Tocar um instrumento musical faz bem pra saúde? Qual a importância de tocar um instrumento musical? As pessoas que tocam instrumentos musicais são mais inteligentes e mais bem humoradas? Estas perguntas e muitas outras dicas e informações sobre o assunto vocês conferem agora!

Pessoas que tocam instrumentos musicais são mais inteligentes?

Estudos mostram que os músicos apresentaram resultados melhores de desempenho em testes cognitivos. Como foi dito, tocar regularmente qualquer instrumento é uma excelente forma de exercitar o cérebro.

Existem diversos estudos e pesquisas apontando que a atividade musical é extremamente benéfica para o corpo e para a mente. É importante frisar que indiferente da idade, do sexo, nível de habilidade e do instrumento escolhido, praticar um instrumento musical é uma excelente forma de exercício cognitivo. Dentre os benefícios para a saúde, podemos citar:

  • Redução do estresse
  • Controle da pressão arterial
  • Prevenção de doenças
  • Combate a depressão
  • Melhoria na atenção
  • Combate a ansiedade
  • Melhora o estado de humor
Tocar instrumento musical faz bem pra saúde?

Quais os benefícios de tocar um instrumento musical?

Tocar instrumento musical melhora a coordenação motora?

Este é sem dúvidas um dos benefícios mais fantásticos. Os músicos precisam desenvolver uma coordenação motora muito boa para tocar cada vez melhor. Sendo assim, o ato de tocar um instrumento musical faz com que a coordenação motora seja exercitada constantemente. Este tipo de evolução pode te beneficiar futuramente em atividades diárias e até mesmo nas modalidades esportivas.

Quem toca instrumento musical é bem humorado!

É muito natural você ver uma pessoas feliz quanto está tocando seu instrumento favorito. Geralmente as pessoas que tocam instrumentos musicais são bem humoradas, isso está relacionado com o bem estar e prazer que música proporciona, além é claro da redução do estresse já citado.

Quem toca instrumentos musicais tem boa leitura?

Para desenvolver sua habilidade no instrumento, a pessoa precisa ler constantemente as músicas, teorias, técnicas e etc. Tudo isso faz com que a leitura seja praticada e o vocabulário ampliado.

Tocar um instrumento melhora o sistema respiratório?

Este é um excelente benefício para os que escolheram os instrumentos de sopro. Estas pessoas primeiro precisam aprender a respirar corretamente e depois evoluir na técnica do seu instrumento.

No início é um enorme desafio, mas de acordo com a evolução, a pessoa vai conseguir controlar melhor a respiração e isso é facilmente notado durante as execuções das notas em seu instrumento musical.

Quem toca instrumentos musicais tem atenção melhor?

A audição e a atenção é fundamental para o seu desempenho musical. As pessoas que tocam regularmente desenvolvem ambas as capacidades e mesmo aquelas que tinham dificuldades, posteriormente nem iram lembrar deste problema, visto que isso é facilmente trabalhado com a música. Com a melhoria da atenção, o músico consegue ouvir melhor as batidas, os ritmos, os elementos musicais, o timbre e etc.

Interação social entre os músicos!

Falar de música é praticamente falar de interação social. É claro que existem os treinos em que a pessoa está sozinha, é claro que existem pessoas que gostam de tocar apenas como hobby e quando estão sozinhas, mas este número é muito pequeno! Quando pensamos em música, pensamos em rodas de amigos, sorrisos e um clima muito agradável. Bom isso é o que a música proporciona.

A interação social geralmente começa nas aulas de música, onde a classe aprende em conjunto, evolui e se ajuda. Posteriormente isso é passado para as apresentações, seja ela um grande show ou uma roda de viola. Se você notar, quase sempre tem um grupo de pessoas onde tem música rolando.

Quem toca instrumentos musicais tem boa memória?

Este é outro benefício fantástico que um músico obtém. É praticamente impossível tocar um instrumento sem ter boa memória, mas isso não é desculpa para as pessoas que tem dificuldade de memorização. Na verdade, grande parte dessas pessoas não tratam o problema, justamente por não trabalharem atividades que estimulam a memória.

Trabalhar a memória é muito importante para o músico. Ele precisa lembrar, as notas, os tons, as sequências e tudo isso faz muito bem para sua saúde mental. A pratica de instrumento musical vem sido utilizada em pacientes com a doença de Alzheimer.

Diversos estudos apontam que a memória musical foi melhor mantida quando comparada as palavras faladas. A excitação causada pela música tem fator primordial nesta diferença de resultado.

Estamos finalizando mais este artigo e queremos saber qual seu instrumento musical favorito? Tem algum instrumento que gostaria de aprender? Que tal começar a tocar um instrumento para melhorar sua saúde?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)