O que pode causar as feridas nos lábios? Qual o melhor remédio para ferida na boca? Herpes labial tem cura? Qual o melhor tratamento para a ferida nos lábios? Todas as respostas destas perguntas e um alerta importante sobre essas feridas nos lábios você confere neste artigo!

Aqueles pequenos machucados que aparecem nos lábios podem ser causados pela herpes, frio, ou até mesmo um ferimento causado por algum tipo de impacto ou corte. Popularmente chamado de boqueira ou sapinho, estes machucados podem ser bem incômodos e causar bastante constrangimento. Alguns tratamentos naturais podem resolver este problema, mas você não deve fazer uso de nenhum medicamento sem antes consultar com um médico.

Qual o tratamento para ferida nos lábios?

Quais são as causas das feridas na boca?

Ferida na boca: erva cidreira

A erva cidreira pode te ajudar a acelerar o processo de cicatrização da ferida nos lábios. O mais indicado é tomar um chá pelo menos uma vez ao dia, para melhorar o processo de cura. Também é indicado aplicar uma compressa feita com infusão da erva cidreira que pode proporcionar os mesmos benefícios. A aplicação deve ser diretamente no machucado até 3 vezes ao dia.

Ferida nos lábios: lisina

O aminoácido lisina pode ser encontrado como um suplemento ou até mesmo em forma de creme. Dentre os benefícios do uso da lisina está a prevenção contra a boqueira ou sapinho, mas o seu uso só deve ser feito após a recomendação médica.

Feridas nos lábios que não cicatrizam

A primeira dica é tentar reduzir o estresse, visto que ao reduzir a quantidade de estresse em sua vida, diversas feridas e machucados cicatrizam mais rapidamente. Então, praticar atividades relaxantes, ouvir músicas calmas, frequentar ambientes relaxadores é muito bom para evitar este problema.

Feridas nos lábios: Aplicação de gelo

Quando você aplica o gelo, não está acelerando o tratamento, ou seja, não vai reduzir a duração das feridas na boca, mas quando faz a aplicação, você consegue um alívio do desconforto e da inflamação causada pelas feridas nos lábios. A aplicação correta é fundamental, então você precisa colocar o gelo diretamente na ferida.

Feridas na boca: Óxido de zinco

A aplicação de cremes de óxido de zinco é muito boa para tratar as feridas nos lábios. Estes cremes podem ser comprados em várias drogarias e você também pode encontra-los no protetor solar. Quando você faz a aplicação nas primeiras 24 horas, o tratamento é muito mais eficaz e o tempo de cura é muito menor.

Candidíase

Popularmente conhecida como sapinho, a candidíase é muito semelhante à afta, mas em proporções maiores. As feridas geralmente são brancas com entorno amarelado. Elas causam bastante dor e as vezes coceira.

Aftas

As aftas também são feridas na boca e são bolhas brancas que geralmente ficam na parte interna da gengiva, língua ou céu da boca. As aftas são basicamente inofensivas e podem ser facilmente curadas com bicarbonato de sódio, soluções salinas e/ou água com limão. As pessoas que apresentam aftas com muita frequência devem ficar atentas porque pode ser um sinal de refluxo.

Como foi dito no início do artigo, as feridas nos lábios podem significar uma herpes labial e o problema precisa ser tratado com mais atenção. Aqui no site já falamos desta doença e neste vídeo abaixo você pode conhecer todos os detalhes para evitar e tratar a herpes labial, vale a pena conferir!

Você conhece algum outro tratamento para ferida nos lábios? Deixe nos comentários e nos ajude a divulgar essas informações que podem ajudar os outros leitores a tratar este problema. Caso o problema persista, você deve buscar o auxílio médico o quanto antes.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)