Você sabe o que pode estar deixar os lábios ressecados e rachados? Pesquisando sobre este tema, nós reunimos as principais causas deste problema. Veja detalhadamente como o clima, produtos de beleza e até o estado emocional podem influenciar e favorecer o desenvolvimento do ressecamento, feridas e rachaduras nos lábios!

Lábios ressecados: Desidratação

A falta de água no organismo é um dos causadores de ressecamento nos lábios. Este problema é muito comum em dias quentes, onde a pessoa transpira muito mais e acaba não repondo à quantidade de água suficiente! A melhor maneira de evitar isso é deixando uma garrafa com água próxima de onde estiver, pois assim você não vai deixar a sede ficar extremamente forte para se hidratar.

Beber água na hora certa não traz benefícios apenas para os seus lábios! Aqui no Buscar Saúde tem um artigo completo falando de todos os efeitos da falta de água no organismo, vale muito a pena conferir para se informar ainda mais sobre os riscos e consequências.

Lábios rachados, o que pode ser?

Saiba o que pode estar deixando os seus lábios ressecados!

Lábios ressecados: Lamber os lábios

Ao contrário do que muitos pensam, ao lamber os lábios você não vai deixá-lo umedecido, visto que a saliva tem propriedades ácidas, ou seja, quando ela entra em contato constante com os lábios, eles tendem a ficar ressecados causando rachaduras.

Lábios ressecados: Tempo frio

Nas estações mais frias do ano, é natural que a pele e os lábios fiquem mais ressecados, por isso é comum ver reportagens explicando como se cuidar melhor nesta época. O inverno é o período mais propenso para deixar os lábios ressecados, tanto que nesta época o aumento de casos de lábios rachados aumenta consideravelmente.

Lábios ressecados: Sol

Quando a pessoa fica muito tempo exposta ao sol, o ressecamento labial é quase certo, principalmente porque não existe um hábito de passar proteção solar na boca. Portanto, se você não quer ficar com lábios rachados ou ressecados por causa do sol, é melhor passar o protetor adequado para os lábios.

Lábios ressecados: Estresse

Um dos causadores mais comuns de ferida nos lábios é o estresse! Isso mesmo, as pessoas que passam constantemente por situações de estresse são mais propensas a ter problemas de rachaduras nos lábios.

Aqui no Buscar Saúde tem um artigo completo falando sobre o estresse e todos os cuidados necessários para evitá-lo. Se quiser aprofundar ainda mais neste assunto, vale muito a pena ler!

Lábios ressecados: Respiração pela boca

A pessoa que não consegue respirar pelo nariz também tem mais chances de ter lábios ressecados, visto que a passagem do ar apenas pela boca faz com que o lábio fique muito mais ressecado, podendo causar até mesmo às temidas rachaduras nos lábios.

Lábios ressecados: Radioterapia

Quando a pessoa está passando por um tratamento com sessões de radioterapia na cabeça ou no pescoço, os lábios podem ficar ainda mais ressecados, visto que a radiação interfere na camada de água que ajuda na proteção dos lábios.

Lábios ressecados: Deficiência de Vitamina B

Já falamos aqui no Buscar Saúde sobre a importância da Vitamina B! Caso você não saiba, quando a pessoa consome poucos alimentos ricos em Vitamina B, a tendência é que ela sofra com problemas de lábios rachados e/ou ressecados. Para evitar isso, é importante ter frango, feijão, banana ou abacate na sua rotina alimentar.

Lábios ressecados: Excesso de Vitamina A

Já ouviu falar que tudo em excesso faz mal? Pois é, com a alimentação não seria diferente! Se a pessoa consome em excesso alimentos ricos em Vitamina A como por exemplo, manteiga, cenoura, queijo e ovos, ela pode ter ressecamento nos lábios, além de ter alterações na coloração da pele.

Lábios ressecados: Uso prolongado de batom

A pessoa que usa batom por muito tempo tem grandes chances de ter problemas de lábios ressecados, principalmente quando o batom tem chumbo em sua composição. Portanto, é importante evitar este tipo de situação para não sofrer com lábios rachados.

Lábios ressecados: Como evitar?

Para quem quer se prevenir deste problema, uma ótima alternativa é passar manteiga de cacau nos lábios para mantê-los sempre bem hidratados. Uma outra alternativa importante é usar um batom incolor que possui filtro solar FPS15, sendo uma dica fundamental para as pessoas passam muito tempo expostas ao sol.

Seguindo estas dicas e evitando as situações que possam agravar o ressecando dos lábios, você certamente vai conseguir combater o ressecamento e as rachaduras tão incômodas.

Caso tenha ficado qualquer dúvida ou tenha alguma sugestão, favor deixar nos comentários que vamos responder com maior prazer.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)