Você certamente já ouviu falar da amoxicilina e caso não saiba, este medicamento é um forte antibiótico que a pouco tempo teve que ter a sua venda restrita à apresentação de receita médica porque o número de pessoas que tomavam amoxicilina por conta própria era absurdamente alto. Neste artigo vamos mostrar os efeitos colaterais e contraindicações da amoxicilina, além de dar muitas dicas importantes de como evitar riscos quando tomar este medicamento.

Amoxicilina: O que é?

A amoxicilina é indicada para tratamento de infecções bacterianas que são causadas por germes sensíveis à ação da amoxicilina. Este remédio é um antibiótico bastante eficaz contra grande parte das bactérias.

Amoxicilina o que é e quando usar?

Conheça os principais efeitos colaterais da amoxicilina

Amoxicilina: Contraindicações

Este medicamento não pode ser tomado pelas pessoas alérgicas à amoxicilina ou demais antibióticos penicilínicos. Sendo assim, se você já teve uma reação alérgica comprovada ao tomar um antibiótico, você deve informar isso ao médico para evitar um novo problema que pode ter consequências ainda mais graves.

Existem remédios como os listados abaixo que podem causar efeitos colaterais quando são ingeridos durante o tratamento com amoxicilina. Portanto, é muito importante consultar um médico antes de fazer uso de qualquer medicamento.

Amoxicilina: Gravidez e amamentação

A amoxicilina só deve ser usada durante a gravidez quando os seus benefícios forem maiores que os riscos associados ao tratamento. Sendo assim, você não deve tomar este medicamento durante a gestação, exceto quando houver recomendação médica. O mesmo acontece para as mulheres que estão amamentando, porque se você tomar amoxicilina durante o período de amamentação, certamente existirá excreção deste medicamento no leite materno.

Amoxicilina: Como tomar?

A formar certa de tomar este remédio é seguir as orientações do seu médico quanto a hora e dosagem correta. Somente após avaliar o problema, é que ele saberá qual deve ser o tratamento ideal. Sempre que for tomar medicamentos considerados fortes como os antibióticos por exemplo, é recomendado que tome após as refeições.

O tratamento deve continuar até o prazo indicado pelo médico, e é importante frisar isso porque grande parte das pessoas param de tomar o medicamento logo que os sintomas desaparecem, e isso é um erro gravíssimo! Quando os sintomas desaparecem, não significa que o problema já foi curado, mas sim que o tratamento está surtindo efeito e caso você pare de tomar os remédios, o problema pode voltar ainda mais forte e este medicamento que já estava sendo eficaz, provavelmente não conseguirá mais resolver o problema, então você irá gastar mais dinheiro com novos medicamentos.

Amoxicilina: Qual a dosagem correta?

Como foi dito a dosagem depende do tratamento, e o médico poderá definir isso depois da análise do problema. É importante compreender que a dose para adultos, idosos e crianças pode variar bastante, então quem segue aquela história que o filho da vizinha tomou esta quantidade, por isso vou dar a mesma para o meu filho, está colocando a saúde e a vida da criança em risco.

Amoxicilina: Efeitos colaterais

Assim como acontece com todo medicamento, a amoxicilina também pode provocar efeitos colaterais, mas devemos informar que isso não irá acontecer com todas as pessoas. Os principais efeitos colaterais deste medicamento são relatados em apenas 10% dos casos e são eles:

  • Diarreia
  • Enjoo
  • Erupções da pele
  • Coceira

Existem efeitos colaterais bem mais raros que correm em menos de 0,01% dos casos, são eles:

  • Diminuição de glóbulos brancos
  • Diminuição das plaquetas
  • Destruição de glóbulos vermelhos
  • Alergia na pele
  • Inchaço no rosto, lábios ou língua
  • Falta de ar ou respiração ofegante
  • Convulsões
  • Movimentos bruscos incontrolados
  • Tontura
  • Dor ou sangue ao urinar

Quando qualquer um destes sintomas se manifestar enquanto você estiver tomando amoxicilina, o médico deve ser informado imediatamente, porque pode ser um sinal de algo grave que caso não seja observado corretamente, pode causar graves problemas de saúde e levar o paciente a morte.

Mesmo com toda as orientações sobre respeitar a dosagem passada pelo médico, existem pessoas que acham que se tomar mais medicamento, o problema será resolvido mais rapidamente e isso é um outro erro grave! Quando há uma dosagem de amoxicilina acima do prescrito pelo médico, as reações mais comuns são:

  • Enjoo
  • Vômito
  • Diarreia

Mas em alguns casos, o resultado desta dosagem elevada pode ser muito mais grave, então em caso de tomar mais medicamento do que foi indicado, busque imediatamente o pronto socorro e leve a embalagem do medicamento para acelerar o processo de reconhecimento do problema e iniciar o quanto antes o tratamento.

Esse artigo é muito importante e esperamos que vocês tenham compreendido os riscos e a necessidade de seguir corretamente as orientações médicas. Apesar do número de pessoas como problema ser relativamente baixo, não vale a pena correr este risco, afinal estamos falando da sua vida ou de algum ente querido! Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responder.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)