Posso comer pão integral na dieta?

Escrito na categoria "Alimentação e dietas" por Bruno Almeida.

Quando falamos de pão integral, sabemos que há pessoas que são favoráveis, afirmando que pão integral emagrece. Porém, também existem pessoas que são contra, afirmando que pão integral engorda. E agora, como saber? Posso comer pão integral na dieta? Quantas fatias de pão integral posso comer por dia?

Quando a pessoa quer emagrecer rápido, o pão logo surge no debate! Isso acontece porque esse é um assunto que gera muitas dúvidas, e olha que não estamos falando apenas do pão integral viu, já que o famoso pão francês também entra na polêmica.

Afinal, quais são os mitos e verdades sobre o pão de forma integral? Quais são os seus benefícios nutricionais? Pão integral faz mal para a saúde? Chegou a hora de aprender mais sobre alimentação saudável, algo que vai te fazer ter uma qualidade de vida muito melhor!

Como alimentar melhor?

Para você que quer emagrecer de forma saudável, ao invés de pensar em dietas restritivas que podem ter vários malefícios graves, o melhor caminho é sempre buscar os hábitos saudáveis. Sobre as dietas milagrosas, aqui no Buscar Saúde tem um artigo completo falando das dietas mais perigosas do mundo, vale a pena ler!

Voltando para a polêmica do pão, a substituição do pão branco pelo pão integral é considerada sim uma mudança de hábito positiva. Isso é facilmente justificado quando observamos os valores nutritivos do pão integral, visto que você vai aumentar o consumo de nutrientes essenciais como por exemplo:

Posso comer pão integral na dieta?

Conheça os reais benefícios do pão integral!

Posso comer pão integral na dieta?

Os especialistas informam que apesar de ser um alimento saudável, é preciso evitar todo e qualquer exagero ao consumir. Saiba que o maior vilão de quem quer emagrecer é não alcançar o balanço calórico negativo, que também já explicamos o que é em outro artigo aqui no site!

Como existem muitos mitos e verdades sobre o pão integral, a gente separou os principais para responder. Então, leia atentamente as informações abaixo para sair daqui sabendo de uma vez por todas se pode comer o pão integral de boa ou não.

Todo pão integral é igual

Mito. É fundamental olhar o rótulo dos produtos, pois para que ele seja de fato integral, deve estar descrito nos ingredientes apenas farinha de trigo integral. Saiba que existe pão que não é de fato integral, ou seja, vai estar descrito nos ingredientes, farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico.

Posso comer qualquer quantidade de pão de forma integral

Mito. Como citamos ao longo do artigo, o excesso pode fazer você engordar e aí vai acabar colocando a culpa no pão integral. Mesmo que ele seja fabricado com a farinha de trigo integral, é necessário avaliar a quantidade calórica ingerida. Portando, a melhor forma de emagrecer é se alimentando bem e respeitando a orientação do nutricionista.

Pão integral é melhor que pão branco

Verdade. Entenda que não estamos falando de sabor e nem de preço, mas sim sobre as questões de saúde. O pão branco certamente vai ser mais barato e para muitas pessoas, até mais saboroso! Entretanto, este é considerado um alimento de calorias vazias, com benefício quase nulo para o nosso organismo.

Pão de forma integral da mais saciedade

Verdade. Essa é mais uma vantagem do pão integral, porque a tendência é ingerir menos, ou seja, menos calorias para queimar depois. Se lembra das fibras alimentares? Pois é, elas são responsáveis por ajudar na sensação de saciedade por mais tempo. Já observou que você consegue comer muito mais pão francês? Isso ocorre justamente pela ausência quase que completa dos nutrientes essenciais.

Pão integral não tem glúten

Mito. Para que o alimento seja considerado sem glúten, ele não deve conter nenhum derivado de trigo, centeio e cevada. Sendo assim, quando falamos que este pão é fabricado com farinha de trigo integral, logo falamos que ele é um alimento que contém glúten sim!

Pão integral emagrece

Na verdade, o certo é dizer que o pão integral pode ajudar no emagrecimento saudável. O que vai determinar se a pessoa vai emagrecer é o balanço calórico negativo, mas como o pão integral tem as fibras que funcionam como aliadas, certamente o emagrecimento vai ser mais fácil do que consumindo o pão branco comum.

Muita gente pensa que o pão integral só é recomendado para dieta, mas na verdade este alimento deveria fazer parte da rotina familiar de todo mundo. Os nutrientes essenciais presentes no pão integral fazem parte da mudança de hábito para ter uma saúde melhor.

E aí, já sabe se deve ou não comer pão integral? Se quiser tirar ainda mais dúvidas, assista este vídeo abaixo com excelentes informações sobre o tema!

Antes de sair que tal nos ajudar na divulgação? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais e apresente o Buscar Saúde para a sua família. Juntos vamos melhorar a qualidade de vida cada vez mais!

Sobre o autor

Autor Bruno Almeida

Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.

Deixe um comentário