe?

Ao contrário do que muitos dizem, beber água gelada não provoca gripe e nem resfriado! Mas quando a pessoa já está gripada, os sintomas podem ser agravados, porém isso não acontece em todos os casos. De acordo com um estudo realizado em Cardiff na Inglaterra, ingerir bebidas quentes é importante para aliviar os sintomas da gripe ou resfriado!

Como falamos, existem muitos mitos envolvendo a ingestão de água gelada. Vários ditos populares permanecem por anos, principalmente aqueles relacionados aos malefícios de beber água gelada.

Agora você já sabe que se informar é o melhor caminho para fugir das falsas informações. É importante compreender que em várias condições, beber água gelada pode sim ser ruim para a saúde, mas em condições normais a ingestão de água gelada dificilmente vai causar algum problema.

O que podemos afirmar é que se a pessoa beber água na hora certa, este hábito vai garantir o funcionamento ideal do organismo, favorecendo o ganho de vários benefícios. E assim encerramos este interessante artigo do Buscar Saúde, caso tenha ficado alguma dúvida ou tenha alguma sugestão, deixe nos comentários que iremos responder.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

4 comentários para “Água gelada faz mal para a saúde?”

  1. José Pereira

    Sempre bebi água gelada quer seja ás refeições e mesmo durante o dia, nunca senti qualquer sintoma que me viesse prejudicar a saúde, mas não sei se algum dia me venha a fazer mal.

    Responder
    • Bruno

      Como falamos, tem pessoas que nunca vão ter qualquer problema com isso. Espero que você continue com uma ótima saúde! Obrigado por comentar.

      Responder
  2. Lismaura Venancio de Oliveira

    Interessante, mais quando bebo água gelada, minha garganta fecha e ate fica inflamada.estranho!

    Responder
    • Bruno

      A garganta fechar acontece com algumas pessoas que são mais sensíveis, mas a inflamação é porque você já estava com condições de ter este problema. Ou seja, bebendo ou não água ia acontecer… Fora isso, só se você tivesse uma condição extremamente rara, o que é muito improvável… Obrigado pelo comentário!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)