Para quem gosta de praia, um simples dia no litoral pode revitalizar os ânimos e levar embora várias sensações ruins. Há quem diga que o mar leva embora tudo de ruim que estava ao nosso redor. Mas fugindo um pouco destas crenças místicas, vamos explicar outra coisa bem interessante! Por que nos sentimos tão cansados depois de um dia de praia?

Praia: Quais os benefícios?

Existem várias coisas que podemos fazer na praia que faz um bem tremendo para a saúde! A lista de benefícios vai variar bastante dependendo das atitudes que cada pessoa tenha durante este dia na praia.

Você pode se exercitar intensamente, pode simplesmente sentar na sombra e relaxar ou pode simplesmente tomar um banho de mar e voltar para casa. Indiferente de qual seja o seu caso, isso certamente vai trazer benefícios físicos e mentais!

Areia, mar, sol e cansaço!

Saiba porque nos sentimos tão cansados depois de um dia na praia!

A Vitamina D obtida através da exposição ao sol é muito valiosa sim, mas precisamos buscá-la de forma consciente. Por isso, para que o dia na praia seja bem proveitoso e seguro, você precisa tomar várias precauções. Então, siga rigorosamente estas orientações listadas abaixo:

  • Use sempre boné e óculos para proteger o seu rosto
  • Use roupas leves e que facilite a transpiração corporal
  • Beba bastante água durante o dia
  • Beba água de coco
  • Evite exposição prolongada ao sol
  • Evite a ingestão de comidas condimentadas
  • Evite a exposição direta ao sol entre 10 horas da manhã e 4 da tarde
  • Use protetor solar várias vezes ao dia

Praia: Por que cansa tanto?

Toda essa diversão e os bons momentos na praia fazem com que a gente fique bem cansado ao final do dia, e por que isso acontece? A resposta está em tudo ao seu redor! Isso mesmo que você leu, o sol, a areia, o mar e muitos outros fatores contribuem para o cansaço.

O primeiro fator e possivelmente o mais determinante, é a exposição solar prolongada! Entenda que quando falamos em exposição solar, também estamos falando do período que você permanece debaixo do guarda sol, que apensar de reduzir bastante, ele não impede que os raios solares cheguem o seu corpo, ou seja, ele não é capaz de anular essa exposição.

O clima bastante quente faz com que haja um constante aumento da temperatura corporal e com isso, o organismo precisa ficar regulando a nossa temperatura o tempo todo, e isso que requer bastante energia!

Quando ficamos expostos à altas temperaturas por muito tempo, o trabalho de compensação térmica no nosso organismo faz com que o ritmo cardíaco e o metabolismo acelerem bastante.

Outro fator que favorece isso é a desidratação que é muito comum em pessoas que vão à praia. Isso acontece porque cerca de 90% das pessoas não se hidratam corretamente durante os dias quentes, esperando sentir muita sede para ingerir água, o que é totalmente incorreto como já falamos em outro artigo aqui do Buscar Saúde!

Muitas pessoas gostam de tomar aquela cervejinha ou então um refrigerante enquanto estão na praia. Apesar de ser bem refrescante, essas bebidas tem ações diuréticas e fazem com que a pessoa vá mais vezes ao banheiro, ou seja, favorece ainda mais a desidratação se não houver a devida reposição líquida.

Atividade física na praia

Quem segue o Buscar Saúde a mais tempo sabe a diferença entre exercício físico e atividade física. Se você vai à praia relaxar, fazer uma caminhada, correr, nadar ou bater uma bolinha, você está fazendo uma atividade física. Ela pode ser leve, moderada ou intensa.

Obviamente quanto mais intensa e/ou duradora for a atividade física, maior será o cansaço! É preciso entender que caminhar ou correr na areia é muito mais cansativo do que a mesma ação na rua ou na esteira. Bem como nadar em uma piscina, também é bem menos cansativo que nadar no mar.

Isso também vale para o vôlei, futebol e qualquer outro exercício que for realizado na praia. O mar e a areia unidos ao calor são a combinação perfeita para levar o nosso organismo ao gasto intenso de energia, mesmo que este gasto aconteça pouco a pouco e a gente quase nem perceba.

Praia: Este cansaço é bom ou ruim?

Respeitando aquela lista de precauções, podemos dizer que uma pessoa só tem vantagens para levar para casa depois de um dia na praia, mesmo se sentindo tão cansada.

A qualidade do sono é melhor, o humor é melhor, há uma redução do estresse, as funções fisiológicas são melhores, além de vários outros benefícios que só percebemos observando cada detalhe do convívio diário.

Então, se você não tem nenhuma restrição médica comprovada relacionada com o sol, areia ou o mar, aproveite imediatamente cada benefício que o litoral pode lhe oferecer. E como dica final, tente vivenciar o nascer e/ou pôr do sol na praia, é algo surreal de tão lindo!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)