Atualmente o número de modalidades esportivas cresceu bastante e as chances de se exercitar de uma maneira divertida e inovadora aumentou muito. No artigo de hoje vamos falar de uma excelente opção para trabalhar o equilíbrio, a postura, a concentração e também a força muscular, estamos falando do slackline.

O que é slackline?

Ele é classificado como esporte radical e a sua prática consiste em se equilibrar, caminhar e realizar saltos em cima de uma fita de nylon bem estreita e muito flexível. Esta fita tem as suas extremidades fixadas em árvores, postes ou rochas.

O slackline pode ser praticado descalço ou com um tênis, esta escolha partirá da própria pessoa após experimentar ambas as opções. Na continuação de nosso artigo, vamos falar detalhadamente de todos os benefícios que o slackline pode oferecer.

Slackline melhora o equilíbrio e a postura?

Como o objetivo deste esporte é se manter em cima da fita, a boa postura e principalmente um ótimo equilíbrio se faz necessário, principalmente para suportar e responder as oscilações que a fita irá oferecer.

Como o equilíbrio está diretamente relacionado com a postura, o ganho de equilíbrio basicamente é a manutenção da postura correta. A partir do momento em que o praticante sobe na fita, manter uma postura correta é a única alternativa para que ele consiga ficar em cima dela o maior tempo possível.

Os músculos estabilizadores atuam a todo momento visando oferecer este equilíbrio ideal. Da mesma forma, a propriocepção, que é a capacidade que temos de reconhecer a localização espacial do corpo, também irá se desenvolver muito mais.

Slackline aumenta a força?

Ao subir na fita, a pessoa precisa de bastante esforço para manter-se equilibrada, principalmente quando ela realiza os saltos e outros movimentos mais complexos. Além dos músculos estabilizadores que já foram citados, diversos outros grupamentos musculares também são fortalecidos e vamos citá-los na sequência.

Quais os benefícios do slackline?

Veja como melhorar o equilíbrio praticando slackline!

Slackline fortalece o abdômen?

Sem dúvidas, o abdômen é um dos mais exercitados durante a prática do slackline. Durante as oscilações de equilíbrio, o abdômen é responsável por ajudar na manutenção da postura correta. Portanto, quanto mais tempo de prática semanal, maior será o estímulo deste grupamento muscular.

Slackline fortalece as pernas?

A força dos membros inferiores é bastante exigida durante a prática do slackline, principalmente a musculatura dos pés que apesar de ter muita importância, raramente recebem a atenção adequada nas rotinas de treino de fortalecimento muscular. Além da musculatura dos pés, o slackline trabalha os flexores e extensores de joelho e do quadril, além dos adutores e abdutores de quadril. E com menos intensidade, também trabalha os membros superiores.

Slackline previne lesões?

Qualquer atividade que fortalece a musculatura e estimula o equilíbrio é benéfica para a nossa saúde, ou seja, por isso o slackline é boa indicação e além disso, ele ajuda na proteção das articulações, tendões e ligamentos.

Com a estimulação do equilíbrio, esta capacidade física fica cada vez mais apurada, reduzindo consideravelmente os riscos de quedas e torções. O slackline é indicado inclusive para a terceira idade, desde que seja bem orientado. Quando os idosos estão praticando slackline, devem haver colchões embaixo da fita e dois professores auxiliando na travessia.

Slackline melhora a concentração?

Atividades desafiadoras exigem que a pessoa esteja 100% concentrada, principalmente nas atividades de equilíbrio, uma vez que uma simples desatenção faz com que ela perca o foco e acabe se desequilibrando.

Com a evolução da concentração, a pessoa acaba se tornando mais autoconfiante. Sendo assim, ela naturalmente vai se aventurar em travessias mais longas, fitas mais altas e saltos mais complexos. Tudo isso é sinal de evolução da sua coordenação motora.

Slackline diminui o estresse?

As atividades que são feitas com prazer e principalmente que liberam hormônios relacionados com a motivação e satisfação, diminuem consideravelmente o nível de estresse do praticante.

O slackline quase sempre é praticado em parques, praças ou lugares com natureza abundante. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Chiba no Japão, no ano de 2006, relatou que as pessoas que ficaram em um ambiente natural por 20 minutos, apresentaram uma concentração menor de cortisol do que as pessoas que ficaram em ambientes urbanos.

O cortisol é o hormônio relacionado ao estresse! Portanto, o lugar por si só já ajuda na redução do nível de estresse, cabendo à pratica esportiva apenas complementar este benefício.

Slackline ajuda na interação social

Este esporte é praticado por um grupo muito grande de pessoas e dificilmente você estará sozinho na prática do slackline. A interação com outros praticantes ou até mesmo com pessoas que se interessam por experimentar esta modalidade, mas por algum motivo nunca tentaram, acontece de forma bem natural e muito gratificante.

Considerações finais

Os primeiros passos são bem desafiadores e a timidez não deve falar mais alto. Mesmo que você demore algumas boas tentativas para se equilibrar, continue tentando, assim que os primeiros passos vierem, certamente você vai querer continuar por muito tempo e desta forma desfrutar de todos os benefícios aqui citados.

Assim como em qualquer outra atividade física, a liberação médica é muito importante para que você vivencie uma prática saudável e prazerosa. Conte sempre com profissionais de Educação Física te orientando. Nas atividades de equilíbrio, é fundamental contar com o apoio de outras pessoas, principalmente nos primeiros passos.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)