Andar de skate oferece algum benefício pra saúde? Andar de skate ajuda no fortalecimento muscular? Quem anda de skate consegue emagrecer? Praticar este esporte pode trazer inúmeros benefícios para o seu corpo e para a sua mente.

Visto erroneamente como uma atividade apenas para adolescentes, o skate que antes era tachado como esporte de marginal, atualmente conquista cada vez mais adeptos e já conta com diversas competições a nível mundial e recentemente se tornou um esporte olímpico.

Este esporte conta com diversas modalidades e é uma atividade extremamente divertida, ou seja, um excelente atrativo para quem quer abandonar o sedentarismo e adotar um estilo e vida mais saudável.

O lema do skate é a liberdade e criatividade! Ele pode ser praticado em vários locais, desde as pistas próprias para o esporte, até as ruas, praças e outros espaços urbanos. Além disso, o skate é totalmente indicado para todas as pessoas indiferente do gênero e idade.

Quais os benefícios de andar de skate?

O skate é sem dúvidas uma excelente forma de exercício aeróbico e também promove fortalecimento muscular, mas calma que não é só isso! Neste artigo vamos mostrar todos os benefícios que este esporte oferece e muitos deles passam despercebidos.

Andar de skate promove fortalecimento articular

Todo o esforço exigido, principalmente dos membros inferiores, faz com que haja um ótimo fortalecimento das articulações. É importante frisar que trabalhos específicos de fortalecimento articular são recomendados, visto que este esporte oferece um alto índice de impacto e as articulações dos tornozelos e do joelho precisam estar sempre protegidas e fortalecidas.

Como andar de skate com segurança?

Andar de skate faz bem pra saúde?

Andar de skate promove fortalecimento muscular

Durante os deslocamentos, mudanças de direção e realização de manobras, os músculos do corpo estão trabalhando pesado e isso faz com que naturalmente haja um fortalecimento muscular. Os principais grupos musculares trabalhados são os membros inferiores, glúteos e abdominais.

É importante frisar que esta definição muscular depende de muitos fatores como a intensidade, duração e regularidade do exercício. Este não é o principal benefício deste esporte, se você quer focar na tonificação muscular, é melhor optar pela musculação.

Andar de skate melhora o equilíbrio

Realmente, é impossível imaginar uma pessoa andando de skate sem um bom equilíbrio não é mesmo? Por mais difícil que pareça no início, a tendência é que a pessoa melhore absurdamente. Quanto mais a pessoa pratica, melhor será o seu equilíbrio. O skate é uma ótima ferramenta para estimular e trabalhar o equilíbrio estático, dinâmico e a retomada do equilíbrio.

Andar de skate melhora o sistema cardiovascular

Os exercícios físicos em geral são benéficos para a saúde do coração, durante a prática o corpo precisa bombear sangue mais rapidamente para todo o corpo, e a oxigenação deve ocorrer de uma forma bem eficaz. Estas condições, faz com que o sistema cardiovascular deste praticamente, vá evoluindo progressivamente.

Quanto mais intenso for o exercício, maior é o estímulo que o sistema cardiovascular recebe. O skate é um esporte bem intenso! A quantidade de movimentos e saltos que o praticante realiza constantemente é muito grande.

Andar de skate ajuda a emagrecer

A intensidade do exercício é um dos fatores que influenciam no gasto energético. O skate é um esporte intenso, que exige o trabalho de grandes grupos musculares para a realização constante de movimentos e manobras, ou seja, todas estas características servem para mostrar que o gasto calórico neste esporte é muito alto.

Se a pessoa souber aliar a prática regular deste esporte à uma alimentação balanceada, certamente vai conseguir controlar o seu peso corporal com muito mais facilidade. É importante consultar um nutricionista para cuidar corretamente desta parte alimentar.

Andar de skate ajuda na melhoria da concentração

Para conseguir realizar os movimentos corretos deste esporte é necessário focar totalmente na ação que irá realizar. A falta de concentração pode resultar em manobras mal executadas e consequentemente a pessoa sofrerá quedas. A concentração pode ser estimulada e aprimorada e o skate pode ajudar e muito neste aspecto.

Considerações finais

Como dito no início deste artigo, o skate conta com diversas modalidades e cada uma delas possui as suas especificações e características. As principais modalidades deste esporte são:

  • Street
  • Freestyle
  • Slalon
  • Bowl
  • Big Air
  • Dowhill
  • Half Pipe
  • Mega Rampa

Sempre alertamos sobre os riscos de se exercitar sem a orientação capacitada. Felizmente o skate tem recebido atenção especial no lado acadêmico e já existem skatistas formados em Educação Física, e cada vez mais estudos científicos sobre o skate e seus benefícios estão sendo realizados.

Este profissional pode de ajudar com a experiência na pratica desta modalidade, unindo ao conhecimento teórico adquirido em sua graduação. O uso de equipamentos de proteção é indispensável em qualquer modalidade do skate, independente do eu nível de evolução.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)