Qual o nome que o pão recebe na sua região? Pão francês, focaccia, brioche, pão de forma, pão árabe, pão australiano, pão de sal ou pão de fermentação natural? Os nomes podem variar, mas a paixão dos brasileiros por pão é algo que não muda. Foi pensando nisso que o Buscar Saúde fez este artigo para explicar como fazer pão caseiro.

Com este problema da pandemia as pessoas estão precisando se reinventar, e o lado bom disso tudo é que elas estão aprendendo várias receitas. Como o pão é um item quase indispensável na mesa da maioria das famílias, a busca por receitas de pão caseiro cresce cada dia mais.

Como fazer pão caseiro?

Neste artigo vamos ensinar duas receitas de pão caseiro. A primeira receita é de focaccia e a segunda receita é de brioche, que são deliciosos tipos de pães. Então, leia atentamente cada dica do modo de preparado, separe todos os ingredientes e mão massa!

Receita de pão caseiro

Saiba como fazer pão caseiro. Dicas de receitas de focaccia e brioche.

Como fazer focaccia

Esta receita de focaccia rende uma porção de aproximadamente 850g, que pode servir de 6 a 8 pessoas. Os ingredientes para fazer focaccia são:

  • 300ml de água muito gelada
  • 500g de farinha de trigo
  • 30g de azeite
  • 40g de açúcar
  • 10g de sal
  • 3g de fermento biológico seco

O modo de preparo da focaccia é bem simples! Primeiro você deve misturar todos os ingredientes secos, ou seja, a farinha, açúcar e o fermento. Depois coloque a água gelada e o azeite.

O próximo passo é misturar bem, preferencialmente usando uma batedeira com batedor, porque a batedeira comum geralmente não tem potência para bater a massa de pão.

Se você não tiver batedeira não se preocupe, você pode fazer o processo manualmente! Depois que a massa estiver uniforme, chegou a hora de colocar o sal e bater novamente até que a massa ficar lisa.

Deixe-a descansando por 15 minutos e vá preparando a forma, que deve estar muito bem untada com azeite. Após o tempo de descanso, você já pode esticar a massa com a mão, mas lembre-se de manter as mãos untadas com azeite.

Cubra a forma com plástico filme para não ressecar a massa, e deixe-a fermentando por cerca de 3 horas. Agora pré-aqueça o forno com temperatura de 150 graus e se quiser rechear, basta fazer pequenos furos na massa e colocar o recheio, que pode ser parmesão, calabresa e etc.

Deixe assando por 30 minutos com a temperatura de 150 graus, e caso seja necessário vire a forma depois que se passar 15 minutos. Depois que retirar do forno, é só aguardar esfriar um pouco para servir, porque se você cortar o pão quente demais vai fazer com que o miolo fique ressecado.

Como fazer brioche?

Esta receita de brioche rende 30 unidades que pode servir de 8 a 10 pessoas. Os ingredientes para fazer brioche são:

  • 100g de margarina
  • 500g de farinha
  • 5 ovos
  • 7g de sal
  • 6g de fermento biológico seco
  • 100g de açúcar

O modo de preparo do brioche é ainda mais simples! Primeiro você deve misturar todos os ingredientes, menos os ovos que vão ser usados para pincelar a massa. Agora você deve sovar a massar, para quem não sabe o que é sovar estamos falando de misturar bem a massa!

Você pode sovar com as mãos por 10 minutos, que é o tempo que geralmente a massa fica no ponto certo. Caso você não saiba, este ponto é quando a massa fica fácil de esticar sem rasgar.

O próximo passo é separar a massa em bolinhas, o tamanho fica por sua conta, mas a receita é voltada para brioche médio. Depois que tiver moldado os brioches, coloque-os na forma untada com azeite.

Deixe o forno pré-aquecendo com temperatura de 200 graus, e enquanto isso você pode ir pincelando os brioches com os ovos. O último passo é levar a massa ao forno por 15 minutos com temperatura de 200.

Dependendo do forno, o tempo pode variar. Então, quando o brioche estiver dourado em cima está no ponto certo! Agora é só retirar do forno e esperar esfriar um pouco para servir.

Espero que tenha gostado destas dicas e quiser aprender mais uma receita de pão caseiro, é só assistir este vídeo abaixo que tem ótimas dicas.

Obrigado por ler até aqui e espero que tenha aprendido algo com a gente. Se tiver alguma sugestão, deixe nos comentários que iremos responder.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)