Falar dormindo é uma atitude normal ou é sinal de algo errado com o nosso corpo? Tem alguma forma de evitar isso? Neste artigo vamos falar deste hábito que é muito comum, além de explicar porque isso acontece, e o que você deve fazer se é uma pessoa que conversa dormindo.

Falar dormindo: O que pode ser?

Alguma vez já te falaram que você é uma pessoa que fica sussurrando ou conversando enquanto dorme? Talvez você não seja assim, mas certamente já viu alguém conversar durante o sono, será que isso é normal?

Este ato é muito mais comum do que você imagina! Inclusive, algumas pessoas aproveitam deste momento, para conversar com a pessoa e tentar descobrir coisas que ela possa estar escondendo, mas será que tudo que a pessoa diz é realmente verdade?

Falar dormindo, o que pode ser?

Saiba se é normal ou não conversar enquanto dorme?

Os especialistas afirmam que a pessoa que fala dormindo raramente se lembra de algo. Então não importa se foi uma conversa séria, ou se foi um assunto descontraído com os amigos, a tendência é que a pessoa não faça a mínima ideia do que venha a comentar no dia seguinte.

Falar dormindo é bom ou ruim?

Este ato de conversar durante o sono é chamado de parasomnia, que é tratado como um comportamento anormal que ocorre durante o sono. De acordo com vários estudos, as conversas não duram mais que 30 segundos, mas em casos mais raros, a pessoa pode falar muitas vezes durante a noite. Apesar de ser considerado anormal, este problema não é considerado um problema de saúde.

Falar dormindo: Quem pode falar?

Aproximadamente 50% das crianças com idade entre 3 e 10 anos conversam durante o sono. No caso dos adultos o número é muito menor, sendo apenas 5%. De acordo com estudos, tanto as meninas quanto os meninos têm a mesma tendência de conversar dormindo. Então, a alternativa mais lógica para isso é algum fator genético.

Quais as causas? Todo mundo pensa que a pessoa que fala dormindo está tendo algum tipo de diálogo no sonho, mas os especialistas ainda não conseguiram nenhuma comprovação cientifica afirmando ou negando isso!

De acordo com os estudos, a fala pode acontecer em qualquer fase do sono e caso você não saiba, não são em todas as fases do sono que podemos sonhar. Aqui no Buscar Saúde temos um artigo muito interessante sobre as fases do sono, se quiser entender melhor sobre isso, indicamos esta leitura complementar!

Falar dormindo: Fatores associados

Várias análises são feitas todos os anos para compreender melhor o sono, e o funcionamento cerebral durante o período que estamos dormindo. Nestes estudos, várias descobertas já foram feitas sobre condições que favorecem este episódio de falar durante a noite, são eles:

  • Sonambulismo
  • Efeito colateral de medicamentos
  • Excesso de estresse emocional
  • Febre
  • Distúrbios de saúde mental
  • Uso de substancias alucinógenas
  • Uso de drogas

Falar dormindo: Como tratar?

Buscar a orientação de um especialista do sono, é sempre uma boa alternativa para as pessoas que acham que este hábito pode causar gritos ou ações violentas, que possam interferir no seu sono ou no das demais pessoas que dormem no mesmo quarto.

No caso das crianças, os pais devem levá-lo ao pediatra sempre que achar que há algum problema com o sono. Mas saiba que raramente será necessário iniciar qualquer tipo de tratamento, tanto no caso dos adultos, quanto das crianças.

Ainda não existem métodos para reduzir a quantidade de vezes que uma pessoa fala durante o sono, mas como citamos ao longo do artigo, isso não deve ser tratado como um problema, exceto quando está prejudicando a qualidade do sono da pessoa ou demais no ambiente.

Respondendo uma última pergunta, não é possível confirmar se o que foi dito tem ou não fundamento. Portanto, ao tentar arrancar verdades de uma pessoa dormindo, você pode se frustrar com uma resposta que não necessariamente estava respondendo o que foi perguntando.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

2 comentários para “Falar enquanto dorme! Saiba se isso é normal.”

  1. Teresa

    Muito interessante. Pensei k fosse alguma doença. Na minha familia tem muitos casos desse genero. Mas acontece muito quando criança. Depois passa

    Responder
    • Bruno

      Muito legal tirar essas dúvidas não é mesmo, ficamos preocupados com situações que são normais. Obrigado pelo comentário e elogio!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)