Não é muito legal ficar falando sobre doenças, mas é um assunto que precisa ser compartilhado para que cada vez mais pessoas fiquem cientes dos riscos e perigos. Neste artigo vamos falar o que é tuberculose e mostrar quais são os sintomas de tuberculose.

Tuberculose: O que é?

A tuberculose é um tipo de doença contagiosa! Ela é causada por uma bactéria que geralmente afeta os pulmões, mas em alguns casos mais raros a tuberculose também pode causar infecções em outros órgãos como por exemplo nos rins, ossos e até menos nas meninges que são as membranas que envolvem o nosso cérebro.

Tuberculose: Quais as causas?

Como foi dito, a tuberculose é causada por bactérias que causam graves infecções. As principais bactérias são mycobacterium tuberculosis ou bacilo de koch, mas também existem outras espécies que podem causar a tuberculose, como por exemplo mycobacterium bovis, africanum e microti.

Caso você não saiba, a tuberculose é uma doença de fácil transmissão, ou seja, ela é altamente contagiosa e isso pode ser agravado ainda mais em situações especificas como por exemplo, onde há aglomeração de pessoas!

Portanto, quando uma pessoa está com tuberculose ela pode expelir pequenas gotas de salivas que tem as bactérias infecciosas ao espirrar, tossir e até mesmo ao falar! E nestas condições, as bactérias podem ser aspiradas por outras pessoas deixando-as contaminadas!

O que é tuberculose e quais os sintomas de tuberculose?

Quais os sintomas da tuberculose?

Sintomas de Tuberculose

É preciso informar que algumas pessoas não apresentam nenhum indício da doença, enquanto outros apresentam todos os sintomas da tuberculose. Sendo assim, é importante ficar atento aos sinais por mais simples que sejam, porque se eles forem ignorados durante muito tempo, a infecção pode ficar muito forte e o tratamento pode ser muito demorado! Os principais sintomas de tuberculose são:

  • Tosse seca e contínua
  • Tosse com secreção, podendo ser sangue ou pus
  • Falta de apetite
  • Palidez
  • Cansaço frequente e excessivo
  • Suor noturna
  • Emagrecimento acentuado sem causa
  • Febre baixa durante à tarde
  • Rouquidão

Como foi dito, a infecção pode ficar mais forte se não for tratada e com isso, alguns sintomas são diferentes, assim como mostra a lista abaixo.

  • Dificuldade de respirar
  • Acumulo de pus na membrana que reveste o pulmão
  • Dor torácica
  • Expelir uma grande quantidade de sangue, principalmente ao tossir
  • Complicações pulmonares

Tuberculose: Qual o tratamento?

Para combater a bactéria, o tratamento da tuberculose consiste em tomar antibióticos seguindo devidamente as doses e horários. Como a tuberculose é uma infecção muito forte e grave, a cura completa pode levar até 6 meses e por isso os pacientes cometem muitos erros!

Depois dos primeiros meses, a pessoa não tem mais sintomas da doença, porém o tratamento ainda não está completo, ou seja, se a pessoa para de tomar os remédios, a doença certamente vai voltar e muito mais forte! É indispensável seguir todas as orientações do seu médico e jamais mudar as doses ou horários do medicamento

Os remédios para tuberculose só podem ser prescritos pelos médios depois de avaliar a condição da sua infecção. Se você tomar remédio por conta própria, os riscos são enormes e os danos à saúde podem ser para o resto da vida.

Tuberculose: Prevenção

Uma das formas de se prevenir da tuberculose é evitar aglomerações de pessoas, principalmente em ambientes fechados como por exemplo casas de shows. Também deve-se evitar o uso de objetos pessoas de pessoas com suspeitas da doença.

Mas a principal forma de prevenção da tuberculose é tomando a famosa vacina BCG! Todas as crianças precisam ser vacinadas para ficarem protegidas desta perigosa doença. É importante informar que as crianças e pessoas soropositivas ou que apresentam sinais ou sintomas de Aids não devem receber a vacina.

Você já teve tuberculose ou conhece alguém que teve esta doença? Conte para gente como foi o tratamento e quais foram os sintomas apresentados. Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responder!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)