Dormir bem é fundamental para manter a boa saúde do nosso corpo. Quando temos um sono de qualidade, várias funções do nosso corpo são beneficiadas e é disso que vamos falar aqui neste artigo.

Fases do sono

De acordo com os especialistas, o sono é dividido em várias etapas que são chamadas de fases do sono! Aqui no Buscar Saúde tem um artigo completo falando destas fases, caso tenha interesse em saber mais do assunto, indicamos esta leitura complementar.

Na sequência do artigo você vai saber o que acontece com o seu corpo durante essas fases do sono. Depois de ler essas dicas, você certamente vai entender porque é tão importante dormir bem!

Dormir na hora certa, qual a importância?

Veja o que acontece com o seu corpo durante o sono!

Dormir: Cérebro

Podemos dizer que o cérebro nunca dorme! O que acontece durante o sono, é ele estar mais ou menos ativo. Quando temos uma boa noite de sono, naturalmente vai ter menos ativação cerebral. Quando estamos agitados, o ambiente não é silencioso e tem luz acesa, o cérebro fica em constante ativação, fazendo com que a gente acorde mais cansado do que quando deitou.

O bom descanso é muito importante para as conexões neurais formadoras de novas memórias, ou seja, quando esta função é prejudica a pessoa pode ter problemas para memorizar informações recentes.

Dormir: Espasmo

Durante o sono é muito natural fazer alguns movimentos involuntários com os braços ou com as pernas, estes movimentos são reflexos dos seus músculos e são chamados de espasmos. Em alguns casos, estes movimentos são relacionados à alguma situação que esteja sonhando como por exemplo, caindo de algum lugar e etc.

Dormir: Barulho

Várias pessoas acordam quando escutam qualquer barulho perto delas, enquanto outras pessoas tem um sono tão pesado, que dificilmente vai acordar nesta situação.

Dormir: Temperatura

Quando estamos dormindo, a regulação da temperatura corporal acontece de uma forma muito diferente do que quando estamos acordados. A regulação é diminuída, fazendo com que a temperatura corporal caia um pouco, por isso é importante se manter aquecido ao dormir.

Dormir: Paralisia

A paralisia do sono é caracterizada quando os músculos ficam totalmente imóveis, ou seja, apenas os músculos dos olhos, da respiração e do coração funcionam normalmente. Saiba que este tipo de paralisia dura apenas alguns minutos e não é um problema de saúde.

Dormir: Sonambulo

Quando a pessoa se levanta da cama, anda pela casa e faz outras ações mesmo dormindo, ela é classificada como sonambula. Caso você não saiba, o sonambulismo pode ser muito perigoso, visto que a pessoa não tem noção dos atos que realiza! Então, ela pode sair de casa e ser atropelada, ela pode manusear objetos cortantes como facas ou tesouras sem o devido cuidado.

Dormir: Conversar

Conversar enquanto dorme não é um problema! Existem pessoas que dizem apenas algumas palavras, mas outras conversam normalmente como se estivessem acordadas. Apesar de parecer totalmente consciente, é importante informar que a pessoa não está ciente do que está falando, então não tente tirar “verdades” de uma pessoa enquanto estiver dormindo.

Dormir: Sonho

Você já sonhou várias vezes com a mesma coisa? Para muitas pessoas, sonhar várias vezes com a mesma coisa é algo preocupante, mas saiba que isso é normal, podendo ter relação com as situações psicológicas recentes, com as memórias recentes e até mesmo situações que o seu cérebro tenta interpretar.

Dormir: Importância

Para as crianças o sono é importante principalmente para favorecer a produção dos hormônios do crescimento. No casos dos adultos, o sono atua com extrema importância na regeneração muscular e óssea.

Dormir: Apetite

Quando você acorda com uma sensação absurda de fome, pode ser um sinal de que você não dormiu bem, ou que o seu corpo não está produzindo corretamente os hormônios que regulam o apetite.

Espero que tenha gostado destas curiosidades e informações sobre o sono. Aqui no Buscar Saúde estamos sempre trazendo artigos que falam de como melhorar a sua qualidade de vida, inclusive já falamos sobre as atitudes que prejudicam a chegada do sono, vale a pena conferir.

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