Quanto mais em alta estiver um determinado assunto, maiores são chances de surgirem mitos relacionados a ele. Quando se fala em praticar exercícios físicos, existe um turbilhão de informações que podem te ajudar na busca dos seus objetivos e facilitar um treino mais seguro.

Mas infelizmente também existem várias informações mentirosas que através de dicas incorretas, prometem resultados impossíveis, colocando a sua saúde em perigo. Neste artigo vamos falar dos maiores mitos do mundo fitness.

É possível queimar gordura localizada?

Vamos começar por este que talvez seja um dos maiores mitos do mundo fitness! Quantas pessoas que você conhece que faz abdominal para queimar gordura da barriga? Os exercícios reduzem a gordura corporal como um todo, portanto, infelizmente a decepção será o resultado para todos que acreditam que a queima localizada existe.

Mas os abdominais não são inúteis, eles são excelentes exercícios para os músculos da região do core. Região que desempenha importante papel na manutenção da boa postura corporal, ou seja, continuem praticando bastante abdominais, a sua postura agradece.

Sem dores não há resultado?

Existe um pouco de verdade nisso, mas como as pessoas tendem a generalizar tudo, a ideia que envolve esta dúvida acaba sendo mal interpretada. De fato, existe sim um pouco de desconforto durante e depois do exercício físico, mas isso é natural do processo de adaptação fisiológica.

Quando não há dor, é sinal de que o organismo está sofrendo um estresse muito leve, ou seja, o ganho e a evolução é muito pequeno. Sabendo disso, muitas pessoas cometem o grave erro de realizar exercício fora da carga correta, controlando a evolução pela dor intensa.

Quando você sente dores agudas em qualquer parte do corpo por vários dias, este é um sinal claro de que o exercício foi excessivo e/ou praticado de maneira incorreta. Aquela famosa frase “no pain, no gain” pode ser muito prejudicial para a saúde, se a pessoa pensar apenas no exercício extremo.

O primeiro objetivo de quem se exercita deve ser sempre melhorar a sua saúde. Para isso, a regularidade é muito mais importante do que a intensidade! Desta forma, não exagere nas cargas e evite o sofrimento desnecessário.

Quais os maiores mitos do mundo fitness?

Mitos e verdades do fitness

A pessoa precisa se alongar antes do exercício?

O assunto alongamento é bem complexo, mas compreendê-lo é fundamental para te ajudar na prevenção de lesões e melhoria no desempenho. Você sabe qual é a função do alongamento? Você sabe qual é o melhor tipo de alongamento para antes e depois do treino? Já falamos disso em nosso site, te convidados para ler este artigo.

Mas vamos resumir este assunto para responder esta dúvida. O alongamento tem função relaxante e também prepara tanto os músculos, quanto os tendões para alcançar uma amplitude maior de movimentos. Os mesmos também podem interferir no desempenho se forem realizados de maneira muito intensa antes dos treinos.

Portanto, o mais indicado é que a pessoa realize um aquecimento antes do treino, deixando os alongamentos o final do exercício. Lembrando que a intensidade destes alongamentos deve ser moderada, caso contrário, o risco de se lesionar é muito grande.

Malhar vai ter fazer aumentar de tamanho?

Nenhum tipo de exercício, seja ele na academia ou uma modalidade esportiva como o basquete ou vôlei, irá te fazer crescer mais ou menos. A sua estatura está definida biologicamente. Os exercícios podem te ajudar na formação muscular, articular, óssea e também cardiorrespiratória, mas jamais irão alterar a sua estatura.

Se exercitar todos os dias faz mal?

O descanso é uma peça fundamental para uma boa saúde. Se você se exercita regularmente, você deve respeitar os períodos de adaptação do seu corpo, caso contrário, o exercício não trará benefícios e você estará aumentando as chances de desenvolver graves problemas.

Dependendo da carga de treino, a pessoa irá precisar de até 2 dias de descanso para que os músculos se recuperem, mas isso não quer dizer que a pessoa tenha que ficar totalmente parada! Se a pessoa tiver uma boa orientação, ela terá feito um bom planejamento e os treinos serão direcionados para diferentes regiões do corpo respeitando corretamente os períodos de descanso.

Para facilitar o seu entendimento, imagine a seguinte situação! No treino de hoje você malhou as pernas com grande intensidade, nos próximos 2 dias que seriam de descanso, você pode malhar membros superiores em um dia e a região do core no outro. Tudo isso deve ser bem planejado e orientado como já foi dito, ou seja, conte sempre com o acompanhamento de um profissional formado em Educação Física.

Quanto mais suor melhor?

Outro grande mito do fitness está relacionado com a transpiração. Existem pessoas que acreditam que se não sair pingando depois dos exercícios, de nada adiantou o treino. Já deixamos bem claro que isso não faz sentido!

Durante a pratica de exercícios físicos, a transpiração acontece e é uma resposta natural do organismo ao aumento de temperatura decorrente do exercício físico. Esta transpiração pode variar de acordo com o tipo de exercício, a condição climática, a individualidade biológica, mas nada disso quer dizer que a pessoa que suar mais, teve um treino melhor.

Considerações Finais

Depois de ler todas estas informações, você pode praticar os exercícios físicos de uma maneira mais segura e principalmente, você poderá ajudar alguém que comete estes erros. Indique a publicação para estas pessoas e você estará ajudando a cuidar da saúde das mesmas e beneficiando-as com a oportunidade aumentar os benefícios obtidos com os treinos.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

2 comentários para “Fitness, quais os maiores mitos?”

  1. Guilherme Fabricio

    Excelente artigo, hein Bruno…Continue assim

    Responder
    • Bruno

      Muito obrigado pelas palavras de apoio, isso realmente é uma motivação a mais!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)