Você já ouviu falar de fases do sono? Sabe quantas fases do sono existem? Neste artigo vamos falar quantas fases o sono tem e qual a importância e característica de cada fase. Entenda melhor como isso tem influência direta na sua qualidade do sono e talvez explique porque você acorda mais ou menos descasando!

Uma boa noite de sono é fundamental para nos ajuda à estabilizar as reações químicas, tendo influência direta na memória, sonhos e redução de estresse.

Fases do sono: Quantas são?

Existem basicamente 5 fases do sono que são chamadas de estágios 1, 2, 3, 4 e REM, que significa Rapid Eye Movement, que traduzido para o Português quer dizer Movimento Rápido dos Olhos.

Quando a pessoa começa a dormir ela inicia no estágio 1 e naturalmente vai passando por cada fase até chegar ao sono REM. Os especialistas informam que o cérebro humano age de forma diferente em cada fase do sono, sendo que em algumas fases a pessoa se mexe bastante e em outras ela fica totalmente imóvel.

Quais são as fases do sono?

O que são as fases do sono e qual a importância para a saúde? (CRÉDITOS: BedTime)

Fases do sono: Quais são?

Agora vamos falar detalhadamente de cada fase do sono e explicar as características de cada uma. Se você já viu alguém dormindo, certamente vai lembrar de certas ações e entender porque elas ocorrem.

Fase 1 – Sono leve

Nesta fase a pessoa vive uma sensação de entrar e sair do sono, podendo ser facilmente despertada. Os movimentos dos olhos e do corpo ficam bem lentos e algumas pessoas apresentam alguns espasmos, principalmente nas pernas. Este sono é tão leve que os próprios espasmos são suficientes para acordar a pessoa! Vários estudos mostraram que a atividade cerebral é alta no início do sono e vai reduzindo drasticamente, principalmente quando chega ao estágio REM.

Fase 2 – Início do sono pesado

Caso você não saiba, aproximadamente 50% do tempo que você passa dormindo corresponde à esta etapa 2. Neste estágio do sono praticamente não existem movimentos dos olhos e as ondas cerebrais vão apresentando atividades mais lentas. Também é nesta fase que o corpo esfria e os músculos começam a ficar bem relaxados.

Fase 3 – Início Sono profundo

Nesta fase as ondas cerebrais atuam em combinações de ondas lentas com ondas mais rápidas. Durante o estágio 3 do sono é bem mais difícil acordar alguém e quando a pessoa é acordada nesta fase do sono, naturalmente ela se sente bem fraca e desorientada, levando alguns minutos para o corpo retomar a consciência total.

Fase 4 – Sono profundo

Este estágio é conhecido como a segunda fase do sono profundo, e nesta etapa as atividades cerebrais são praticamente de ondas lentas. Assim como na fase 3, é bem difícil acordar uma pessoa e caso você não saiba, estas etapas do sono profundo são importantíssimas para que a pessoa acorde descansada no dia seguinte!

Quando as fases do sono 3 e 4 são curtas, a pessoa não tem um sono de qualidade e com isso, é muito natural que a pessoa acorde bem cansada como se não tivesse dormido quase nada!

Fase 5 – REM

Se você se lembra dos seus sonhos e tem sonhos longos você pode ficar feliz, porque é na quinta fase do sono que a maior parte dos sonhos acontecem. Quando você entra na fase REM a respiração fica mais rápida, irregular e superficial, mas os seus músculos se tornam imóveis.

Nesta fase do sono há um aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial. É muito comum que os homens apresentem ereções quando estão senta fase do sono que representa aproximadamente 20% do sono total!

Sonho: Qual a importância?

Devemos informar que os pesquisadores ainda não compreendem totalmente o sono REM e os sonhos, mas eles informam que é uma fase importante para a criação de memórias de longo prazo.

Então, ter uma noite de sono sem atingir a fase REM não significa que você teve uma péssima noite de sono, mas quando isso acontece com muita frequência, os malefícios podem ser notados facilmente, ou seja, se você sonha pouco, pode ser um sinal de algum distúrbio do sono ou problemas de memória!

As pessoas que sofrem de insônia dificilmente conseguem passar da fase 1. As pessoas com hábitos ruins e sono de má qualidade raramente completam o ciclo total do sono chegando ao REM.

Quando a pessoa consegue completar o ciclo em uma noite de sono, certamente vai favorecer o equilíbrio físico, químico e mental. As noites de sono ruins resultam em irritabilidade, estresse, depressão, problemas de memória e vários outros problemas que prejudicam a qualidade de vida da pessoa!

Espero que vocês tenham gostado de conhecer estas curiosidades e se tiver ficado alguma dúvida, deixe nos comentários porque teremos o maior prazer em responder.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

4 comentários para “Fases do sono, quais são e como entender?”

  1. Gessy Vieira da Silva

    Eu acordo sempre de madrugada passado mal preção sobe coração acelerado tem que toma chá de camomila ou erva cidreira

    Responder
    • Bruno

      Espero que isso não aconteça todo dia. Você já foi ao médica olhar o que pode ser?

      Responder
  2. Oseas

    Matéria de grande importância, minha esposa sofre muito com insônia e estas informações serão ótimas como ajuda no combate a esta doença.

    Responder
    • Bruno

      Agradeço pela leitura meu amigo… Se quiser saber ainda mais tem um artigo falando só de INSÔNIA no site… Vale a pena conferir!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)