Você considera que a saúde é importante para a sua vida? Você tem atitudes que confirme este pensamento? Como é a sua alimentação? Você realiza atividades físicas regularmente? Você descansa o suficiente? Buscar informações sobre a saúde é algo muito valioso que poucas pessoas o fazem. Troque aquelas horas que você passa no Facebook olhando postagens aleatórias e busque dicas de alimentação, exercícios físicos e assuntos relacionados, isso pode fazer uma diferença enorme lá na frente.

No artigo de hoje vamos falar sobre dormir depois de treinar? Esta atitude é boa ou ruim para a saúde? Dormir depois de malhar, correr, nadar, etc., traz benefícios? Vejam como descansar corretamente pode ser tão importante quanto se exercitar.

Dormir depois do treino ajudar a emagrecer?

Quais os benefícios de dormir depois do treino?

Dormir depois do treino é bom ou ruim?

Se o seu único horário para se exercitar é antes de dormir, você deve continuar se exercitando tranquilamente. Os malefícios de não se exercitar são muito piores do que qualquer desvantagem de treinar em um horário ruim. Diversos estudos apontam que o momento ideal para se exercitar é a tarde ou no início da noite. Isso está relacionado com diversas funções fisiológicas e o que eles chamam de ativação muscular ideal.

Quando você realiza o treino dentro das condições adequadas de volume e intensidade, os benefícios serão obtidos. É importante estar atento ao período mínimo de intervalo entre o término do treino e a hora de dormir, caso contrário, você pode ter problemas para pegar no sono.

Exercício Físico: Aliado contra a insônia

As pessoas que sofrem com insônia deveriam dar um valor maior para o exercício físico. Diversas pesquisas mostram que o exercício auxilia em um sono de melhor qualidade, ou seja, ele pode ser um aliado no combate à insônia.

Os especialistas indicam que o exercício físico seja realizado até no máximo 2 horas antes de dormir. Existem hormônios que são liberados durante o exercício que contribuem para torná-lo sonolento.

É importante frisar que a realização de exercícios físico muito próximo do horário de dormir trará efeito contrário, visto que há um período de alerta do nosso organismo pós exercício. Neste período, a pessoa terá muita dificuldade de pegar no sono, mas ele dura aproximadamente 60 minutos.

Outro erro comum é pensar que treinar até o limite o deixará cansado e fará com que você durma rápido. Se você focar em um treino extremamente intenso, as chances de você deixar a insônia ainda pior é muito grande, além do risco de não ter uma boa qualidade no sono.

Dormir pouco atrapalha na hipertrofia e perda de peso

Todos os benefícios prometidos ao realizar atividade física são obtidos quando o conjunto da obra é mantido, mas como assim? Não adianta você treinar extremamente focado, se não tiver um bom e eficaz período de descanso.

A recuperação muscular, assim como as adaptações fisiológicas tão desejadas, acontecem principalmente durante o sono. Sendo assim, ter uma boa noite de descanso é tão importante para ganhar músculos, para emagrecer, para melhorar o condicionamento físico, quanto a própria realização dos exercícios.

Dormir pelo menos 8 horas por dia é o mais indicado pelos especialistas, mas não adianta nada se a qualidade do sono for ruim. Isso depende da alimentação, do estresse, da ansiedade e até mesmo da sua idade e sexo. Como você faz a vontade de dormir depois de treinar? Qual horário que você mais gosta de treinar? Isso interfere no seu sono?

Considerações finais

Não podemos finalizar sem antes alertar sobre os riscos de se exercitar sem a orientação de um profissional de Educação Física. Jamais inicie qualquer atividade física sem antes passar pelo médico, realizar todas as avaliações exames necessários para obter a liberação para se exercitar.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)