Músculos do core, quais são? Como fortalecer?

Escrito na categoria "Hábitos saudáveis" por Bruno.

A musculação é vista por muitas pessoas apenas como uma forma de ficar musculoso e sarado, mas isso é um erro gravíssimo! Os exercícios de fortalecimento muscular são importantes para todas as pessoas, e são usados inclusive nas sessões de fisioterapia. Neste artigo o Buscar Saúde vai falar sobre os músculos do core, que é o mais importante grupo muscular do nosso corpo.

Quais são os músculos do core?

Caso você nunca tenha ouvido falar, o core é formado por 29 pares de músculos que tem como função principal a sustentação e estabilização corporal. Portanto, podemos dizer que os principais músculos do core são os lombares, abdominais, oblíquos e glúteos.

Exercícios para fortalecer o core

Geralmente estes exercícios fazem parte da rotina de quem faz pilates ou treinamento funcional. O foco é trabalhar os músculos através de séries e repetições. O bom deste tipo de treino, é que pode ser feito em casa sem precisar de nenhum tipo de equipamento de academia.

Mas se você tiver halteres, bola suíça, disco de equilíbrio ou qualquer outro acessório comum deste tipo de treino, não hesite em usar para aproveitar todos os benefícios que eles podem oferecer.

Exercício abdominal tradicional

Você deve ficar deitado de barriga para cima e com os joelhos flexionados. Em seguida você deve colocar as mãos na nuca e realizar o movimento para flexionar o tronco. Neste momento é muito importante focar na contração da musculatura abdominal, evitando ao máximo forçar o pescoço.

Músculos do core, quais são?

Exercício abdominal para fortalecimento dos músculos do core

Exercício abdominal na bola

Este segundo exercício você deve realizar deitado na bola suíça, certificando-se que a região lombar fique totalmente apoiada na bola. Coloque novamente as mãos na nuca, e realize o movimento para flexionar o tronco sem forçar o pescoço.

Músculos do core, quais são?

Exercício abdominal na bola para fortalecimento dos músculos do core

Este abdominal já é mais complexo que o outro, porque vai gerar mais desequilíbrio com o movimento da bola. Então, se você não tem costume ainda com este exercício, o ideal é fazer primeiro com a bola apoiada em algum lugar, justamente para que ela se movimente menos.

Exercício de elevação do quadril com bola

Novamente deitado com a barriga para cima, você deve colocar as duas pernas sobre a bola ou apoiar os pés na mesma,e realizar o movimento de elevação do quadril. Se você é iniciante neste exercício, a dica é manter as suas mãos apoiadas no chão para ajudar na estabilização do exercício.

Exercício de fortalecimento muscular

Exercício de elevação do quadril na bola para fortalecimento dos músculos do core

Exercício de elevação isométrica do quadril

Este exercício também deve ser realizado deitado de barriga para cima e com os joelhos flexionados. Novamente apoie a mão no chão para estabilizar o movimento durante a elevação do quadril.

 Músculos do core, quais são?

Exercício de elevação do quadril para fortalecimento dos músculos do core

Exercício de prancha lateral isométrica

Neste exercício você deve estar deitado lateralmente, apoiando o cotovelo no chão e com as duas pernas estendidas. Eleve o quadril mantendo o alinhamento da coluna, depois retorne lentamente à posição inicial. Lembre-se de executar o exercício dos dois lados.

Exercício de fortalecimento muscular

Exercício prancha lateral para fortalecimento dos músculos do core

Uma dúvida muito comum é qual o tempo que eu devo ficar no exercício? Quantas repetições devo fazer? A resposta infelizmente é muito complexa e não tem como ser exatamente igual para todos! Por isso, é muito importante contar com a orientação de um profissional de Educação Física, principalmente para corrigir possíveis erros de execução dos movimentos.

Importância do core

Acho que já ficou óbvio que o core é de extrema importância, porque não existe corpo saudável sem uma boa estabilização e sustentação! O core é quem sofre a maior parte da sobrecarga que as inúmeras atividades proporcionam.

Entenda desde já que quando falamos atividades, não estamos nos referindo apenas aos exercícios físicos, ou seja, é qualquer atividade diária que envolve a movimentação do nosso corpo!

Se não houver equilíbrio muscular, o corpo vai ficando cada vez mais vulnerável, por isso é muito comum sentir dores musculares e articulares! Quando o fortalecimento muscular não ocorre corretamente, a pessoa pode desenvolver desvios posturais e ficar mais suscetível a ter lesões na coluna.

Se você quiser aprender ainda mais sobre exercícios do core, deixamos abaixo um vídeo de sugestão. Vale muito a pena assistir!

Gostou dos exercícios? Se tiver ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responder. Caso tenha alguma sugestão para melhorar o site, ela será muito bem recebida. Se puder nos ajudar, compartilhe o artigo nas redes sociais!

Sobre o autor

Autor Bruno

Bruno Morgado é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!

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