Pé descascando, como tratar a pele descascando?

Escrito na categoria "Hábitos saudáveis" por Bruno.

O que fazer quando o pé está descascando? Quais são as causas que faz a pele do pé descamar? Neste artigo o Buscar Saúde te explica o que pode deixar a pele descascando, além de mostrar como se prevenir e tratar este problema.

Pele descascando de sol

Com a chegada do verão este problema é muito comum, justamente porque as pessoas acabam tomando sol demais. Além daquele forte ardor na região afetada por causa da queimadura de sol, a pessoa certamente vai ter que lidar com pele descascando!

Quando isso acontece raramente o risco de causar algo mais grave é muito baixo, mas se isso for recorrente a pessoa precisa ficar muito atenta! Os dermatologistas explicam que se esse problema de pele descascando não for tratado corretamente, ele pode virar uma enorme mancha na pele ou pior ainda, desenvolver um câncer de pele.

Pé descascando, pele descascando!

Saiba como cuidar da pele descascando. Veja o que nunca deve ser feito nessa situação!

Pele descascando: Prevenção

Sem dúvidas a forma mais eficaz de prevenir este problema é evitando à exposição prolongada ao sol. Se você estiver curtindo um clube, praia, cachoeira ou é uma pessoa que precisa trabalhar exposto ao sol, o mais indicado é usar protetor solar. Aqui no Buscar Saúde tem um artigo completo te explicando como escolher protetor solar e qual a forma correta de usar, vale muito a pena ler!

Pele descascando: Tratamento

Mas como agir se eu já estiver com a pele descascando? Bom, se você está com pé descascando ou qualquer outra parte do corpo está descamando, é muito importante tomar uma série de cuidados para evitar problemas mais graves.

Jamais puxe a pele descascando! Então este primeiro alerta é justamente o oposto do que a maioria das pessoas faz não é mesmo? Isso deve ser evitado porque ao puxar a pele antes dela se soltar, você não está deixando a área afetada se recuperar completamente.

À medida que a pele vai descascando, é sinal de que outra pele saudável já está no seu lugar. Portanto, tome muito cuidado para não esfregar demais a toalha na pele depois de tomar o banho, o aconselhado é pressionar suavemente a toalha sobre a pele.

Durante este período de recuperação o seu cuidado com a hidratação corporal deve ser redobrado, ou seja, beber água na hora certa pode te ajudar demais a se recuperar mais rapidamente da queimadura de sol.

E o mais importante de todos! Não fique exposto ao sol até que a sua pele esteja totalmente recuperada do problema. Como falamos no início do artigo, a recorrência é que agrava os riscos e consequências.

Pele descascando: Riscos

A pele descamando pode ter diversas causas e neste artigo focamos apenas na queimadura de sol, mas saiba que essa não é a única causa! Aqui no site já fizemos um artigo completo sobre pé descascando, onde mostramos as outras possíveis causas. Então se quiser saber mais sobre o tema vale a pena ler também.

Neste vídeo abaixo você pode conferir uma matéria completa falando dos riscos e prevenção para as queimaduras de sol. Veja como é fácil e necessário cuidar corretamente da sua pele.

Preste bastante atenção, porque se os sintomas persistirem você deve buscar um médico para fazer uma avaliação mais detalhada. Em alguns casos a pessoa vai ter que tratar o problema, então o acompanhamento de um dermatologista é indispensável!

Tem muitos outros artigos aqui no Buscar Saúde apenas esperando a sua visita. São informações gratuitas de ótima qualidade que podem te ajudar a melhorar cada vez mais a sua qualidade de vida. Portanto, continue lendo todas as nossas publicações.

Sobre o autor

Autor Bruno

Bruno Morgado é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário