Tirar um cochilo após o almoço faz parte do ciclo normal de sonolência do ser humano, mas será que isso faz bem para a saúde? Este hábito é muito comum entre as pessoas que vivem na Espanha. Pra você ter ideia como este hábito é forte por lá, em Madri é muito comum encontrar diversas lojas fechadas no início da tarde, justamente porque os lojistas fecham os seus estabelecimentos para dormir um pouco depois de almoçar.

Dormir após o almoço é bom para a saúde?

Apesar de ser tratado como um péssimo hábito, principalmente entre os brasileiros, esta é uma prática muito saudável e deveria ser seguida por todas as pessoas. Especialistas informam que dormir após o almoço não é sinal de preguiça, mas sim uma recomendação médica, que é capaz de promover melhorias no desempenho das diversas atividades desempenhadas ao longo do dia, além de favorecer uma saúde melhor.

Dormir depois do almoço faz engordar?

Posso dormir depois de almoçar sem oferecer riscos para a minha saúde?

Existem empresas que já compreenderam que a boa produtividade está diretamente relacionada com o estado de espírito do seu funcionário. Com isso, algumas delas já oferecem salas de descanso para que os funcionários possam dormir um pouco após o almoço. Esta ótima iniciativa já acontece em vários países, mas ainda é raridade no meio empresarial brasileiro.

Você talvez esteja se perguntando, isso funciona de verdade? Os resultados de diversos estudos já mostram que os profissionais que têm um período de descanso depois de almoçar, apresentam uma produtividade muito superior do que os demais companheiros que não descansam depois do almoço.

Dormir depois do almoço faz engordar?

Outra afirmação muito comum é que dormir depois de almoçar favorece o ganho de peso, ou seja, as pessoas que têm esta atitude tendem a engordar mais facilmente. Qual a sua opinião sobre isso? De acordo com diversos nutricionistas, o sono pós almoço não pode ser classificado como um fator determinante para o aumento de peso.

As pessoas precisam compreender que o aumento da gordura corporal ocorre quando há um balanço calórico positivo, mas o que é isso? A resposta é muito simples! Neste caso, a pessoa ingere mais calorias do que consegue gastar, ou seja, sempre que isso ocorrer, haverá um estoque em forma de gordura.

Para conseguir um balanço calórico negativo, a pessoa tem que buscar um estilo de vida mais saudável, visando uma alimentação balanceada e adicionando atividades físicas regularmente em sua rotina semanal. Quanto mais tempo o indivíduo permanecer imóvel, seja no trabalho, em casa ou na escola, menores são as chances de obter um balanço calórico negativo, resultando quase sempre em um quadro de sobrepeso.

Para definir qual a alimentação correta, é necessário contar com a orientação de um nutricionista, assim como também é muito importante buscar a orientação de um profissional de Educação Física para cuidar da parte dos exercícios físicos. Esta orientação se faz necessária, uma vez que estes profissionais têm a capacitação para te livrar de falsas informações e te afastar de diversos riscos desnecessários.

Considerações Finais

Como foi dito, sentir sono depois de almoçar é uma resposta fisiológica natural, mas a pessoa não deve usar isso como desculpa para dormir muitas horas, o mais indicado é que esta soneca seja de no máximo 30 minutos. Este período já é o suficiente para dar uma boa restaurada nas energias.

Os indivíduos que tem tendência muito forte a sentir sonolência no trabalho ou até mesmo os alunos que estudam na parte tarde, precisam prestar bastante atenção no exagero de sono depois do almoço. Este excesso geralmente é reflexo de um sono insuficiente durante a noite, ou seja, dormir mais que 30 minutos depois do almoço pode ser um sinal de que algo está errado no sono noturno.

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2 comentários para “Dormir depois de almoçar faz engordar! Verdade ou Mito?”

  1. Maria

    Ótimo esses artigos!

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    • Bruno

      Agradeço pelo comentário e espero que continue visitando o site, tem sempre dicas importantes!

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