Sol, Vitamina D e outros benefícios para a saúde!

Escrito na categoria "Hábitos saudáveis" por Bruno.

Todos nós sabemos que ficar muito tempo exposto ao sol pode fazer muito mal para a saúde, inclusive é a principal causa de câncer de pele! Mas você sabia que ficar sem tomar sol pode ser muito mais perigoso? Neste artigo vamos mostrar os principais benefícios do sol para a saúde.

Sol faz bem para a saúde?

Para manter a boa saúde, é indispensável ficar exposto ao sol diariamente. Aqui no Buscar Saúde já falamos sobre a estimulação da produção de Vitamina D, então se quiser ler este artigo completo, vale muito a pena!

Os especialistas explicam que é fundamental ficar exposto ao sol aproximadamente 30 minutos por dia. O período de exposição deve aproveitar um horário onde o sol está forte, mas não extremamente intenso. Sendo assim, o horário mais aconselhado é entre 10 e 11 horas da manhã, ou entre 3 e 4 horas da tarde.

Benefícios do sol para a saúde.

Saiba como o sol pode combater a depressão e prevenir outras doenças!

Sol e Vitamina D

Como já começamos a falar dos benefícios através da Vitamina D, vamos explicar melhor como deve ser feito. O primeiro ponto importante é não usar barreiras que dificultem o contato dos raios do sol com a pele.

Então, o protetor solar ou excesso de roupas longas podem interferir na exposição interessante para estimular a produção de Vitamina D. Porém, como a maioria deve saber, a exposição solar prolongada em dias e horários extremamente quentes é muito perigosa!

Se você é uma pessoa com pele sensível ou já possui problemas de pele, a exposição solar deve ser muito mais controlada! O preferencial é que seja nas primeiras horas do dia ou finalzinho da tarde.

Nestes casos o mais aconselhado é conversar com o seu médico, justamente para determinar as melhores condições, pois pode ser importante inclusive fazer uso de protetor solar, que em alguns casos vai interferir um pouco nos benefícios, mas vai garantir que a pessoa fique longe dos riscos!

Benefícios da Vitamina D

É impossível que uma pessoa mantenha os níveis adequados de Vitamina D no organismo sem tomar sol regularmente. Os principais benefícios da Vitamina D são:

Sol combate a depressão

Vários estudos mostram que a exposição ao sol estimula a produção de endorfina! Caso você não saiba essa substância é conhecida como antidepressiva natural, justamente por estimular a sensação de bem-estar, afastando aquela sensação de tristeza e desanimo constante.

Se você pesquisar mais sobre a depressão, certamente vai ver que uma pessoa depressiva raramente quer sair de casa, preferindo ambientes cada vez mais escuros e longe da luz solar.

Sol melhora a qualidade do sono

O sol também é indispensável para ajudar na regulação do ciclo do sono. Uma pessoa que raramente tem contato com sol, certamente vai ter um organismo com dificuldade de determinar quando é hora de dormir ou ficar acordado. Isso está diretamente relacionado com os quadros de insônia ou dificuldade para dormir.

Sol e prevenção de doenças

A produção de Vitamina D é importante para o sistema imunológico, a melhoria da qualidade do sono é importante para o descanso e recuperação corporal. Esses são apenas alguns fatores que naturalmente levam ao entendimento de como o sol é importante para a prevenção de várias doenças.

Quando há uma exposição ao sol moderada e nos horários corretos, a pessoa tem um sistema imunológico mais forte, mas é claro que isso também depende de boa alimentação e prática regular de exercícios físicos!

Sol e bronzeamento

A maioria das pessoas acha que o bronzeado é apenas questão estética, mas não é bem assim! Ao tomar sol há um aumento na produção de melanina, este é o hormônio que dá o tom mais escuro à pele.

As pessoas com pele mais clara tem mais problemas de pele, justamente por absorver de mais raios UVB. Sendo assim, quando a pele está bronzeada, a absorção é menor, e isso acaba protegendo o corpo contra os efeitos tóxicos dos raios UVB.

Entenda que o equilíbrio é fundamental quando o assunto é exposição ao sol! Então, para conseguir este benefícios não deve tomar sol exageradamente, porque o efeito colateral pode ser gravíssimo.

Curtiu o artigo? Gostou das dicas? Nos ajude na divulgação compartilhando com seus amigos e familiares. Caso tenha ficado alguma dúvida ou tenha alguma sugestão, é só deixar nos comentários que vamos responder.

Sobre o autor

Autor Bruno

Bruno Morgado é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário