Você certamente já ouviu falar que o nosso corpo precisa de uma boa quantidade de fibras para ter um bom funcionamento, mas você sabe quais são os alimentos ricos em fibras? Foi pensando neste tema que trouxemos uma lista completa com os principais alimentos que contém fibras.

Quais são os alimentos ricos em fibras?

Os alimentos ricos em fibras são principalmente aqueles de origem vegetal como por exemplo as verduras, frutas, legumes e ou cereais. A pessoa que consome adequadamente fibras na alimentação consegue manter uma boa saúde e também ajuda na prevenção de diversas doenças.

Fibras alimentares, quais os tipos?

As fibras alimentares são classificadas em dois tipos, sendo solúveis ou insolúveis. A principal diferença entre elas é que a fibra solúvel como seu nome já diz, se dissolve em água, já a fibra insolúvel não. Sendo assim, as fibras solúveis formam um gel com a água, permanecendo mais tempo no estômago e por isso a sensação de saciedade permanece por mais tempo. O consumo de fibras insolúveis acelera o trânsito intestinal e aumenta o volume das fezes, prevenindo o desenvolvimento de problemas como por exemplo, inflamações do intestino, prisão de ventre, hemorroidas e câncer de cólon.

Alimentos que contém fibras

Veja uma lista completa com vários alimentos ricos em fibras!

Fibras alimentares, quais os benefícios no organismo?

  • Combate a prisão de ventre porque melhora o trânsito intestinal.
  • Favorece o controle do peso corporal porque aumenta a sensação de saciedade.
  • Controle e combate à diabetes porque ajuda a diminuir os níveis de açúcar no sangue.
  • Redução do colesterol ruim porque diminui a absorção dos níveis de gorduras no intestino.

É preciso informar que para combater a prisão de ventre, além do consumo adequado de fibras, a pessoa também deve ter uma boa ingestão de água, visto que a hidratação e as fibras são responsáveis por facilitar a passagem das fezes. Caso você não consiga beber água frequentemente, você pode optar pelas frutas ricas em água, elas além de saborosas também ajudam na hidratação corporal.

Na sequência do artigo você pode conferir uma tabela completa com os principais alimentos ricos em fibras. Os valores apresentados são equivalentes à 100 gramas!

Alimentos ricos em fibras: Nozes e sementes

  • Linhaça: 33,5 g – 495 kcal
  • Amêndoas: 11,6 g – 581 kcal
  • Castanha do Pará: 7,9 g – 643 kcal
  • Coco cru: 5,4 g – 406 kcal
  • Castanha de caju: 3,7 g – 570 kcal

Alimentos ricos em fibras: Cereais

  • Farelo de trigo: 30 g – 310 kcal
  • Farinha de Centeio: 15,5 g – 336 kcal
  • Aveia: 9,1 g – 394 kcal
  • Pão de trigo integral: 6,9 g – 253 kcal

Alimentos ricos em fibras: Leguminosas

  • Farinha de soja: 20,2 g – 404 kcal
  • Feijão carioca cozido: 8,5 g – 76 kcal
  • Amendoim: 8,0 g – 544 kcal
  • Lentilha cozida: 7,9 g – 73 kcal

Alimentos ricos em fibras: Frutas

  • Caqui: 6,5 g – 71 kcal
  • Abacate: 6,3 g – 96 kcal
  • Goiaba : 6,3 g – 52 kcal
  • Laranja da terra: 4,1 g -51 kcal
  • Maçã: 2,0 g – 63 kcal

Alimentos ricos em fibras: Verduras e hortaliças

  • Farinha de mandioca: 6,5 g – 365 kcal
  • Couve manteiga refogada: 5,7 g – 90 kcal
  • Brócolis cozido: 3,4 g – 25 kcal
  • Cenoura crua: 3,2 g – 34 kcal
  • Batata doce cozida: 2,2 g – 77 kcal
  • Pimentão verde: 2,6 g – 21 kcal

Especialista indicam que a ingestão diária de fibras deve ser de aproximadamente 35 gramas por dia. A principal dica para consumir mais fibras é consumir mais alimentos crus e com cascas, principalmente frutas e legumes.

Agora que você conhece os alimentos ricos em fibras, basta adicioná-los em sua rotina alimenta e desfrutar de todos os benefícios e melhorias no organismo.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)