Vocês certamente conhecem uma pessoa que tem bicicleta mas praticamente não a usa, seja por falta de tempo ou por falta de vontade mesmo. Pedalar já foi uma das formas de deslocamento mais utilizada pelas pessoas, mas atualmente, a realidade mostra que o elevado uso de automóveis e o crescimento dos centros urbanos infelizmente tirou este bom hábito da maioria da população.

Quais são os benefícios de andar de bicicleta?

Neste artigo de hoje vamos tentar resgatar o desejo de andar de bicicleta nessas pessoas citadas anteriormente, além de incentivar as que nunca andaram à experimentar. Para conseguir isso, trouxemos os melhores motivos para começar a pedalar agora!

Andar de bicicleta fortalece os membros inferiores

Quando a pessoa pedala com frequência e realiza um treino de aproximadamente 1 hora com intensidade moderada, ela consegue um ótimo fortalecimento dos músculos das pernas, além de estimular a contração do abdômen muito importante na manutenção da postura ereta.

Andar de bicicleta melhora o condicionamento físico

Como andar de bicicleta é classificado com um exercícios aeróbico e de resistência muscular, ele promove excelentes adaptações fisiológicas que melhoram o condicionamento físico do praticante. Com isso a pessoa se torna mais disposta e tem mais folego para realizar diversas ações da rotina diária.

Andar de bicicleta como meio de transporte

Mesmo com o crescimento dos centros urbanos, a pessoa não deve abandonar o uso da bicicleta como meio de transporte. Portanto, se não der pra ir pro trabalho pedalando, use a bicicleta pelo menos para ir ao supermercado ou a padaria. Acredite, esta simples mudança fará um bem enorme para a sua saúde.

Outro grande motivo para fazer isso é a economia financeira. Quando a pessoa usa o carro ou a moto para ir na padaria, mesmo sendo perto de casa, precisa gastar combustível que atualmente tem um preço muito alto. Apesar de apresentar um gasto pequeno naquele trajeto, se você somar o valor total ao fim do mês, certamente vai ficar surpreso.

Quais os benefícios de andar de bicicleta?

Andar de bicicleta faz bem para a saúde?

Andar de bicicleta melhora a frequência cardíaca

Quando o assunto é exercício físico, a intensidade do exercício é fundamental para a busca dos objetivos e esta intensidade está diretamente relacionada com o batimento cardíaco do praticante. Quando realizamos treinos aeróbicos como no caso da pedalada, há um fortalecimento do sistema cardíaco, reduzindo os riscos de problemas relacionados ao coração.

Andar de bicicleta ajudar a emagrecer

Os exercícios aeróbicos são os mais indicados para quem quer queimar caloria. Portanto, se você montar um planejamento de treino bem eficaz junto de um profissional capacitado de Educação física, e focar bem na realização correta destas sessões de treinos, certamente você vai conseguir emagrecer bastante andando de bicicleta.

Andar de bicicleta não força as articulações

Ao contrário da caminhada e da corrida, onde o impacto das passadas para impulsionar o nosso peso acaba forçando um pouco as articulações dos membros inferiores, a pedalada não oferece este problema.

Quando a pessoa está sentada na bicicleta, ela consegue distribuir melhor o peso e com isso, não sobrecarrega nenhuma parte do corpo. Este é um dos grandes motivos da bicicleta ser recomendada para as pessoas que estão iniciando na atividade física, retornando de lesões ou que tem problemas articulares.

Andar de bicicleta tem baixo custo

Mesmo com aquele impacto inicial da compra, os valores para mantê-la em boa condição e uso é bem baixo. Diversos técnicos e pessoa que pedalam com frequência, afirmam que com 50 reais por mês, é possível deixar a bike sempre na melhor condição de funcionamento possível.

Andar de bicicleta faz bem pra mente

A sensação de prazer e liberdade ao pedalar é indescritível, principalmente para as pessoas que podem praticar a pedalada em uma praça ou um parque com natureza em abundância. Você ainda pode ouvir as suas músicas favoritas e aumentar ainda mais o desfrute desta atividade.

Considerações finais

Vamos começar a parte final com os alertas! Sobre a questão de ouvir música, o indicado é que ela não esteja muito alta e te impeça de ouvir o ambiente externo. Principalmente para as pessoas que vão pedalar nas ruas, é importante ouvir o que acontece ao redor.

Se você está querendo aprender a andar de bicicleta, não aconselhamos iniciar a pratica nas ruas, uma vez que nos primeiros momentos os desequilíbrios e quedas são bem comuns isso pode ser muito perigoso nas ruas. Opte sempre pelos parques e locais longe de muito tráfego de pedestres, além de reduzir a timidez, você também vai reduzir os ricos de acidentes que podem te deixar muito tenso e atrapalhar o seu treino.

Leve sempre contigo uma garrafa com água para se reidratar durante os treinos, principalmente quando são treinos intensos e/ou longos. A água é um item crucial para bom funcionamento do nosso organismo, ou seja, nenhum benefício citado anteriormente será alcançado se você estiver desidratado.

Por último, mas não menos importante, antes de iniciar qualquer tipo de exercício físico, consulte um médico e realize a avaliação completa para obter a liberação para se exercitar. Durante as atividades físicas é sempre aconselhado que você tenha a orientação de um profissional de Educação Física.

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2 comentários para “Pedalar emagrece? Quais os benefícios de andar de bicicleta?”

  1. Jéssica Costa de Faria

    Olá professor Bruno, tudo bem? Tenho uma dúvida. A bicicleta “de academia” tem os mesmos benefícios da tradicional?

    Claro que uma pedalada tem enormes vantagens, pois entramos em contato com a natureza, sentimos o vento o rosto etc. Mas as vezes na correria do dia a dia não dá pra sair de bike, ainda mais em cidades como a minha que não possuem ciclovia. Quando recorremos à academia, o efeito é o mesmo?

    Obrigada!

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    • Bruno

      Como você mesmo disse, o contato com a natureza traz sim uma sensação melhor, mas em cidades em que as ciclovias não são presentes, a pessoa tendo a opção de pedalar na ergométrica, ela deve agarrar esta oportunidade sempre! Se a pessoa controlar direitinho a intensidade e volume dos exercícios, regular corretamente a altura do banco para não forçar as articulações do joelho, manter a postura correta para não afetar a coluna, os benefícios serão bem parecidos, muito próximo mesmo da pedalada convencional, então o mais importante é se exercitar com segurança onde tiver a oportunidade! Espero ter tirado as suas dúvidas!

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