Pele descascando é um problema muito comum e quando falamos deste tema, diversas dúvidas surgem como por exemplo, sola do pé descascando, pés e mãos descascando, pele descascando do sol, pés descascando o que pode ser? Neste artigo vamos falar o que pode estar causando este problema que descasca a pele dos pés. As respostas, tratamento e prevenção você confere agora!

Dedos do pé descascando: Causas

A descamação da pele é uma lesão que causa perda da camada superior da pele que cientificamente é chamada de epiderme. Esta descamação da pele pode acontece por causa de danos diretos à pele como por exemplo queimaduras solares ou infecções. Em alguns casos a pele descascando pode ser um sinal de alguma doença do sistema imunológico ou outras doenças. Fatores como erupção cutânea, comichão, secura e outros problemas que irritam a pele também podem causar a descamação da pele.

Dedo do pé descascando, o que fazer?

Saiba o que fazer quando os pés estiverem descascando!

Fatores que ressecam a pele

Quando a sua pele fica exposta por muito tempo à diversos elementos ambientais como por exemplo vento, umidade excessiva e principalmente o sol, as chances de irritá-la e danificá-la são enormes. Em casos bem raros, a pele descascando pode ser um efeito colateral de um medicamento. Vamos mostrar agora uma lista de problemas de saúde que pode causar a descamação da pele dos dedos do pé, são elas

  • Pé de atleta
  • Dermatite atópica (eczema)
  • Dermatite de contato
  • Linfoma cutâneo de células T
  • Pele seca
  • Doença de Kawasaki
  • Pênfigo
  • Psoríase
  • Micose
  • Escarlatina
  • Dermatite seborreica
  • Efeito colateral de medicamentos
  • Infecções por estafilococos
  • Síndrome de Stevens-Johnson
  • Queimaduras de sol
  • Síndrome do choque tóxico

Pele descascando, o que fazer?

Se você estiver com este problema de pele descamação nos dedos do pé, no primeiro momento você não precisa ficar muito preocupado porque geralmente isso é um processo completamente natural do seu organismo para eliminar as células mortas da pele.

Porém, quando a pele descasca muito, uma observação mais detalhada deve acontecer, mas mesmos em casos em que a pele descasca muito, isso não significa que certamente é uma doença! Na maioria dos casos, a descamação da pele ocorre pela insolação e apresente outros sintomas como por exemplo, coceira e irritação.

Pele descascando: Tratamento

A melhor forma de evitar as causas ambientais da descamação da pele entre os dedos é manter a boa hidratação durante todo o ano. Jamais se esqueça de usar protetor solar quando for ficar exposto muito tempo ao sol, e sempre faça aplicação de cremes na pele nos dias mais frios e secos do inverno.

Para evitar que a pele fique ressecada, você deve ir além do simples banho com água e sabão. Saiba que os banhos demorados e quentes, além do cloro da piscina são fatores que favorecem o ressecamento da pele. Então, busque opções de sabonetes hidratantes para combater estes problemas!

As mãos e os pés descascando pode ser uma resposta alérgica e neste caso, é preciso realizar exames para descobrir e posteriormente se livrar dos causadores! Jamais use medicamentos por conta própria, principalmente em caso de alergias, porque os efeitos colaterais podem ser perigosíssimos.

O famoso pé de atleta é um problema muito comum entre os esportistas de alto nível. Este problema requer um acompanhamento médico constante porque pode haver necessidade de usar cremes antifúngicos que só podem ser receitados pelos especialistas em dermatologia.

A celulite bacteriana também é um problema mais grave que requer um tratamento especifico. Novamente a orientação é que você busque uma consulta médico, porque caso seja confirmado, este problema precisa de prescrição de antibióticos que só podem ser receitados por dermatologistas.

Pele descascando: Como Prevenir?

No início do artigo já falamos algumas formas de prevenção deste problema, mas para evitar que a pele fique descansando você precisa de ações preventivas todos os dias. Para evitar a celulite bacteriana por exemplo, é importante manter a sua pele sempre limpa e usar hidratantes, além de fazer acompanhamento e tratamento de qualquer tipo de infecção da pele.

As mãos e pés descascando pode significar que você simplesmente não enxugou corretamente depois do banho ou depois de nadar. Sendo assim, mantenha sempre os espaços entre os dedos secos, limpos e devidamente hidratados.

No momento do banho, é indicado esfregar bem os dedos usando sabonete antibacteriano para eliminar todos os tipos de bactérias acumuladas ao longo do dia. Em caso de vermelhidão, dor ou rachaduras, você deve buscar a orientação médica porque o tratamento pode necessitar de antibióticos.

Quem tem pele dos dedos dos pés descascando não precisa ter medo de passar pra ninguém porque este problema não é contagioso e quase sempre se cura sozinha dentro de algumas semanas, principalmente quando você toma as medidas adequadas. Você já teve este problema, como foi o tratamento? Compartilhe conosco essas dicas e ajude outras pessoas a lidar com esta situação! Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responder.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

4 comentários para “Pés descascando, o que pode ser? Causas e tratamento!”

  1. Samuel

    Muito bom! Veio bem na hora essa publicação, eu estou com os pés assim.

    Responder
    • Bruno

      Fico feliz de ter ajudado, espero que as dicas façam diferença! Obrigado pelo comentário!

      Responder
  2. Patrício Constantino A. Zinatala

    Gostei. Só tenho uma dúvida como descobrir se é uma infecção ou doença imunológico?

    Responder
    • Bruno

      Quando o sistema imunológico está muito fraco, a tendência que a gente tenha muitos problemas de saúde em sequência, mas em ambos os casos o diagnóstico exato só pode ser através de exames médicos! Obrigado pela dúvida e espero ter ajudado.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)