A tosse seca constante pode causar muito incomodo para as pessoas. Este problema não é tão incomum e várias pessoas buscam informações como por exemplo, remédio para tosse seca, xarope para tosse seca e perguntam se existe remédio caseiro para tosse seca. Neste artigo vamos trazer estas respostas e explicar o que pode causar tosse seca!

Tosse seca: Quais as causas?

Quando a pessoas está com tosse seca, ela facilmente percebe que a tosse vai piorando durante a noite. As causas são variadas, mas em grande parte dos casos a tosse seca é causada por alguma reação alérgica, mas existem outras causas que vamos listar na sequência.

As pessoas que têm alergia à poeira, animais domésticos ou pólen das flores, estão entre os grupos que mais sofrem com as crises de tosse seca. Isso acontece porque a reação alérgica causa uma forte irritação na garganta.

Tosse constante, qual o melhor xarope para tosse seca?

Como agir em caso de tosse seca?

As pessoas que possuem problemas de refluxo gastroesofágico também apresentam tosse seca com um dos sintomas. Nestes casos, a tosse é mais comum quando a pessoa consome alimentos apimentados ou ácidos.

A insuficiência cardíaca e outros problemas cardíacos podem afetar o funcionamento ideal dos pulmões e favorecer o acúmulo de líquido nos pulmões, podendo provocar a tosse seca constante!

Se você é fumante ou convive com algum certamente já notou que a tosse seca faz parte da vida do fumante. Mesmo com este sinal claro de que algo não está legal no organismo, ainda existem milhares de pessoas que não abandonam o vício do cigarro.

Outro grupo que sofre com a tosse seca são as pessoas com asma. A tosse é um dos principais sintomas, juntamente com a falta de ar e chiado ao respirar. Aqui no Buscar Saúde já fizemos um artigo completo sobre a asma e como à atividade física pode ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas com este problema. Vale muito a pena conferir!

Tosse seca: Causas mais raras

Existem situações em que a pessoa pode apresentar tosse seca mesmo sem fazer parte dos grupos citados anteriormente. Nestes casos, o problema pode ser por fatores mais incomuns, como por exemplo:

  • Efeitos colaterais de alguns medicamentos
  • Tosse psicogênica
  • Estresse
  • Ansiedade

Tosse seca: Tratamento

As pessoas que sofrem com a tosse seca devem buscar uma consulta médica imediatamente para avaliar quais as possíveis causas deste problema. Somente após diagnosticar a causa da tosse seca é que será possível iniciar o tratamento mais adequado.

Uma dica importante para quem está tossindo direto é beber muita água, para proteger a garganta da irritação que é muito comum nessas situações. Outra dica importante é evitar ambientes secos, porque eles podem agravar a intensidade da tosse!

É importante alertar que algumas pessoas apresentam tosse com catarro, ou seja, se ela persistir é importante buscar orientação médica porque pode ser um sinal de uma possível tuberculose.

Remédio para tosse seca

Você jamais deve se automedicar! Siga corretamente todas as orientações médicas e nunca altere as doses ou duração dos medicamentos que forem prescritos. Se você tomar o mesmo remédio que outra pessoa tomou para tosse seca, pode estar correndo sérios riscos, porque a sua tosse pode ter sido causada por outro problema. Então, é melhorar evitar todos os riscos desnecessários!

Remédio caseiro para tosse seca

As pessoas sempre buscam remédios caseiros para os problemas, seja por preguiça de ir ao médico ou para economizar dinheiro, visto que a maioria dos medicamentos é bem caro! O problema é que nem todos os métodos propostos na internet são cientificamente comprovados como eficientes, além é claro dos possíveis efeitos colaterais que quase nunca são apresentados.

Se você pesquisar sobre remédio caseiro para tosse seca certamente vai encontrar várias indicações como por exemplo, chá de hortelã e outros. O que acontece é que a maioria é líquido, oferecendo basicamente os mesmos benefícios da água, ou seja, mantendo a hidratação da garganta e combatendo a irritação.

Dependendo da frequência e intensidade da tosse seca, a garganta e até mesmo o esôfago podem ficar bem irritados e sensíveis, causando bastante incomodo e fazendo com que você sinta cada vez mais vontade de tossir. Por isso indicamos sempre que a pessoa busque a orientação médica, porque se o problema estiver no início, o tratamento pode ser muito mais rápido e eficiente!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)