Durante o carnaval você cuida da sua saúde? Vamos mostrar quais hábitos adotar para curtir a folia sem deixar o seu corpo exposto aos riscos de uma má alimentação, desidratação e é claro, das doenças sexualmente transmissíveis. Entrando agora no clima de carnaval, vamos conhecer quais são as atitudes preventivas para quem quer Buscar Saúde em todos os lugares!

Carnaval sem passar risco

Todo mundo sabe que o excesso de álcool, o longo período de exposição ao sol e as várias noites mal dormidas são grandes problemas para os foliões em época de carnaval! Todos estes aspectos podem trazer consequências graves para a saúde como por exemplo, desidratação, insolação, desmaios e outros problemas.

Na sequência do artigo vamos mostrar os principais pontos preventivos que todo folião precisa adotar para curtir o carnaval em segurança, mantendo a boa saúde! Tudo isso deve ser levado em consideração para evitar graves complicações e arrependimento futuro.

Alimentação em dias de carnaval

Dicas para curtir o carnaval sem riscos e com muita saúde!

Carnaval: Hidratação

A desidratação causada pela longa exposição ao sol, climas quentes e excesso de eliminação de urina estimulada pelo consumo de bebidas alcoólicas e/ou refrigerantes, são sim fatores bem preocupantes. Por isso, beber bastante água é a primeira dica e uma das mais importantes!

Além de reduzir as chances de mal estar, vômitos e tonturas, a água também ajuda na eliminação do álcool do organismo, ou seja, é mais uma forma de evitar aquele estado de embriaguez que deixa tanta gente fora de si.

É muito importante beber líquidos que reponham os nutrientes essências eliminados pela urina e suor. Portanto, sempre que possível tome isotônicos, sucos naturais, vitaminas e água de coco.

Carnaval: Camisinha

Usar preservativo em todas as relações sexuais é fundamental para a saúde. Ao contrário dos que muitos pensam, a gravidez é apenas uma das consequências da relação sexual sem camisinha. A lista de DST que pode ser transmitida pela relação sexual é imensa, dentre elas podemos citar a herpes, sífilis e a temida AIDS.

Carnaval: Beijo na boca

Por mais loucura que pareça, evite sair beijando pessoas totalmente desconhecidas, porque o beijo também pode transmitir várias doenças como por exemplo, gengivite, herpes e candidíase. Aqui no Buscar Saúde tem um artigo completo falando das doenças transmitidas através do beijo!

Vale lembrar que os riscos de pegar alguma doença através beijo aumenta bastante quando há alguma ferida na boca, visto que isso é um facilitador para a entrada dos vírus e bactérias causadores das doenças. E por mais raro que seja, nestas condições é possível transmitir até mesmo o vírus da AIDS.

Carnaval: Sol

Ao longo do artigo já explicamos como é importante evitar a longa exposição ao sol, porque apesar de isso ser muito comum no carnaval, é sim um hábito muito perigoso. A insolação, desidratação e até mesmo o agravamento dos sintomas da ressaca, são apenas algumas consequências deste hábito.

Portanto, evite ficar muito tempo seguido exposto ao sol entre 10 horas da manhã e 4 horas da tarde e é claro, use acessórios de proteção como óculos, chapéus e protetor solar, que deve ser reaplicado de 2 em 2 horas.

Carnaval: Protetor labial

A desidratação e o excesso de exposição ao sol pode causar o ressecamento dos lábios, ou seja, é fundamental usar protetor solar labial para evitar o surgimento daquelas rachaduras e feridas nos lábios. Vale lembrar que o protetor labial também deve ser reaplicado de 2 em 2 horas.

Carnaval: Roupas e sapatos

Para curtir uma festa de longa duração você precisa estar o mais confortável possível, e isso também inclui a roupa e o calçado que está usando. A orientação é sempre usar roupas bem leves e sapatos confortáveis, visto que isso evita o aumento da desidratação e é claro, formação de calos e bolhas nos pés.

Carnaval: Energéticos

Para aguentar os vários dias seguidos de curtição, é muito comum que as pessoas façam consumo constante de bebidas energéticas, o que pode ser muito perigoso! Aqui no Buscar Saúde tem um artigo completo falando sobre os riscos do consumo excessivo de energético, vale a pena conferir!

Caso você não saiba, estas bebidas contam com grande quantidade de cafeína, que é uma substância que pode causar insônia e vários outros problemas de saúde. Quando a cafeína é ingerida juntamente com as bebidas alcoólicas, a pessoa pode ter graves complicações de queimação no estômago e até mesmo palpitações cardíacas.

Carnaval: Alimentação

Durante o carnaval as pessoas acabam se descuidando e a alimentação fica bastante prejudicada. Ao contrário dos dias comuns, a pessoa deve evitar as refeições principais com alimentos pesados e buscar pequenas refeições com lanches que ofereçam bastante energia para o corpo, repondo as vitaminas e minerais que são perdidos ao longo da folia e durante à eliminação do álcool do organismo. A orientação é buscar alimentos ricos em nutrientes essenciais e de rápida digestão como por exemplo, frutas frescas, vitaminas, sanduíches e barras de cereais.

Carnaval: Sono de qualidade

Dormir bem é fundamental para suportar a rotina de curtição do dia seguinte! Vale lembrar que depois de um longo esforço, o corpo precisa de um bom período de repouso para se recuperar totalmente, mas durante o carnaval isso quase nunca acontece.

Porém, para manter a boa saúde e a vitalidade para os longos dias de curtição, a indicação é que a pessoa durma pelo menos 7 horas para evitar o cansaço e as crises de irritabilidade.

Seguindo essas dicas você vai manter o corpo pelo menos em condições adequadas para suportar este longo período de excesso e curtição. Vale lembrar que mesmo seguindo essas dicas, você ainda sim está expondo o seu corpo à condições inadequadas, então imagine se você não segui-las? Lembre-se que a sua saúde deve estar sempre em primeiro lugar.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)