Como usar corretamente o fone de ouvido? A música alta no fone de ouvido pode prejudicar a audição? Quais os riscos de usar fone de ouvido por muito tempo? Neste artigo vamos falar sobre a forma saudável de ouvir música no fone de ouvido, além de explicar como prevenir os riscos desnecessários!

Perda de audição: Quais os riscos?

Os resultados dos estudos realizados em universidades no mundo todo, mostram que a perda de audição é um problema que afeta cada vez mais os jovens. O grande motivo desta triste realidade é a poluição sonora, mas o que é isso?

De acordo com os especialistas, a poluição sonora é caracterizada pelo enorme e constante barulho nas ruas, ambientes de trabalho e principalmente, o uso exagerado e incorreto dos fones de ouvido!

Aqui no Buscar Saúde já fizemos um artigo falando sobre os decibéis que os nossos ouvidos são capazes de tolerar sem sofrer danos de acordo com a duração de cada ruído, se você não sabe sobre este assunto, vale a pena esta leitura complementar, pois ela pode te livrar de vários problemas auditivos.

O que é tempo de repouso auditivo?

Quais os riscos de ouvir música alta no fone de ouvido?

Perda de audição: Fone de ouvido

Os problemas auditivos que antes eram mais comuns na terceira idade ou decorrentes de fatores genéticos, agora são uma realidade entre os jovens e isso tem relação com o uso abusivo de fones de ouvidos potentes.

As pessoas que escutam música alta no fone de ouvido estão mais propensas à ter problemas auditivos. Quando o ouvido fica exposto ao som alto por um longo período, as chances de lesões nas células auditivas são enormes, podendo resultar em surdez temporária ou definitiva.

Perda de audição: Como evitar?

Indiferente da idade, a pessoa precisa evitar o uso de fones de ouvido por longos períodos e quando usá-los, a música não deve estar alta demais! Como o exame de audiometria não é um exame de rotina na vida de muitas pessoas, a maior parte delas só descobre o problema de audição quando os danos já estão graves!

À medida que o déficit aumenta a pessoa com problema de audição começa a reclamar que os outros estão falando baixo demais. Por isso, é importante consultar sempre um médico especialista e realizar os exames preventivos. Caso note alguma alteração no ouvido, a consulta deve ser imediatamente.

Como ouvir música sem prejudicar a audição?

A primeira dica é optar por fones que ficam externos à orelha, ou seja, as opções mais saudáveis são os fones tipo concha! De acordo com os especialistas, os modelos de plugue que são do tipo intra-auriculare são os mais prejudiciais. Escolher os fones do tipo concha é importante, porque quanto mais longe a fonte de som estiver do conduto auditivo, menores são os riscos de danos auditivos.

Além da escolha correta do tipo de fone de ouvido, a pessoa precisa ter bastante cuidado com o volume ao usá-lo. Infelizmente a geração atual de adolescentes está buscando aparelhos cada vez mais potentes, deixando de lado a saúde auditiva.

Quanto mais alto o som, menor deve ser o tempo de exposição, então o mais indicado é controlar o volume e ouvir sempre na metade da potência máxima do aparelho. Para saber se a música está em um volume ideal, faça um teste bem simples! Veja se consegue ouvir a música e os sons externos.

Portanto, se a música te atrapalhar a ouvir os sons externos, é um grande indicador de que a música está alta demais. Outra maneira de descobrir se o som do fone de ouvido está alto demais, é se a pessoa ao seu lado consegue ouvir a música que você está escutando.

Problema de audição: Como prevenir?

Uma forma de evitar danos auditivos é oferecer o descanso adequado aos seus ouvidos! Se você não sabe como fazer isso, é bem simples! Para cada hora que ficar ouvindo música no fone de ouvido, fique 20 minutos sem ouvir música e sem o fone.

Este repouso é ainda mais importante quando vamos em um show com música alta. Nestes casos, o tempo de repouso auditivo deve ser de pelo menos dois dias. Tudo isso é fundamental para evitar os danos auditivos.

Sabe aquele zumbido que ficamos ouvindo depois de ir em um show? É um sinal claro de dano auditivo, que em grande parte dos casos é temporário e depois do tempo de repouso volta ao normal, mas se a pessoa não respeitar o tempo sugerido, as chances de lesões crônicas são enormes!

No vídeo abaixo você pode conferir uma reportagem muito interessante com vários alertas sobre os riscos de ouvir música alta no fone de ouvido.

Você não precisa deixar de ir em shows, você naturalmente vai aumentar o volume quando a playlist tocar aquela música favorita, e isso não é problema! Estes momentos são importantes para o nosso bem-estar, para a nossa felicidade. Então o que deve fazer é respeitar o repouso após estes momentos de exposição ao som alto!

Espero que tenham compreendido os riscos e principalmente, que possam adotar os hábitos saudáveis ao usar os fones de ouvido. Cuidar da sua saúde auditiva é fundamental para melhorar a sua qualidade de vida e evitar complicações futuras!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

2 comentários para “Fones de ouvido, riscos de perda auditiva!”

  1. Cíntia Braga

    Parabéns! Esse assunto é muito importante.

    Responder
    • Bruno

      Realmente é um assunto muito importante e fico feliz que tenha feito esta sugestão! Obrigado por sempre acompanhar o site,

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)