Quando o assunto é atividade física, muitas pessoas acabam acreditando em diversos mitos na busca dos seus benefícios. Estamos aqui para falar de um mito bem famoso que acaba colocando a saúde das pessoas em risco, principalmente as que querem emagrecer rápido.

O número de pessoas que praticam atividade física usando agasalho, mesmo nos dias de clima quente tem aumentado absurdamente. Você talvez esteja se perguntando, mas porque elas iriam fazer isso? A resposta é que elas acreditam que isso ajuda a queimar mais caloria?

Treinar ou não de blusa de frio?

Quando uma pessoa treina de agasalho por aproximadamente 1 hora em um dia com temperatura próxima a 28°C, ela certamente vai agredir mais o seu corpo e ao subir na balança após este treino, possivelmente estará pesando menos. Então quer dizer que treinar com agasalho faz emagrecer mais?

Para compreender isso, a pessoa precisa saber a diferença entre perder peso e perder gordura. Quando a pessoa sobe na balança depois do treino, a balança indica um valor menor, mas isso não significa que ela perdeu gordura.

Esta diferença encontrada na balança, equivale quase que por completo à quantidade de água eliminada pelo suor. Ou seja, o resultado não indica a gordura eliminada, mas sim o quanto você desidratou. Esta diferença apresentada será praticamente reposta nas próximas horas através da reidratação.

Treinar com agasalho faz bem ou mal?

Quais os riscos de treinar com agasalho?

Quais os riscos da desidratação durante a atividade física?

Você certamente já deve saber que a água é um componente muito importante para a manutenção da boa saúde, indiferente de ser um jovem ou adulto, homem ou mulher, ativo ou sedentário. Portanto, a hidratação é indispensável diariamente e para quem pratica atividade física, ela é ainda mais necessária.

A soma da alta temperatura externa nos dias quentes, com o aumento natural da temperatura interna do corpo durante uma atividade física, causa uma grande eliminação de água pelo suor, se a pessoa não ficar bem atenta e se reidratar durante os treinos, ela certamente sofrerá desidratação e isso pode ser muito perigoso.

Quando a pessoa treina de agasalho, a única coisa que ela irá conseguir é perder mais líquido e aumentar as chances de desidratação, podendo provocar hipertermia e certamente causará uma redução do desempenho durante a atividade física.

Outro erro comum é medir a eficiência do treino pela quantidade de suor. Quando a pessoa elimina muito suor, isso não significa que a atividade física deu resultado, esta eliminação de suor apenas indica o quanto de água que o seu organismo precisou expulsar para conseguir manter a regulação da temperatura ideal do corpo.

Quais os sinais de desidratação durante a atividade física

  • Fadiga – O primeiro sinal é a fadiga muscular poucos minutos depois de começar o treino. Para combater este quadro, você precisará tomar água em pequenos goles.
  • Câimbras – As causas das câimbras musculares são variadas, mas um causador é a fadiga, e ela tem ligação com desidratação. Quanto mais fadigado, maiores as chances de desenvolver câimbras.
  • Aumento da frequência cardíaca – Quando você notar que a sua frequência cardíaca está muito mais alta, é importante reduzir a intensidade da atividade e observar se a frequência reduz. A desidratação é uma das razões para que a frequência continue elevada.

Considerações finais

A pessoa deve observar atentamente a vestimenta mais apropriada para cada clima. Vale lembrar que em dias muito quentes, você deve evitar os horários de pico de sol, além de utilizar roupas bem leves e protetor solar. Quando o treino é em dias frios, a utilização de roupas mais pesadas é fundamental para prevenir a sua saúde e permitir um treino de qualidade.

Ficou bem claro que treinar de agasalho não vai te ajudar na luta contra a balança? Para perder gordura corporal é bem simples, se o gasto energético diário for inferior ao consumo de alimentos, esta pessoa terá uma energia estocada, sendo a maior parte em forma de gordura. Portanto, para perder gordura, a pessoa precisa ter um gasto calórico maior que a ingestão alimentar.

Para conseguir isso, a pessoa precisa focar na redução da ingestão alimentar e associá-la ao aumento do gasto energético. Para que isso ocorra de maneira eficaz e segura, ela precisa contar com a orientação de um nutricionista e de um profissional de Educação Física. E como sempre frisamos, jamais inicie qualquer atividade física sem obter a liberação médica!

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6 comentários para “Treinar de agasalho emagrece mais? Quais os riscos?”

  1. Jéssica

    Uma dúvida: em dias frios costumo colocar uma blusa de manga comprida para praticar exercícios, como moleton ou algo mais fino. Porém, quando o corpo esquenta, da logo vontade de tirar a blusa de manga. Nesses casos podemos tirar ou é necessário permanecer com a blusa? Pois notei que o choque térmico às vezes da uma dorzinha de garganta, rsrsrs.

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    • Bruno

      A melhor opção é usar uma blusa de manga comprida que não seja muito pesada, justamente pra não precisar tirar e deixar o corpo muito exposto! Neste caso é mais aconselhado ficar com uma blusa mais quentinha. Este choque térmico é muito ruim pra garganta realmente e devemos evitá-lo!

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  2. Rithelly

    Excelente artigo! Muitas pessãos cometem esses erros todos os dias, é preciso se informar para não agredir o corpo!

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    • Bruno

      Conhecer as consequências de cada ação é o melhor caminho para prevenir graves erros.

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  3. Mau

    Vestir agasalho logo dps do treino p manter o corpo quente por mais tempo também da na mesma ou não?

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    • Bruno

      Em dias frios isso é importante, nos dias quentes não faz tanta diferença!

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