Qual o melhor horário para fazer exercícios físicos? Talvez você já tenha se perguntado sobre isso e pensando neste tema, encontramos várias dúvidas que são bem parecidas como por exemplo, qual o melhor horário para malhar? Qual o melhor horário para treinar? Qual o melhor horário para se exercitar e perder peso? Qual o melhor horário para fazer exercícios aeróbicos. Bem, foram muitas dúvidas relacionadas ao horário e este artigo vai falar disso detalhadamente.

Agora vamos falar sobre as vantagens e desvantagens de treinar pela manhã, tarde ou noite. Veja cada dica e saiba qual horário mais combina com você! Em primeiro lugar precisamos informar que a pessoa naturalmente tem mais força e disposição para treinar no final do dia. Mas é importante frisar que não existe um horário ideal para praticar esportes ou fazer exercícios físicos, o que vale de verdade é a preferência e a disponibilidade de cada indivíduo.

Melhor horário para malhar

Como escolher o melhor horário para treinar?

Qual a melhor e pior horário para se exercitar?

Apesar de não existir um horário mágico que supere absurdamente os demais, existem sim várias vantagens e desvantagens em cada um deles e se as pessoas souberem quais são, elas poderão lidar com cada aspecto e buscar melhor os seus resultados e objetivos nos treinos, sem prejudicar a saúde.

Exercitar de manhã

As pessoas que preferem se exercitar pela manhã tem a grande vantagem de acelerar o organismo logo no início do dia. Com isso, elas despertam mais rapidamente e ficam prontas mais rapidamente para as demais atividades cotidianas.

A recuperação do organismo pós atividade física também tem mais chances de ser melhor, visto que existem muitas refeições ao longo do dia que podem oferecer os nutrientes importantes para este processo.

Por outro lado, se a pessoa não tiver uma boa alimentação antes do treino ela pode ter o treino prejudicado! Quem come pouco ou come alimentos pesados demais, está sujeito a sofrer com enjoos, fraqueza e até desmaiar. Isso acontece porque a atividade física acelera o consumo de glicose pelo organismo, e se a pessoa estiver sem se alimentar direito, ela pode ter um quadro de hipoglicemia.

É importante compreender que o corpo precisa de um tempo destinado para o processo digestivo, então os especialistas indicam que a pessoa deve esperar pelo menos uma hora para iniciar a atividade física!

Exercitar a tarde

As pessoas que treinam no final da tarde tem muito mais força para se exercitar! Vários fatores metabólicos intensificam a potência física na parte final do dia e isso causa um aumento no estímulo e produção de insulina e cortisol, este segundo é o hormônio ligado ao estresse físico.

Outro fator que influencia é a temperatura corporal, ou seja, como o corpo naturalmente está mais aquecido no final da tarde, isso favorece a realização de exercícios. Mas os especialistas afirmam que esta vantagem do treino vespertino só se aplica aos treinos anaeróbicos e não tem grande relevância para os exercícios aeróbicos que são aqueles mais procuradas pelas pessoas que querem emagrecer.

A musculação é importante mesmo para quem tem como objetivo perder peso, visto que o aumento da musculatura também é um dos fatores que favorece a perda de peso. Ou seja, quanto mais massa magra, maior é a quantidade energia usada.

Exercitar a noite

Os exercícios noturnos fazem parte das receitas médicas contra a insônia, mas se a pessoa não souber o horário correto para se exercitar, o efeito pode ser justamente o contrário. Portanto, você jamais deve praticar exercício físico perto do horário de ir dormir.

Durante o treino, a atividade física estimula a liberação de uma grande quantidade de endorfina, que é responsável pela sensação de euforia e excitação nas pessoas. Mas como o ser humano é totalmente diferenciado entre si, ainda sim existem pessoas que conseguem sair de um treino, tomar banho e dormir tranquilamente. Mas o mais indicado é que você não corra este risco, pois você pode ficar acordado até o meio da madrugada.

Outra desvantagem do treino noturno é quanto à recuperação muscular! Se a pessoa não tiver uma alimentação adequada, a recuperação não será eficiente. É preciso ter muito cuidado com a quantidade e qualidade dos alimentos ingeridos durante a noite, eles precisam oferecer os nutrientes necessários para a boa recuperação muscular e ao mesmo tempo, evitar um grande estoque de energia na forma de gordura.

Então é isso! Nunca deixe de ser se exercitar seja qual for o horário, pois os riscos de uma vida sedentária são enormes e por mais que o horário que você treine não seja o seu favorito, ainda sim é uma boa atitude. Nunca se esqueça de fazer um bom alongamento depois se exercitar e jamais inicie qualquer atividade física sem antes consultar um médico e obter a liberação para praticar atividade física.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)