O pão integral é um alimento muito consumido pelas pessoas que querem manter o peso corporal adequado, mas recentemente surgiram muitas afirmações que pão integral engorda. Neste artigo o Buscar Saúde vai explicar se isso é mito ou verdade, será que o pão integral realmente faz engordar?

Recebemos perguntas frequentemente sobre os alimentos que fazem engordar, onde as pessoas querem saber quantas calorias tem aquele determinando alimento! Para a nossa surpresa, um dos alimentos mais questionados é o pão integral.

Pão integral engorda?

Primeiro, é importante compreender que não existe alimento que faz engordar e nem alimento que faz emagrecer, porque tudo pode fazer engordar se for consumido em excesso! Se ao final do dia você tiver um balanço calórico positivo, você vai estar engordando. Se for um balanço calórico negativo, você estará emagrecendo.

Tem um artigo completo aqui no Busca Saúde falando sobre o balanço calórico negativo, vale a pena ler para se informar sobre a maneira correta de controlar a sua ingestão calórica e o gasto de energia.

Pão integral caseiro

É verdade que pão integral engorda? Falamos disso com todos os detalhes

Pão integral: Ingredientes

Qual pão tem menos calorias, o pão de sal ou o pão integral? Então tudo se baseia no valor calórico! Se você não quer engordar o ideal é optar pelos alimentos que tenham menos calorias, pois isso vai favorecer um balanço calórico negativo.

Porém, para conseguir emagrecer a pessoa não pode focar apenas na alimentação, porque o que faz gastar calorias de verdade são os exercícios físicos. Portanto, os dois devem ser aliados na luta contra a balança!

O pão integral possui mais fibras do que o pão de sal. Este fator é importante, porque as fibras deixam a absorção do carboidrato um pouco mais lenta, favorecendo que a energia seja gasta e não acumulada em forma de gordurinhas! As fibras também oferecem uma sensação de saciedade mais eficiente, e com isso a pessoa tende a ingerir menos alimento.

É muito importante saber olhar o valor nutricional e os ingredientes de fabricação dos alimentos, visto que muitos alimentos são fitness apenas no nome. O pão integral que usa farinha branca no lugar da farinha integral não é tão fitness assim. Os especialistas afirmam que o ideal é que o pão seja totalmente integral!

Além da farinha, é importante observar a presença de outros ingredientes indesejados, tais como o açúcar e as gorduras hidrogenadas. Sem saber o que compõe cada alimento, fica impossível confirmar se estamos consumindo de fato um alimento saudável!

Quer saber mais sobre pão integral e os seus benefícios? Vamos deixar abaixo um vídeo de sugestão com várias informações interessantes sobre este tema, vale muito a pena assistir.

Obrigado por ter lido até aqui e queremos te convidar para continuar acessando os artigos do Buscar Saúde. Temos vários artigos sobre alimentação saudável, riscos das dietas milagrosas, orientações sobre os exercícios físicos e muito mais! Caso tenha gostado do artigo, nos ajude divulgando em suas redes sociais.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)