Como emagrecer rápido ou melhor ainda, como perder peso de forma saudável? Se você quer perder peso, você precisa buscar o balanço calórico negativo, um conceito que é extremamente importante quando o assunto é emagrecimento ou diminuição da gordura corporal, mas infelizmente pouquíssimas pessoas sabe o que significa e pior ainda, como buscar.

Atualmente o emagrecimento é um dos objetivos mais buscados pela sociedade quando o assunto é relacionado à questão de estética corporal. A diminuição do percentual de gordura deixou de ser uma preocupação de saúde, já que aproximadamente 80% das pessoas que buscam perder peso, o fazem para ter um corpo bonito assim como o novo padrão de beleza exige.

Como perder peso rápido

Veja como emagrecer com o balanço calórico negativo! Entenda porque é a forma correta de perder peso.

Balanço calórico negativo para emagrece!

Quando falamos em emagrecimento, é preciso frisar que não estamos falando em perder gordura localizada, porque isso não é possível! Sendo assim, quando você ver alguma pessoa ou site falando que certo exercício queima gordura localizada, pode ter certeza que isso é uma falsa promessa.

Mas quando o assunto é reduzir a gordura corporal como um todo, isso pode ser alcançado e precisamos pensar em dois pontos importantes, a alimentação e os exercícios físicos. Sem dúvida, a pessoa precisa aliar este dois aspectos para conseguir o tão sonhado balanço calórico negativo e consequentemente, emagrecer!

Tanto a alimentação, quanto os exercícios físicos precisam de um controle preciso e a melhor forma de conseguir isso, é contando com a orientação de um nutricionista para a alimentação e de um educador físico para a parte dos exercícios físicos. Entenda que balanço calórico negativo nada mais é que do que você consumir menos calorias do que gastou ao longo do dia e para controlar isso, é extremamente importante saber quanto ingeriu e principalmente saber como gastou estas calorias.

Como gastar mais calorias?

Na hora de fazer esta conta, é importante saber quais são as formas que uma pessoa gasta caloria e é isso que vamos explicar agora. Uma parte das calorias gastas pelo individuo ao longo do dia é através das nossas atividades normais. Por exemplo, uma pessoa que trabalha na limpeza urbana certamente vai gastar mais calorias do que uma pessoa que trabalha sentada em uma sala de escritório.

Isso é facilmente compreendido quando pensamos que um dos indivíduos está sempre correndo, saltando e carregando peso, enquanto o outro permanece a maior parte do tempo sentado inativo. Portanto, subir escadas ao invés de pegar o elevador, ir para o trabalho caminhando ou de bicicleta ao invés de ir carro, são pequenas mudanças que podem te ajudar a gastar mais calorias nestas atividades cotidianas.

O segundo aspecto que faz com que gastemos calorias é o metabolismo corporal, que é o responsável por manter o nosso corpo em perfeito funcionamento. Também há diferença de pessoa para pessoa neste ponto, e por isso algumas conseguem emagrecer mais rápido que as outras, justamente por ter um metabolismo mais ativo. As pessoas que praticam atividade física regularmente conseguem manter o metabolismo acelerado por um período maior.

O terceiro e último ponto é o mais importante, porque é através dele que a pessoa tem mais chances de emagrecer e sem ele, é praticamente impossível conseguir o balanço calórico negativo, estamos falando da prática regular de exercícios físicos. Quanto mais atividade física a pessoa realizar ao longo do dia, maior será a quantidade de calorias gastas.

Portanto, a pessoa precisa somar os gastos com atividades cotidianas, os gastos com o metabolismo e os gastos com os exercícios físicos, e a soma destes valores precisa ser maior do que a quantidade de calorias ingerida através dos líquidos e alimentos para alcançar o balanço calórico negativo. Para compreender isso melhor, veja este exemplo abaixo!

  • Atividades cotidianas + metabolismo corporal + exercícios físicos = 2600kcal/dia
  • Ingestão de alimentos e líquidos = 2300kcal/dia
  • Balanço calórico negativo = 300Kcal/dia

Neste exemplo que mostramos a pessoa teria um déficit de 300kcal naquele dia, ou seja, o corpo iria suprir esse déficit utilizando calorias de outras fontes que não seja a alimentação, neste caso, ele queima gordura corporal como fonte de energia. Agora se a pessoa consumir mais calorias do que gastou, o corpo irá estocar essa energia extra exatamente em forma de gordura.

Bem, agora você já sabe o que precisa fazer para emagrecer, mas como foi dito isso precisa ser feito da maneira correta, por isso falamos do acompanhamento de profissionais capacitados, caso contrário os resultados podem não aparecer, fora os riscos de saúde que você estará exposto. Caso tenha ficado alguma dúvida, basta deixar nos comentários que terei o maior prazer de responder e caso tenha alguma sugestão ou crítica construtiva, elas serão muito bem recebidas!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

2 comentários para “Como emagrecer rápido? O que é balanço calórico negativo?”

  1. Radialista Francisco de Assis Gomes Chico do Radio

    CLARO ENTENDENDO BEM ISTO É APENAS UMA ORIENTAÇÃO BÁSICA E COM CERTEZA EM PRIMEIRO LUGAR O MÉDICO MAS UM PACIENTE COM CONSCIÊNCIA EM RELAÇÃO A UM INFORME JÁ É MUITA DE MUITA IMPORTÂNCIA ENTENDI O TEMA SOBRE O AVISO LEGAL Parabéns CHICO DO RÁDIO O SECRETÁRIO DO POVO Cajazeiras PB

    Responder
    • Bruno

      Muito obrigado pelo comentário e é exatamente isso que você disse, a orientação é o primeiro passo para o caminho seguro e saudável! Seja sempre bem vindo ao site!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)